Qualidade e Felicidade nas Escolas (desafios EQAVET e UNESCO para as Escolas) turma PRA21T01

Apresentação

A autonomia das escolas exige o desenvolvimento de práticas organizacionais de avaliação interna, dotando de esquemas de análise crítica, promovendo o aperfeiçoamento, a mudança positiva e o desenho de um projeto educativo que dê uma resposta ética e democrática às necessidades societárias, com especial destaque para a variável individual do propósito (dimensões pessoal e profissional). De acordo com o Modelo da UNESCO Happy Schools, o principal propósito das Escolas é a promoção de resultados académicos em equilíbrio com a felicidade de alunos e de profissionais de educação. Na linha do Programa em Portugal (parceria DGAE/Atlântica), com esta ação intenciona-se promover uma articulação entre o referencial EQAVET e o Modelo UNESCO. Essa articulação será realizada em diálogo com o trabalho de Gibbs: porque é que uma Escola deverá promover a qualidade e a felicidade? Assim, é essencial capacitar toda a comunidade com metodologia e ferramentas promotoras de qualidade e felicidade. Acredita-se que a melhoria efetiva e contínua da Escola poderá ser uma realidade através da criação de um dispositivo de avaliação interna adequado e integrador dos fatores que a atualidade considera como mais relevantes na missão e propósito da Escola. Esta formação permitirá alargar as competências técnicas dos docentes envolvidos, contribuindo para a autonomia da organização escolar nestas temáticas, capacitando os seus docentes de forma individual e coletiva.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Fomentar a realização de encontros de discussão sobre os aspetos organizacionais da Escola; - Possibilitar o desenvolvimento da capacidade reflexiva dos professores; - Fomentar processos de melhoria contínua na Escola e uma cultura efetiva de qualidade felicidade; - Contribuir para a disseminação, por todos os professores da escola, dos conhecimentos e competências adquiridas pelos participantes no círculo de estudos, pelo efeito “cascata”; - Implementar metodologia e práticas para a autorregulação da Organização escolar, utilizando como suporte o referencial EQAVET e os Modelos UNESCO e Gibbs para Happy School.

Conteúdos

1) Autorregulação nos cursos profissionais (10h) a) O referencial EQAVET (1h) b) A seleção de Indicadores para monitorização de processos (2h) c) O relatório de Progresso Anual (3h) d) O Plano de Ações de Melhoria e identificação de boas práticas (2h) e) O Observatório de Qualidade EQAVET – dimensões e metodologia (Benchmarking) (2h) 2) Comunicação do Projeto de Gestão da Qualidade e da Melhoria à comunidade (7h) a) A negociação da estratégia de melhoria (2h) b) Política de comunicação do projeto de autorregulação da Melhoria da Qualidade – Envolvimento da comunidade (3h) i) Seminários estratégicos (arranque e avaliações intermédias) ii) Sessões de sensibilização (atividades regulares de motivação da comunidade) iii) Suportes comunicacionais (internet, e-mail, flyers, entre outros) iv) Envolvimento da comunidade nas ações de melhoria c) Apresentação das conclusões à comunidade escolar (2h) i) A integração do relatório com o PE da organização escolar e/ou o PI do(a) Diretor(a) ii) Os contornos estratégicos da intervenção 3) Do Modelo UNESCO ao Modelo Gibbs: Desenvolver uma cultura de Felicidade na Escola (10h) a) A infelicidade dos alunos como principal fator do Relatório da UNESCO sobre Happy Schools. b) Modelo UNESCO: 3 categorias de intervenção. c) Modelo Gibbs: bem-estar, felicidade e contentamento. d) Impacto da felicidade na Escola. e) Desafios da medição da felicidade na Escola. f) Programas de Educação para a Felicidade. 4) Produção, análise e debate sobre materiais de trabalho (3h)

Metodologias

30 horas síncronas Nestas sessões serão apresentados os conteúdos programáticos e realizados pequenos exercícios teórico-práticos, através de diferentes plataformas de trabalho e app’s. Através da reflexão em grupo, partindo de problemas identificados e tendo por base os conteúdos discutidos, o grupo produzirá documentos de orientação estratégica, assim como ferramentas (para as áreas abordadas) a implementar na Escola.

Avaliação

A avaliação, individual e contínua, traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, será expressa através do referencial de menções qualitativas previsto no nº 2 do artigo 46º do ECD aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, e terá em conta os seguintes itens: - Participação (40%) - Relatório critico (60%).

Bibliografia

Comissão europeia. (2022, 7 de julho). EQAVET - Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais.Leandro, Ema Correia Mendes, (2002). Guião para Auto-Avaliação de Escolas. Lisboa: INA, 2º Vols.Venâncio, Isabel Maria e Otero, Agustim Bodás (2002). Eficácia e Qualidade na Escola. Porto: Edições Asa.UNESCO (2016). Happy Schools. Bangkok: UNESCO.Gibbs, P. (2019). Why should Universities seek for Happiness and Contentment? London: Bloomsbury.

Anexo(s)

Formador

Jorge Humberto Guerreiro Dias

Miguel Garcia Domingos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-10-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 10-10-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 12-10-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
4 17-10-2023 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
5 19-10-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
6 24-10-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 26-10-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
8 31-10-2023 (Terça-feira) 19:30 - 21:30 2:00 Online síncrona
9 07-11-2023 (Terça-feira) 19:30 - 21:30 2:00 Online síncrona
10 14-11-2023 (Terça-feira) 19:30 - 21:30 2:00 Online síncrona
11 16-11-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
12 21-11-2023 (Terça-feira) 19:30 - 21:30 2:00 Online síncrona
13 23-11-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 03-10-2023
Fim: 23-11-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-117823/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 30 h
Local: em regime on-line