FONTES, FACTOS E FICÇÕES: DO ENSINO DA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NO 2.º E 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO turma B23T01

Apresentação

A historiografia versando a Época Contemporânea tem conhecido um desenvolvimento apreciável nos últimos anos, girando em torno de elementos e temáticas cada vez mais próximos do tempo presente. Umas vezes tomando um rumo mais comemoracionista, como tem sucedido com o centenário da Primeira Guerra Mundial, outras vezes chamando à colação processos históricos menos visitados – pelo menos de um ponto de vista distanciado – como tem ocorrido com a questão da descolonização. É, pois, possível afirmar que se impõe uma reflexão propensa a relacionar mudanças territoriais, políticas, sociais, económicas e culturais do “longo” século XX com a atualidade. De resto, o papel do docente de História deve hoje assentar no permanente jogo temporal passado/presente, empregando novas abordagens científicas (História do Tempo Presente e análise contra factual) e didáticas (uso de fontes primárias já disponíveis na Internet e as “ficções” históricas fundadas em experiências reais). Assim, esta ação pretende passar em revista alguns dos acontecimentos mais notáveis dos finais do século XIX e de todo o século XX, recorrendo à experiência do público-alvo, e conjugando a análise de fontes e materiais dos mais diversos, procurando enriquecer a prática docente, através da elaboração de trabalhos/exercícios, que possam ser canalizados para as aulas e explorados pelos alunos.

Destinatários

Professores dos Grupos 200 e 400

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200 e 400. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200 e 400.

Objetivos

- Proceder à análise crítica das fontes primárias e periodísticas existentes na Internet e da sua possível conversão em material didático (pelos docentes e pelos alunos, em contexto de trabalho individual ou de grupo). - Explorar diverso tipo de documentação (mapas, fotografias, “imagens em movimento”) e seu consequente emprego em materiais didáticos. - Redigir (e/ou estratégias para que os alunos venham a redigir) curtas “ficções” históricas, para posterior análise interpretativa em contexto de sala de aula. - Problematizar o emprego de estratégias mais ou menos recentes da historiografia, nomeadamente a Micro- História, a História do Tempo Presente a análise contra factual (no que respeita a esta última, baseando-se na experiência dos alunos em jogos de vídeo versando temáticas históricas).

Conteúdos

 As fontes - Problematizar (de novo) a fonte histórica - O livro, o diário, a carta - Mapas, jornais e revistas - A fonte oral como experiência. Que experiência?  As tendências e os métodos - História, memória e jornalismo - A Micro-História - A História do Tempo Presente - A Análise contra factual  A escrita - Narrativa e problema - A verdade histórica - A escrita do tempo e a sua verdade - Ficção histórica vs. fabricação histórica e revisionismo

Metodologias

As sessões serão essencialmente teórico-práticas e práticas. Serão utilizados os métodos expositivo, interrogativo e ativo, recorrendo às seguintes metodologias: dinâmica de grupo; debate; exposição oral; trabalho cooperativo; trabalho individual; reflexão e descoberta. Pretende-se criar um contexto de aprendizagem em que cada formando seja convidado a analisar e refletir sobre a sua área científica e a prática com as suas turmas.

Avaliação

A avaliação será feita com base nas tarefas realizadas ao longo das sessões presenciais conjuntas e na produção de um trabalho individual, que inclua uma componente de análise, em articulação com uma componente de reflexão crítica sobre o impacto da ação na atividade profissional do docente (no início da ação serão dadas outras indicações relativamente ao trabalho a realizar). A avaliação final por formando é de carácter obrigatório e individual. A avaliação quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho 4595/2015, com base nos seguintes parâmetros e ponderação: • Participação nas sessões presenciais - 20% • Trabalho produzido durante a ação de Formação: Planificação e Contribuições em geral - 50% • Relatório Final - 30% 9.

Bibliografia

ARRIFES, Marco Fortunato, A Primeira Guerra Mundial na África Portuguesa: Angola e Moçambique (1914-1918). Lisboa: Edições Cosmos, Instituto da Defesa Nacional, 2004.CORRAL, José Luis, GARCÍA HERRERO, Carmen, NAVARRO, Germán, Taller de Historia: el oficio que amamos. Barcelona: Edhasa, 2006.HOBSBAWM, E. J., A Era dos Extremos. História Breve do Século XX (1914-1991). Lisboa: Presença, 2008.PIRES, Leonor Martins, Um império de papel: imagens do colonialismo português na imprensa periódica ilustrada (1875-1940). Lisboa: Edições 70, 2012.TORGAL, Luís Reis, Estados novos, estado novo: ensaios de história política e cultural. Vols. I e II. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009.

Formador

Clara Isabel Calheiros da Silva de Melo Serrano

Início: 10-05-2024
Fim: 18-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122766/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: no Agrupamento de Escolas Abade de Baçal