Escola Ciência Viva para professores - II turma B09T01
Apresentação
A Escola Ciência Viva para professores é um curso de formação de 25 horas presenciais, específico do grupo 110, que integra o programa Escola Ciência Viva de Bragança. Ao longo de quatro anos de implementação, de 2018 a 2022, frequentaram este curso 80 professores e os seus 965 alunos. Anualmente o curso integra conteúdos científicos diferentes dentro da área das ciências. A Escola Ciência Viva, é um programa da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica adaptado e implementado no Centro Ciência Viva de Bragança (CCVB) desde 2018. Os alunos de 3º e 4º ano, do concelho de Bragança, e os seus professores frequentam esta Escola, durante uma semana, realizando várias atividades orientadas segundo a metodologia Inquiry Based Science Education (IBSE). Os alunos realizam as atividades orientadas pelos técnicos e professores do CCVB, os seus professores frequentam, em simultâneo, a formação adquirindo e aperfeiçoando as suas metodologias em sala de aula, nomeadamente na aprendizagem das ciências através da investigação. Um modelo de formação inovador realizado em contexto de trabalho, baseado no trabalho de grupo, observação de aulas e partilha de conhecimentos, e que conta com a participação dos próprios alunos.
Destinatários
110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 110.
Objetivos
- Conhecer e aplicar a metodologia IBSE (Inquiry Based Science Education) com um grupo de alunos do 4ºano do ensino básico; - Promover a partilha de conhecimentos e experiências e o trabalho de grupo entre professores; - Organizar e aplicar atividades no âmbito da metodologia IBSE dirigidas a alunos de 1ºciclo; - Refletir sobre práticas pedagógicas nomeadamente: trabalho de projeto, trabalho prático experimental, atividades cooperativas de aprendizagem, o jogo, saídas de campo, pesquisa digital e documental, aplicações informáticas em sala de aula.
Conteúdos
- Programa Escola Ciência Viva: Escola Ciência Viva para alunos e professores - 2 horas - A metodologia IBL (Inquiry Based Learning) no ensino das Ciências - 5 horas - Idealização e aplicação de uma atividade IBL: My teacher conteúdo a definir pelo formando - 5 horas - Atividades IBL da Escola Ciência Viva: rochas e minerais; macroinvertebrados bioindicadores do estado de saúde do rio; líquenes e o ambiente; biodiversidade do rio Fervença; funcionamento do microscópio e observação de células animais e vegetais, algas, protozoários, fungos ( ); pintar com a natureza; atividades IBM - 10 horas - Avaliação de projetos - 3 horas
Metodologias
O Curso de Formação Escola Ciência Viva para Professores é desenvolvido em sessões de observação (SO), sessões de observação participada (SOP) e sessões de trabalho (ST). Nas ST a professora formadora, apresenta e discute com os professores formandos, professores das crianças que frequentam a Escola Ciência Viva, as bases da metodologia orientadora na idealização, preparação e aplicação das atividades desenvolvidas na ECV. Preparam, em conjunto, uma atividade dentro desta metodologia, que os formandos desenvolverão com os seus alunos, no espaço My Teacher (Sexta-feira). Nas SO, os formandos observam algumas atividades aplicadas aos seus alunos por professoras do CCVB que depois analisam, em conjunto com a formadora, nas ST. Nas SOP a dinâmica é idêntica com a exceção de que as atividades são orientadas pela formadora e, ao longo da aplicação dessas atividades, trocam-se ideias com os formandos e com os próprios alunos sobre a forma de aplicação e de desenvolvimento dessas mesmas atividades.
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, a saber: A) Participação na ação: Presença obrigatória em, pelo menos, 2/3 das sessões do encontro Envolvimento na ação- 40% B) Trabalhos/produtos desenvolvidos Planos de atividade (modelo da Escola Ciência Viva) 20% C) Aula desenvolvida com os alunos de 4ºano pela metodologia IBSE 40%
Bibliografia
Ministério da Educação. Aprendizagens Essenciais no Ensino Básico, 2018. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basicoSaltiel, Edith. Inquiry-Based Science Education: Applying in the Classroom Methodological Guide. Disponível em: http://www.cienciaviva.pt/projectos/pollen/guia.pdf .Worth, Karen; Duque, Mauricio; Saltiel, Edith. Designing and Implementing Inquiry-Based Science Units for Primary Education. Disponível em:https://www.fondation-lamap.org/sites/default/files/upload/media/Guide_Designing-20and-20implementing-20IBSE_final_light.pdfMargus Pedaste, Mario Maeots, Leo A.Siiman, Tonde Jong, Siswa A.N.van Riesen, Ellen T.Kamp, Constantinos C.Manoli, Zacharias C.Zacharia, EleftheriaTsourlidaki. Phases of inquiry-based learning: Definitions and the inquiry cycle. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1747938X15000068?via-3Dihub
Anexo(s)
Formador
Maria Alexandra da Costa Vaz
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-10-2023 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 23-10-2023 (Segunda-feira) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 23-10-2023 (Segunda-feira) | 14:00 - 15:30 | 1:30 | Presencial |
4 | 24-10-2023 (Terça-feira) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Presencial |
5 | 24-10-2023 (Terça-feira) | 14:00 - 15:30 | 1:30 | Presencial |
6 | 25-10-2023 (Quarta-feira) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Presencial |
7 | 25-10-2023 (Quarta-feira) | 14:00 - 15:30 | 1:30 | Presencial |
8 | 26-10-2023 (Quinta-feira) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Presencial |
9 | 26-10-2023 (Quinta-feira) | 14:00 - 15:30 | 1:30 | Presencial |
10 | 27-10-2023 (Sexta-feira) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Presencial |
11 | 27-10-2023 (Sexta-feira) | 14:00 - 15:30 | 1:30 | Presencial |
12 | 17-06-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |