RECURSOS LOCAIS DE APRENDIZAGEM: PATRIMÓNIO, MEMÓRIAS, BIOLOGIA E GEOLOGIA turma B06T01

Apresentação

Contactar com a parte norte do concelho de Miranda para que os docentes conheçam o ambiente em que vivem muitos dos seus alunos. Ao mesmo tempo os professores terão oportunidade de aprofundar conhecimentos dentro das áreas culturais selecionadas, bem como criar um substrato para outras hipóteses de trabalho.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Apresentar a parte do ambiente rural em que vivem muitos dos alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro;. - Abrir perspetivas para hipóteses de trabalho (inventários, entrevistas, recolhas...); - Refletir sobre as microculturas e os micros habitats; - Conciliar a língua mirandesa com o ambiente em que é falada; - Facultar outras formas aproveitamento dos recursos educativos locais, criando possibilidades de realização de visitas de estudo.

Conteúdos

História e arte - O património artístico da zona norte do concelho de Miranda ( Malhadas, Póvoa Ifanes e Constantim). - O tempo histórico, cultural e artístico em que foram edificados os, supra mencionados, monumentos religiosos. - Os temas dos berracos (em Malhadas, perante um elemento zoomórfico em presença). - A cultura castreja assim como modus vivendi dos vetões, (no castro de S. João das Arriba). - As invasões francesas, (no santuário da Senhora da Luz, capela erguida sob um antigo castro). - A temática do contrabando: memórias de outros tempos de miséria. Biologia e geologia - O concelho de Miranda do Douro apresenta um património natural e paisagístico admirável e autêntico, onde coexistem santuários de flora e fauna e exuberantes formações geológicas e geomorfológicas. Em termos de Flora a região abriga uma variedade de endemismos regionais e ibéricos. As espécies mais representadas são: o zimbro - Juniperus oxycedrus; a azinheira - Quercus rotundifólia; carvalho-negral - Quercus pyrenaica; sobreiro Quercus suber; Freixo -Fraxinus angustifolia giesta - Cytisus striatus e esteva Cistus ladanifer. A fauna presente na região distingue-se pelo número de espécies e pelo seu estatuto de conservação. As espécies mais emblemáticas de mamíferos são: Lobo Ibérico - Canis lupus signatus; Corço - Corsa capreolus capreolus; Javali - Sus scrofa; Burro de Miranda - Equus africanus asinus; Vaca de raça Mirandesa e a Ovelha Churra Galega Mirandesa. A avifauna é o grupo mais representatividade nesta área, pela elevada diversidade e pela ocorrência de várias espécies ameaçadas. Salientamos: o Abutre-do-Egipto - Neophron percnopterus; Águia-real - Aquila chrysaeto; Grifo - Gyps fulvus; Águia-de-bonelli - Aquila fasciatareal; Cegonha-preta - Ciconia nigra. Relativamente ao património geológico, poderemos observar a paisagem magnífica sobre o canhão fluvial do rio Douro. Na região podemos ainda encontrar xistos e grauvaques de baixo grau de metamorfismo e gnaisses e migmatitos de alto grão de metamorfismo. Língua Mirandesa - Evolução da língua Mirandesa a partir do Latim. Exemplos de alguns vocábulos.

Anexo(s)

Formador

Fernando Pires Pereira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-09-2023 (Quinta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 14-09-2023
Fim: 14-09-2023
Acreditação: CDCP02-2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: no Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro