Go Green! - Práticas de Desenvolvimento Sustentável turma B12T02
Apresentação
A presente ação de formação insere-se no âmbito do projeto Erasmus+ Go Green, o qual tem por ambição desenvolver nas escolas uma dinâmica colaborativa numa perspetiva de planificar as atividades letivas, segundo uma metodologia de transdisciplinaridade, subordinadas à temática do Desenvolvimento Sustentável, preparando professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário para ter em conta questões relacionadas com o ambiente e o desenvolvimento sustentável nas suas aulas. Estas duas vertentes da prática letiva vão ao encontro das metodologias ativas e da abordagem mais holística das aprendizagens essenciais, dando cumprimento ao PASEO.
Destinatários
Professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Introduzir as quatro dimensões do Desenvolvimento Sustentável. - Desenvolver competências gerais para a educação para o Desenvolvimento Sustentável. - Adquirir/promover conhecimento, sistemas e estratégias, emoções, ética, valores e ação para o Desenvolvimento Sustentável. - Desenvolver o processo de ensino-aprendizagem baseado em metodologias ativas, colaborativas e de resolução de problemas. - Desenvolver competências e facultar conhecimento sobre o trabalho de planos de aula interdisciplinares e transdisciplinares. - Monitorizar os formandos na aplicação dos referidos planos de aula. - Cumprir os objetivos da Agenda 2030, nomeadamente o objetivo 4 Educação Sustentável.
Conteúdos
Apresentação da ação de formação, objetivos e critérios de avaliação 1 hora Módulo 1 Introdução às Quatro Dimensões do Desenvolvimento Sustentável 4 horas Módulo 2 Competências Gerais para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável 5 horas Módulo 3 - Conhecimento, Sistemas e Estratégias, Emoções, Ética, Valores e Ação para o Desenvolvimento Sustentável 5 horas Módulo 4 - Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas, Metodologias Ativas e Colaborativa 5 horas Módulo 5 Elaboração de planos de aula interdisciplinares e transdisciplinares 4 horas Avaliação da ação 1 hora
Metodologias
Duas sessões presenciais de 3 h cada, uma no início e outra no final da formação. 19 h online assíncronas. Todos os módulos incluem um vídeo com a síntese dos conteúdos abordados. Cada módulo desenvolve três a cinco unidades/sequências de aprendizagem. Sessão 1: Método Expositivo, Ativo com dinâmica de grupo de heteroconhecimento, Brainstorming e Design thinking Recorrer-se-á nas sessões assíncronas a um método Ativo com a elaboração de plano de atividades de implementação de estratégias metodológicas de ensinoaprendizagem de promoção da sustentabilidade e feedback semiestruturado por pares..
Avaliação
A avaliação dos formandos é feita de modo contínuo, com base na participação nas sessões, incidindo sobre o processo de trabalho e sobre os produtos que dele decorrem (relatórios reflexivos, organização e condução de sessões práticas) e que revelam a consolidação dos conteúdos abordados, evidenciando a aplicação em contexto das temáticas e metodologias trabalhadas durante a formação. Participação: 40% Trabalhos/Testes/Relatório: 60% Os/as Formandos/as serão avaliados/as utilizando a escala de 1 a 10 valores, conforme estipulado no Despacho n.º4595/2015, de 6 de maio, recorrendo aos parâmetro de avaliação estabelecidos pelo CFAE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação dos formandos.
Bibliografia
Rauch, F., Steiner, R. (2013) Competências para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Formação de Professores, ceps Journal | Vol.3 | Nº 1 https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1129472.pdfTilman, D. (2000). Causas, consequências e ética da biodiversidade. Natureza, 405(6783), 208-211. DOI: 10.1038/35012217Alfonso Rodriguez-Dono e Antoni Hernández-Fernández Promovendo a Sustentabilidade e o Pensamento Crítico por meio do Debate Um Estudo de Caso Sustentabilidade 2021, 13, 6397. https://doi.org/10.3390/su1311639Buil-Fabrega, M., Martínez Casanovas, M., Ruiz-Munzón, N., & Filho, WL (2019). Sala de aula invertida como metodologia ativa de aprendizagem em currículos de desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade , 11 (17), 4577.Singh, V. (2021). Rumo a uma pedagogia das mudanças climáticas transdisciplinar e centrada na justiça. Em Currículo e Aprendizagem para Ação Climática (pp. 169-187). Brilhante. https://brill.com/display/book/9789004471818/BP000024.xml?language=en
Anexo(s)
Formador
Luísa Maria Fernandes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-01-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 13-01-2024 (Sábado) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Online assíncrona |
3 | 17-01-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
4 | 20-01-2024 (Sábado) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Online assíncrona |
5 | 24-01-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
6 | 27-01-2024 (Sábado) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
7 | 31-01-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
8 | 07-02-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |