INTERVENÇÃO EDUCATIVA ESPECIALIZADA NA PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE COM/SEM DÉFICE DE ATENÇÃO turma PRA16T01
Apresentação
As crianças com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) têm dificuldade em concentrar-se e tomar atenção durante muito tempo, distraem-se facilmente, fazem as coisas sem pensar e são demasiado ativas. Também não é fácil para elas seguirem regras ou esperar. Estes comportamentos são mais frequentes e piores do que aqueles que são habituais nas crianças com a mesma idade. O mais frequente é as crianças ou os adolescentes apresentarem uma combinação destes comportamentos. E todas correm o risco de terem baixa autoestima, problemas nas relações entre pares e maior probabilidade de experimentarem álcool, drogas e sintomas depressivos. Por causa destas dificuldades algumas crianças também têm problemas na escola e na realização das tarefas escolares, sentem-se ansiosas e com pouca autoestima, têm dificuldade em manter os seus amigos e podem ter um comportamento desafiante e agressivo. O agente educativo representa um mediador fulcral no processo inclusivo e na promoção do sucesso e bem-estar do aluno. A inclusão está diretamente relacionada com o processo de ensino-aprendizagem, não basta só incluir, a escola deve ofertar um ensino de qualidade e para isso o docente deve desenvolver metodologias diversificadas e flexíveis que visam constituir uma resposta educativa adequada e eficaz.
Destinatários
Professores do Grupo 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 910.
Objetivos
Saber identificar as características da PHDA Reconhecer as diferentes formas de expressão da PHDA Saber definir objetivos psicopedagógicos e elaborar um Plano Educativo Individual Ser capaz de implementar metodologias e estratégias de intervenção especializadas para trabalhar aspetos multidmensionais do desenvolvimento
Conteúdos
1.Caracterização clínica da Perturbação de Hiperatividade (2H) ▪ Enquadramento histórico e científico ▪ Aspetos etiológicos ▪ Aspetos neuropsicológicos ▪ A Perturbação de Hiperatividade ao longo da vida 2.Caracterização clínica do Défice de Atenção (2H) ▪ Enquadramento histórico e científico ▪ Aspetos etiológicos ▪ Aspetos neuropsicológicos ▪ A Perturbação de Hiperatividade ao longo da vida 3.Intervenção educativa na Perturbação de Hiperatividade com/sem défice de Atenção (14H) 3.1.Método Desenvolvimental - O Ensino Estruturado em sala de aula regular aplicado à PHDA (4H) ▪ Princípios e objetivos ▪ Conceito de instrução visual objetivos, tipos e critérios de implementação ▪ Tipos de materiais psicoeducativos e suportes visuais ▪ Estruturação do espaço, do tempo e das atividades ▪ Generalização das aprendizagens 3.2.O Método Comportamental Análise Aplicada do Comportamento aplicada à PHDA (5H) ▪ Princípios e objetivos A.B.A. ▪ Funções do comportamento ▪ Escolha de objetivos específicos e medíveis ▪ O Pairing ▪ Tipos de guias de ensino gestual, verbal, física e grelhas de monitorização ▪ O reforço - contingência, avaliação e tipos ▪ Técnicas comportamentais de ensino ▪ Generalização das aprendizagens 3.3.Intervenção na regulação sensorial (2H) Avaliação do Perfil Sensorial Interferência das alterações sensoriais na atenção e nas aprendizagens Intervenção na sensorialidade 3.4.Técnicas de Remediação Cognitiva (2H) Atividades lúdicas de estimulação cognitiva Utilização de dispositivos digitais Neurofeedback 3.5.Intervenção farmacológica (1H) 4.Prevenção e gestão dos problemas de comportamento (2H) ▪ Caracterização de um comportamento disruptivo ▪ Fatores predisponentes e fatores gatilho ▪ Curva evolutiva ▪ Teoria e Esquema ABC ▪ O campo somático ▪ O campo sensorial ▪ Técnicas de intervenção 5.Intervenção no domínio socioemocional (1H) ▪ Teoria da mente e empatia ▪ Sensibilização e tutoria de pares ▪ Dificuldades sociais e emocionais ▪ Autorregulação e heterorregulação ▪ Materiais psicoeducativos 6.Especificidades escolares (2H) ▪ Problemas nas aprendizagens e na adaptação escolar ▪ Bullying ▪ Inclusão e o DL 54/2008 ▪ Adaptações curriculares ▪ Avaliação cognitiva e do desenvolvimento ▪ Definição de objetivos psicopedagógicos e de transição para a vida ativa ▪ Elaboração de um Plano Educativo Individual ▪ Implementação de estratégias e materiais ▪ O trabalho em colaboração junto das Famílias 7.Conclusões e avaliação final das aprendizagens (1H)
Metodologias
▪ Exposição histórica/científica; ▪ Abordagem teórico-prática e demonstrativa; ▪ Discussão e análise de materiais de intervenção da prática pessoal/profissional; ▪ Trabalho individual e em grupo.
Avaliação
Regime de avaliação dos formandos Teste com 20 questões de escolha múltipla A Avaliação dos formandos obedece aos seguintes critérios: ▪ Participação (40%); ▪ Teste de conhecimentos (60%). ▪ Quantitativa na Escala de 1 a 10, conforme o previsto no ECD, devendo constar do respetivo Certificado, de acordo com a seguinte escala: o Excelente de 9 a 10 valores; o Muito Bom de 8 a 8,9 valores; o Bom de 6,5 a 7,9 valores; o Regular de 5 a 6,4 valores; o Insuficiente de 1 a 4,9 valores
Bibliografia
American Psychiatric Association (2014). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (5.a Ed.). Lisboa: Climepsi Editores.Daley, D., e Birchwood, J. (2010). ADHD and academic performance: Why does ADHD impact on academic performance and what can be done to support ADHD children in the classroom? Child: Care, Health and Development, 36(4), 455-464. doi: 10.1111/j.1365-2214.2009.01046.xMoura, O., Pereira, M., Alfaiate, C., Fernandes, E., Fernandes, B., Nogueira, S., Moreno, J., e Simões, M. R. (2016). Neurocognitive functioning in children with developmental dyslexia and attentiondeficit/hyperactivity disorder: Multiple deficits and diagnostic accuracy. Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, 1-17.Oliveira, L. C. M. (2016). A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA): do conhecimento dos professores às práticas educativas no 1.o ciclo do ensino básico (Tese de doutoramento, Universidade do Minho). doi: 10.13140/RG.2.2.30359.16801Wåhlstedt, C., Thorell, L., e Bohlin, G. (2009). Heterogeneity in ADHD: Neuropsychological pathways, comorbidity and symptom domains. Journal of Abnormal Child Psychology, 37(4), 551-564. doi:10.1007/s10802-008-9286-9
Anexo(s)
Formador
Charlotte Fabienne Veiga Coelho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-10-2023 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 13-10-2023 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 10-11-2023 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 17-11-2023 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 24-11-2023 (Sexta-feira) | 17:00 - 21:30 | 4:30 | Online síncrona |
6 | 28-11-2023 (Terça-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Online síncrona |
7 | 30-11-2023 (Quinta-feira) | 17:00 - 21:30 | 4:30 | Online síncrona |