Inglês (nível básico A1/A2) turma A15T01

Apresentação

O Inglês é a língua estrangeira que mais relevância tem na maior parte dos países a nível mundial, no âmbito dos negócios, do turismo e da comunicação. Ela é também a língua da tecnologia, da ciência, da informática. Por isso, é uma ferramenta fundamental de trabalho ou de lazer. Este curso de formação, ainda que tendo uma carga horária reduzida, pretende dar resposta à necessidade apresentada por parte dos docentes no âmbito da compreensão e produção oral em língua inglesa, numa altura em que cada vez mais as escolas estão envolvidas em projetos internacionais e recebem alunos estrangeiros, nomeadamente no âmbito do programa Erasmus+. Na conclusão deste curso, os formandos terão adquirido, entre outras, as seguintes competências: - (Níveis 1/2 do QECRL) compreender e usar expressões familiares e quotidianas; apresentar-se e apresentar os outros; fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais; comunicar de modo simples; compreender frases isoladas; descrever o meio circundante.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Com este curso, pretende-se que o formando atinja os seguintes objetivos: • conhecer mais profundamente a língua inglesa; • desenvolver conhecimentos de língua inglesa (vocabulário, gramática, pronúncia, compreensão, produção oral e escrita); • permitir a utilização da língua inglesa em contexto de intercâmbios escolares, como o Projeto Erasmus+, e em contexto de escola, com alunos oriundos de outros países; • promover a aprendizagem/melhoria da língua inglesa; • fornecer, aos formandos, ferramentas linguísticas de comunicação em língua inglesa; • aplicar as principais regras gramaticais e ortográficas da língua inglesa em contexto oral e escrito; • desenvolver competências ao nível da compreensão e expressão oral; • alargar o léxico assimilado; • desenvolver a capacidade de interagir e comunicar com nativos da língua.

Conteúdos

Apresentação (1 hora) Apresentação da estrutura do curso de formação, dos formandos/formadora, dos objetivos do curso e dos critérios de avaliação. Nível A1 (Básico – Iniciação) – 12 horas Módulo 1 – Identificação Pessoal (6 horas) Conteúdos lexicais e gramaticais: o alfabeto (sons, fonética e fonologia); saudações (cumprimentos, despedidas); pronomes pessoais; presente simples do verbo To be /To have; os números (ordinais e cardinais); identificação pessoal (nome, idade, morada, naturalidade, nacionalidade); descrição (física e psicológica do Eu e do Outro); determinantes e pronomes (possessivos e demonstrativos); estados de espírito; artigos definidos e indefinidos; adjetivos (comparativo e superlativo). Módulo 2 – Rotina diária (6 horas) Conteúdos lexicais e gramaticais: dias da semana, estações e meses do ano; horas; estado do tempo; preposições e expressões de tempo; família; animais; singular e plural dos nomes; construção de frases simples e perguntas; pronomes interrogativos; rotinas diárias e atividades de lazer; épocas festivas; presente contínuo; profissões. Nível A2 – (Básico - Elementar) - 12 horas Módulo 1 – Em viagem (6 horas) Conteúdos lexicais e gramaticais: nacionalidades e países; meios de transporte; preposições de lugar e movimento; pedido de informações, dar direções, ordens e instruções; no aeroporto (lugares); locais públicos e serviços; passado simples; advérbios de frequência; passado contínuo; verbos modais. Módulo 2 – Em turismo (6 horas) Conteúdos lexicais e gramaticais: falsos cognatos; tipos de alojamento; conversas telefónicas; e-mails e mensagens telefónicas; no hotel; bens e serviços; no restaurante; tipos de comida e bebida; quantificadores; expressão de gostos e preferências; imperativo; futuro (presente contínuo, will e going to); question tags.

Metodologias

O curso decorrerá em formato presencial. As sessões serão predominantemente práticas, envolvendo a participação ativa dos formandos, assumindo a formadora o papel de facilitadora e de moderadora. Em cada tema, os métodos expositivo e demonstrativo serão utilizados, de modo a proporcionar instrumentos ao nível do léxico e gramática aos formandos. Como estratégias/sugestões metodológicas, será promovida a leitura e interpretação de pequenos textos; a elaboração de diálogos orientados; atividades de conversação em língua inglesa; “roleplaying” orientado de acordo com o nível/objetivo da ação. Quanto aos recursos utlizados, recorrer-se-á à utilização de apresentações em PowerPoint, vídeos, imagens, cartões, páginas de internet e fichas policopiadas, entre outros que pontualmente se tornem pertinentes.

Avaliação

A avaliação dos formandos será quantitativa, numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com os normativos vigentes e em conformidade com os critérios definidos pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte e pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Numa avaliação contínua, serão tidos em conta os seguintes parâmetros: - assiduidade (em função do regulamento em vigor para a frequência mínima); - participação dos formandos nas atividades propostas (40%); - teste no final de cada nível (60%).

Bibliografia

Baker, Ann (1996). Ship or sheep? - An intermediate pronunciation course, Cambridge, Cambridge University Press.Flower, John, Berman, Michael (1989). Build your vocabulary, Language Teaching Publications.Murphy, Raymond (2003), English Grammar in Use, Cambridge, Cambridge University PressNorman, Jill (2004), Inglês prático – método de conversação, 4.ª ed., Editorial PresençaTrask, R. L. (2000). The Penguin Dictionary of English Grammar, Penguin Books

Formador

Marisa Luciana Gomes Alves Teixeira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-03-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
2 19-04-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 26-04-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 03-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 10-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 17-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 24-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
8 31-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
Início: 29-03-2023
Fim: 31-05-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119220/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: no Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro