219

Curso Intensivo de Língua Inglesa - B1 turma B11T02

Apresentação

Tendo por base a Acreditação Erasmus+ dos agrupamentos e o maior número de projetos internacionais, Erasmus+ e eTwinning, que têm vindo a ser desenvolvidos na área de influência do CFAE Bragança Norte, e verificando-se uma crescente procura por parte dos docentes e dos agrupamentos de formação em língua inglesa, propõe-se esta formação que visa dotar os docentes de competências linguísticas que lhes permitam planificar, desenvolver e participar em projetos de índole internacional que contribuem para a consecução dos objetivos previstos nos Projetos Educativos dos Agrupamentos. As competências adquiridas nesta formação possibilitarão o incremento da capacidade de comunicação em língua inglesa e do trabalho colaborativo, o que favorecerá a implementação de estratégias de autonomia e flexibilização curricular nos agrupamentos, contribuindo desta forma para uma formação mais integral dos alunos e para o seu sucesso escolar e pessoal.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Promover a participação dos docentes em projetos internacionais; - Otimizar a participação da comunidade educativa nas atividades desenvolvidas pela Escola / Agrupamento/CFAEBN; - Potenciar projetos inovadores na área de influência do CFAEBN; - Melhorar os canais de comunicação existentes; - Participar em projetos conjuntos de agrupamento; - Promover a utilização das tecnologias e do trabalho colaborativo; - Promover/otimizar a articulação vertical e horizontal entre os docentes dos agrupamentos; - Promover a aprendizagem da língua inglesa; - Dotar os participantes de competências linguísticas que lhes permitam comunicar eficazmente em língua inglesa; - Enriquecer processos de ensino e aprendizagem, através da diversificação de metodologias e ambientes de interação.

Conteúdos

Módulo 1: Relações pessoais (5 horas) a. Área lexical: família, profissões, países, nacionalidades b. Área gramatical: Pronomes interrogativos, presente simples, presente progressivo, advérbios de frequência Módulo 2: Opiniões (5 horas) a. Área lexical: Passatempos, compras b. Área gramatical: Advérbios de modo, passado simples, passado progressivo, quantifiers Módulo 3: Planos e intenções (5 horas) a. Área lexical: organizações, profissões b. Área gramatical: formas do futuro, adjetivos -ed / -ing; verbos modais: should, would Módulo 4: Lugares e coisas (5 horas) Área lexical: cidades, desportos, serviços Área gramatical: Graus dos adjetivos, Present Perfect Simple Módulo 5: Viajar (5 horas) Área lexical: caraterísticas geográficas, direções, reservas, meios de transporte Área Gramatical: preposições de lugar e direção, orações de tempo, oração condicional tipo 1

Metodologias

A formação segue a metodologia comunicativa, em que o papel da formadora (facilitadora e mediadora da aprendizagem) varia de acordo com as atividades desenvolvidas. A língua é apresentada em contextos reais, refletindo situações do quotidiano nas quais o formando terá de usar a língua inglesa. Deste modo, os formandos tornam-se sujeitos e parte integrante de todo o processo de aprendizagem, sendo solicitados a contribuir com as suas opiniões, experiências e sentimentos, encorajados a trabalhar em grupo e a assumir a responsabilidade pela sua aprendizagem. As sessões serão, pois, eminentemente, práticas e interativas

Avaliação

Os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com os normativos vigentes e em conformidade com os critérios definidos pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte e pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua de Professores. - Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões - 40% - Realização de momentos de avaliação oral e escrita ao longo do curso - 60%

Modelo

Inquérito através de formulário on-line.

Bibliografia

Conselho da Europa (2001) Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – Aprendizagem, Ensino, AvaliaçãoHarmer. J., (2000) How to Teach English. Sixth ed. Harlow: LongmanKeddie. J., (2009) Resource Books for Teachers - Images. Ed. Alan Maley. First ed. OUPAnderson. J., (2006), Role Plays for Today, Delta PublishingGammidge. M., (2004) Speaking extra, Cambridge University Press

Anexo(s)

Observações

Ação de formação no âmbito do Consórcio Erasmus+

Formador

Marisa Luciana Gomes Alves Teixeira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-02-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
2 28-02-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
3 06-03-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
4 13-03-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
5 20-03-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
6 10-04-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
7 17-04-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
8 24-04-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
9 08-05-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
10 15-05-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
Início: 21-02-2024
Fim: 15-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121464/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: no Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro