Desconstruir as Dificuldades Especificas de Aprendizagem - um percurso para o sucesso educativo. turma PRA10T01
Apresentação
Os desafios crescentes que se têm apresentado à escola nas últimas décadas têm posto ênfase na necessidade de responder à diversidade dos seus alunos, o que se constitui como um repto quotidiano para todos os intervenientes no processo educativo. As Dificuldades Específicas de Aprendizagem (DEA), que comprometem e evidenciam as dificuldades na aquisição da leitura, na compreensão leitora, na escrita, nos raciocínios e na aquisição de competências básicas que servem de base a outras de nível superior, são tidas como um dos maiores obstáculos enfrentados pelos alunos, o que tem feito crescer a preocupação de educadores, pais e investigadores. Inquietados com essa questão, os docentes têm, por isso, procurando aplicar diferentes estratégias no sentido de encontrar o melhor caminho para ajudar os alunos a superar tais dificuldades. Decorrente desta preocupação ressalta a importância da intervenção continuada, com o propósito de melhorar o interesse e o envolvimento dos alunos na aquisição de competências de leitura e no desenvolvimento da mesma. (García 2003). È errado pensar ou afirmar que os alunos que têm dificuldades específica de aprendizagem: Dislexia, Disgrafia, Disortografia ou Discalculia, não são inteligentes, ou são preguiçosos. Pelo contrário, é frequente estes alunos fazerem um esforço muito maior do que os seus pares para aprender aquilo que eles aprendem naturalmente. Esta realidade tem de ser compreendida pelos docentes, para que possam pôr em prática estratégias facilitadoras da aprendizagem, da motivação, da autodeterminação e da valorização das aprendizagens feitas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e do Ensino Secundário e Professores do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e do Ensino Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Adquirir maior conhecimento sobre as dificuldades específicas de aprendizagem. - Percecionar as dificuldades de leitura como um desafio na prática quotidiana. - Conhecer estratégias que permitam corrigir a disgrafia. - Intervir com alunos que apresentem discalculia. - Aplicar estratégias de diferenciação pedagógica. - Planificar de acordo com a diversidade de estilos de aprendizagem.
Conteúdos
- Apresentação da ação de formação, conteúdos, objetivos e avaliação dos formandos - 1 hora - Pré-requisitos e desenvolvimento da linguagem como base para a aprendizagem da leitura. (4 Horas) - Dificuldades específicas de aprendizagem: Discalculia, Dislexia, disgrafia e disortografia. (5 Horas) - As Dificuldades de leitura e sua implicação na escrita. (5 Horas) - Diferentes formas de intervenção educativa, face às dificuldades específicas de aprendizagem. (5 horas) - Como planificar para a diversidade (5 horas)
Metodologias
- Exposição oral com suporte audiovisual. - Análise de casos - Debates. - Realização de trabalhos de reflexão sobre diferentes ideias abordadas e sua apresentação em grupo. - Realização de trabalhos práticos ao longo da formação
Avaliação
A avaliação dos formandos será feita tendo em conta os fatores: 1- participação nas atividades da ação: 20% 2- trabalho realizado pelos dos formandos ao longo das sessões. 20% 3 -trabalho final - 40% 4 - Relatório de reflexão crítica - 20% O referencial da escala de avaliação é o previsto no n.º 2 do artigo 46º do Estatuto da Carreira Docente, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro: * Excelente de 9 a 10 valores; * Muito Bom de 8 a 8,9 valores; * Bom de 6,5 a 7,9 valores; * Regular de 5 a 6,4 valores; * Insuficiente de 1 a 4,9 valores. Não são certificados formandos cuja assiduidade seja inferior a dois terços da duração da ação de formação, conforme o entendimento do Conselho Científico da Formação Contínua, descrito no ponto n.º 2 da Carta Circular CCPFC 1/2007.
Bibliografia
Coelho Diana Tereso (2013) Dificuldades de aprendizagem específicas: dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia - Porto : Areal EditoresHulme, C., & Snowling, M. J. (2016). Reading disorders and dyslexiaLopes, J. A. (2014). Ensino da Leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Crenças, Conhecimentos e Formação dos Professores. Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos.Rodrigues, D. (Org.) (2011). Educação Inclusiva: Dos Conceitos às Práticas de Formação. LisboaCruz, V. (2009). Dificuldades de Aprendizagem Especificas. Lidel Edições Técnicas: Lisboa
Anexo(s)
Formador
Dulcineia Maria Pereira Pires
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-04-2023 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 28-04-2023 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 04-05-2023 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 11-05-2023 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 18-05-2023 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 25-05-2023 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 30-05-2023 (Terça-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |
8 | 06-06-2023 (Terça-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |