INTERVENÇÃO EDUCATIVA ESPECIALIZADA NO ESPECTRO DO AUTISMO turma PRA08T01

Apresentação

A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) atinge cerca de 1% da população mundial, correspondendo a uma proporção de cerca de 1 em cada 160 indivíduos no Mundo. Estudos recentes apontam para uma prevalência de 1 em cada 58 indivíduos, o que confere ao autismo o estatuto de diagnóstico altamente presente na sociedade. Na qualidade de diagnóstico do neurodesenvolvimento,a PEA afeta o indivíduo desde o nascimento até ao final da vida, podendo afetar a comunicação, a interação, o comportamento e o processamento sensorial. Toda esta caracterização clínica requer uma intervenção especializada, na qual o contexto escolar assume um papel fundamental, de irrefutável importância para o futuro do indivíduo. O agente educativo representa um mediador capital no processo inclusivo. A inclusão está diretamente relacionada com o processo de ensino-aprendizagem, não basta só incluir, a escola deve promover um ensino de qualidade, e para isso, o agente educativo deve desenvolver metodologias diversificadas e especializadas. Neste sentido, a formação dos profissionais do setor educativo representa uma necessidade fulcral, assumindo um papel preponderante na identificação de manifestações precoces, na intervenção, no apoio à família, na orientação para a vida ativa, entre tantos outros elementos relevantes. Esta formação visa munir os formandos de ferramentas de identificação e intervenção para fornecer as melhores repostas à população com autismo.

Destinatários

Professores do Grupo 910

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 910.

Objetivos

• Saber identificar as características do autismo • Reconhecer as diferentes formas de expressão do autismo • Saber definir objetivos psicopedagógicos e elaborar um Plano Educativo Individual • Ser capaz de implementar metodologias e estratégias de intervenção especializadas para trabalhar aspetos multidmensionais do desenvolvimento

Conteúdos

1.Caracterização do Espectro do Autismo (2H) ▪ Enquadramento histórico e científico ▪ Caracterização clínica ▪ Aspetos neuropsicológicos ▪ O autismo ao longo da vida 2.O Programa TEACCH – Ensino Estruturado (3H) ▪ Princípios e objetivos ▪ Conceito de instrução visual – objetivos, tipos e critérios de implementação ▪ Tipos de materiais psicoeducativos e suportes visuais ▪ Estruturação do espaço, do tempo e das atividades ▪ Generalização das aprendizagens 3.O Modelo A.B.A. – Análise Aplicada do Comportamento (4H) ▪ Princípios e objetivos A.B.A. ▪ Funções do comportamento ▪ Escolha de objetivos específicos e medíveis ▪ O “Pairing” ▪ Tipos de guias de ensino – gestual, verbal, física e grelhas de monitorização ▪ O reforço - contingência, avaliação e tipos ▪ Técnicas comportamentais de ensino ▪ Generalização das aprendizagens 4.Intervenção Precoce (1H) ▪ O Modelo de Denver 5.Intervenção na comunicação (3H) ▪ Comunicação e linguagem ▪ Especificidades da linguagem no autismo ▪ Desenvolver os pré-requisitos da comunicação ▪ Sistemas de Comunicação Aumentativos e Alternativos (CAA) ▪ Níveis de intervenção ▪ Linguagem secundária no autismo de alto funcionamento ▪ Elaboração de uma ferramenta individual de CAA 6.Intervenção na sensorialidade (3H) ▪ Os 7 sentidos no autismo ▪ Perfis sensoriais ▪ Intervir nas dificuldades alimentares ▪ Materiais de regulação sensorial 7.Prevenção e gestão dos problemas de comportamento (3H) ▪ Caracterização de um comportamento disruptivo ▪ Fatores predisponentes e fatores “gatilho” ▪ Curva evolutiva ▪ Teoria e Esquema ABC ▪ O campo somático ▪ O campo sensorial ▪ Técnicas de intervenção 8.Intervenção na compreensão socioemocional, na autonomia pessoal e na vida afetiva (3H) ▪ Teoria da mente e empatia ▪ Especificidade do autismo nas raparigas ▪ Sensibilização e tutoria de pares ▪ Sexualidade e vida afetiva ▪ Dificuldades sociais e emocionais ▪ Higiene e cuidados pessoais 9.Especificidades escolares (2H) ▪ Problemas nas aprendizagens e na adaptação escolar ▪ Bullying ▪ Inclusão e o DL 54/2008 ▪ Adaptações curriculares ▪ Avaliação cognitiva e do desenvolvimento ▪ Definição de objetivos psicopedagógicos e de transição para a vida ativa ▪ Elaboração de um Plano Educativo Individual ▪ Implementação de estratégias e materiais ▪ O trabalho em colaboração junto das famílias 10.Conclusões e avaliação final das aprendizagens (1H)

Metodologias

▪ Abordagem teórico-prática e demonstrativa; ▪ Discussão e análise de materiais de intervenção da prática pessoal/profissional; ▪ Trabalho individual e em grupo.

Avaliação

Regime de avaliação dos formandos – Teste de 20 questões de escolha múltipla A Avaliação dos formandos obedece aos seguintes critérios: ▪ Participação (40%); ▪ Teste de conhecimentos (60%). ▪ Quantitativa na Escala de 1 a 10, conforme o previsto no ECD, devendo constar do respetivo Certificado, de acordo com a seguinte escala: o Excelente – de 9 a 10 valores; o Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; o Bom – de 6,5 a 7,9 valores; o Regular – de 5 a 6,4 valores; o Insuficiente – de 1 a 4,9 valores

Bibliografia

Adrien, J.-L. e Gattegno, M.P. (2011). L'Autisme de l'enfant : évaluations, interventions et suivis. Bruxelles:Mardaga.American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Washington, DC.Lansing, M., Marcus, L., Reichler, R. e Eric Schopler (2021). PEP-3 : Profil psycho-éducatif. Évaluation psycho-éducative individualisée de la division TEACCH pour enfants présentant des troubles du spectre de l'autisme. Bruxelles : DeBoeck Supérieur.Leaf, R. B., e McEachin, J. (1999). A work in progress: Behavior management strategies and a curriculum for intensive behavioral treatment of autism. New York: DRL Books.Lobo Antunes, N. (2018). Sentidos. Lisboa : Lua de Papel.

Anexo(s)

Formador

Charlotte Fabienne Veiga Coelho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-05-2023 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 19-05-2023 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 26-05-2023 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 02-06-2023 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 09-06-2023 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 16-06-2023 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
7 23-06-2023 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
8 30-06-2023 (Sexta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
Início: 12-05-2023
Fim: 30-06-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-116681/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: em regime on-line