Jogos de Evasão [Escape Room] para fomentar a leitura por prazer turma B01T01
Apresentação
Sabemos da importância da leitura para o sucesso dos alunos, pela sua transversalidade e forma como influencia as aprendizagens em todas as áreas curriculares. No âmbito do Plano 21|23 Escola+, desenhado para a recuperação das aprendizagens dos alunos dos ensinos básico e secundário, foram recentemente apresentados os primeiros dados de monitorização. Uma das ações mais adotadas pelas escolas foi "Escola a Ler", aplicada em 82% das escolas. O sucesso no domínio da leitura está diretamente relacionado com a frequência de contacto com livros e com práticas de leitura que promovam a compreensão leitora e o gosto pela leitura. Consciente deste facto, o PNL2027 propõs a todas as escolas o desenvolvimento da Leitura Orientada em sala de aula, disponibilizando um conjunto de orientações organizadas em diferentes áreas e de propostas de trabalho para os 1º e 2º ciclos. Esta ação de formação integra-se neste propósito e pretende ajudar educadores, professores do 1º e do 2º ciclos e professores bibliotecários na criação de recursos educativos digitais baseados em jogos de evasão literários [Escape Room], que partindo dos livros do catálogo PNL enriqueçam as propostas de Leitura Orientada em sala de aula. A frequência desta formação ajudará a atingir o nível B2 da Competência 2.2. "Criação e modificação", da Área 2. Recursos digitais, no contexto do DigCompEdu.
Destinatários
Professores dos Grupos 110, 200, 210 e 220
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210 e 220. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210 e 220.
Objetivos
Compreender os princípios inerente à conceção de um Jogo de Evasão Educativo [Escape Room]; Aumentar a motivação pela leitura e incentivar o trabalho colaborativo; Capacitar e apoiar os professores na utilização de estratégias de aprendizagem ativa baseadas em jogos; Desenhar uma experiência de jogo de evasão para incentivo à leitura; Familiarizar os leitores com os temas e mistérios dos livros; Conceber experiências imersivas através de jogos de evasão com base na leitura interativa; Fomentar a implementação de práticas ativas, reflexivas e sociais. Fomentar a leitura do currículo partindo da lógica da ação e não apenas do conteúdo; Divulgar o trabalho dos participantes e das suas instituições no Portal e nas redes sociais do PNL2027
Conteúdos
Módulo 1: Estratégia didática baseada em jogos de evasão literários (6h síncronas (3h+3h) + 9h assíncronas (2h+7h) para fazer as leituras sugeridas, estruturar o Diário de Aprendizagem num website e planear uma estratégia educativa baseada em jogos de evasão [Escape Room]). Metodologia - Utilização do método expositivo para apresentação dos conteúdos e do interrogativo para avaliação de questões/problemas e troca de experiências e construção de saberes teórico-práticos em grupo Sessão 1 - 3 horas (2 teóricas + 1 prática) Apresentação da ação de formação. Do jogo na educação à gamificação com apresentação de estudos de caso. Exploração de exemplos de jogos de evasão literários. Atividade prática de exploração de ferramentas digitais para estruturar o Diário de Aprendizagem. Elaboração de um plano de construção de recursos digitais baseados em jogos de evasão a partir de livros. Sessão 2 - 3 horas (3 práticas) Modelo Canvas de referência para estruturar um jogo de evasão literário. Criação de narrativa e vídeo promocional. Desenho de jogo de evasão baseado em livro do catálogo PNL2027. Plataformas e ferramentas digitais para criar jogos de evasão literários. Módulo 2: Desenho e modificação de artefactos lúdicos (6h síncronas (3h+3h) + 9h assíncronas (7h+2h) Criação de um jogo de evasão, experimentação na sala de aula e aperfeiçoamento do recurso e melhoria do diário de aprendizagem. Metodologia: Discussão e debate sobre as principais diferenças e desafios das abordagens metodológicas emergentes como o Escape Room Educativo Sessão 3 - 3 horas (3 práticas) Desenho e aperfeiçoamento dos recursos e componentes lúdicos. Avaliação através de rubrica de desempenho Sessão 4 - 3 horas (3 práticas) - Apresentação/discussão e avaliação dos recursos produzidos e partilha de saberes - Avaliação dos formandos e da formação e sugestões para futura formação
Metodologias
A ação tem 12 horas síncronas e 18 horas assíncronas (30 horas). Sessões síncronas: Apresentação dos ambientes de apoio; Exploração dos conteúdos da ação; Análise, discussão e reflexão sobre os recursos criados e das estratégias e metodologias implementadas e avaliação dos resultados. Sessões assíncronas: M1. (9h) Realizar as leituras sugeridas, refletir sobre elas e partilhá-las nos fóruns criados; Planificar atividades e construir conteúdos pedagógico-didáticos em formato jogos de evasão literários; M2. (9h) Experimentar as atividades planificadas e construídas; Avaliar e reformular as atividades e apresentar possível melhoria; A participação nas sessões síncronas será por videoconferência na plataforma Skype, o trabalho assíncrono de reflexão, construção e realização de tarefas na plataforma Padlet e com apoio da formadora à distância. As reflexões serão feitas em grande grupo. A avaliação incide sobre a participação nas sessões, nas discussões, na reflexão crítica e nos trabalhos realizados ao longo da formação.
Avaliação
A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas na legislação em vigor. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas síncronas e assíncronas da ação. Cada formando terá de elaborar um Diário de Aprendizagem com todos os recursos produzidos e um documento escrito individual sobre a ação, com opinião crítica sobre o valor da formação e a aplicação das aprendizagens em sala de aula. A avaliação final será contínua baseada nos seguintes itens gerais: - Participação nas sessões síncronas (atitudes, qualidade das intervenções e contributos) e sessões assíncronas reflexões nos fóruns e conceção de recursos (25%); - Diário de Aprendizagem e recursos pedagógicos produzidos e aplicação dos conteúdos (60%); - Relatório de reflexão crítica sobre a própria dinâmica de participação na formação (15%).
Bibliografia
Burgos Berzosa, J. (2018). Manual de diseño de un Juego de Escape. [Online] https://bityli.com/rZQEqZCsikszentmihalyi, M. (1990). Flow: The Psychology of Optimal Experience. New York: Herper Perennial.Moura, A., Santos, I.L. (2020). Escape Room Educativo: reinventar ambientes de aprendizagem. In Carvalho, A. A. A. (org.) (2020). Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. Lisboa: Ministério da Educação, Direção-Geral de Educação, pp- 107-115. [Online] http://hdl.handle.net/10316/90484Moura, A. (2018). Escape Room Educativo: os alunos como produtores criativos. In Afonso, Maria Elisete Conde P., Ramos, António Luís, Livro de Atas - 2018, III Encontro de Boas Práticas Educativas, CFAE Bragança Norte, pp-117-123. [Online] https://bit.ly/38vRiTuWalsh, A. (2017). Making Escape Rooms for Educational Purposes: A Workbook. Huddersfield: Innovative Libraries.
Anexo(s)
Formador
Adelina Moura
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-10-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 09-10-2023 (Segunda-feira) | 14:00 - 20:00 | 6:00 | Online assíncrona |
3 | 10-10-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 06-11-2023 (Segunda-feira) | 14:00 - 20:00 | 6:00 | Online assíncrona |
5 | 07-11-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 20-11-2023 (Segunda-feira) | 14:00 - 20:00 | 6:00 | Online assíncrona |
7 | 21-11-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |