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Planificar para incluir através do Desenho Universal para a Aprendizagem turma PRA20T01

Apresentação

Os normativos legais, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 54 e Lei n.º 116/2019, de 6 de julho, em linha com as política UNESCO (2009) e da ONU, estabelecem como prioridade do XXI Governo Constitucional a educação inclusiva, como garante para que todos e cada um dos alunos, independentemente das suas condições pessoais, sociais, económicas, desenvolvam as áreas de competências consagradas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, respondendo, desse modo, às potencialidades, expectativas e necessidades. Assegurar a presença, a participação e o sucesso de todos e cada aluno, em situações de equidade, é outro desiderato deste quadro legal, que contribuirá para a coesão social de Portugal. Neste contexto, as escolas enfrentam hoje o desafio de, face à diversidade de alunos (com necessidades de aprendizagem, percursos educativos e culturais distintos, com preferências e perfis de aprendizagem também eles distintos), providenciarem oportunidades de aprendizagem efetivas e inclusivas para todos. do articulado legal. A psicologia e as neurociências têm dado o seu contributo para ajudar as Escolas a responder a este desafio, nomeadamente através do Desenho Universal para a Aprendizagem e da Abordagem multinível, que constituem contributos fundamentais.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Construir um quadro teórico e concetual de referência à volta do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA; - Pressupostos do DUA: o reconhecimento da informação a ser aprendida, a aplicação de estratégias para processar essa informação e o envolvimento na tarefa de aprendizagem. - Compreender a necessidade de adequação de estratégias de aprendizagem em sala de aula, fomentando uma abordagem inclusiva do currículo para todos os alunos, com o recurso aos princípios do DUA; - Refletir sobre os cenários de aprendizagem, recorrendo a um conjunto de suportes em prol do sucesso escolar de todos os alunos; - Conhecer e aplicar o DUA enquanto ambiente inovador e inclusivo, articulando uma variedade de estratégias flexíveis e facilitadoras do processo de ensino/aprendizagem; - Promover o debate e a partilha entre os diversos participantes.

Conteúdos

- Enquadramento conceptual do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); - As estratégias de aprendizagem em sala de aula, numa abordagem inclusiva do currículo para todos os alunos; - Planeamento pedagógico contínuo e colaborativo que respeite as singularidades, valorize os interesses e atenda às necessidades de cada aluno. - Avaliação e Desenho Universal para a Aprendizagem – que relação?

Formador

Maria Rosalina Afonso Rodas Veiga

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-05-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 13-05-2023 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
Início: 09-05-2023
Fim: 13-05-2023
Acreditação: PRA20T01
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: no Agrupamento de Escolas Abade de Baçal