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DUA: contributo para uma aprendizagem de sucesso turma B18T01

Apresentação

O Decreto-Lei n.º 54, de 6 de julho de 2018 e a Lei n.º 116, de 13 de setembro de 2019, consagram, entre as opções metodológicas, o desenho universal para a aprendizagem (DUA) no acesso ao currículo, como modelos flexíveis, garantindo um acompanhamento e monitorização sistemáticos, com vista à implementação de intervenções, ao serviço das aprendizagens efetivas dos alunos. As respostas dos alunos às intervenções, determinarão as medidas de apoio à aprendizagem a implementar em cada momento, para garantir que todos e cada aluno adquire as competências patentes nos referenciais comuns, valorizando os seus interesses e potencialidades.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Conhecer os conceitos de Desenho Universal para a Aprendizagem e a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner; 2. Discutir o contributo da Psicologia e das Neurociências na Educação Inclusiva; 3. Conhecer os princípios do DUA e o modo de o implementar; 4. Integrar os princípios do DUA na planificação; 5. Desenvolver trabalho prático no âmbito da planificação com recurso ao DUA.

Conteúdos

1. Fatores envolvidos no processo de aprendizagem: o contributo das neurociências; 2. Conceito de Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); a. Princípios orientadores do DUA; b. Implementação; c. Planificar com recurso ao DUA – um exemplo; 3. Atividade prática: apresentação do trabalho de planificação e discussão

Metodologias

A sessão on-line terá uma dimensão mais teórica, onde serão tratados conceitos relacionados com o Desenho Universal para as Aprendizagens e Estilos de Aprendizagem. A sessão presencial terá um caráter prático na qual os participantes desenharão um plano de aula em que integrem a abordagem DUA.

Modelo

Os formandos preencherão um formulário on-line.

Observações

Para obtenção do certificado da Ação de Curta Duração (ACD), os docentes têm de participar nas duas sessões, por forma a completarem as 4 horas de frequência obrigatória que são requeridas. Em cada sessão os docentes terão de assinalar a sua presença através do preenchimento de um formulário/folha de presenças que será disponibilizado durante a mesma.

Formador

Fernanda Monteiro Vicente

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-01-2024 (Terça-feira) 16:50 - 18:20 1:30 Online síncrona
2 06-02-2024 (Terça-feira) 16:50 - 19:20 2:30 Presencial
Início: 23-01-2024
Fim: 06-02-2024
Acreditação: CDCP03-2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 4 h
Local: em regime b-Learning/Agrupamento de Escolas de Mogadouro