Educação 4.0: Rumo à excelência digital docente turma B19T01

Apresentação

A sociedade atual é marcada pela presença das tecnologias digitais em todos os âmbitos da vida, incluindo a educação. Os docentes do século XXI enfrentam o desafio de integrar essas tecnologias na sua prática pedagógica, de forma a promover a aprendizagem significativa, ativa e colaborativa dos seus alunos. Neste sentido, esta ação de formação visa capacitar os docentes para a utilização de plataformas digitais e recursos educacionais digitais (RED) que potenciem o trabalho docente, tanto na gestão da sala de aula, como na concepção, desenvolvimento e avaliação de atividades de ensino-aprendizagem. Esta ação de formação está inserida no plano de atividades da entidade proponente, que tem como objetivo geral promover a qualidade da educação e a inovação pedagógica, através do desenvolvimento profissional dos docentes.

Destinatários

Docentes do Grupo de Recrutamento 290 - EMRC

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

No final da ação de formação, os formandos deverão ser capazes de: • Conhecer e explorar diferentes plataformas digitais que possibilitem a criação, edição e partilha de recursos pedagógico-didáticos, tais como Canva, Prezi, Final Cut Pro, CapCut, ClipChamp, Pixelmator, Photopea, entre outras; • Compreender o uso de metodologias ativas de aprendizagem, baseadas na resolução de problemas, na aprendizagem por projetos, na aprendizagem cooperativa e na aprendizagem invertida, e aplicá-las na sua prática pedagógica, com o apoio das tecnologias digitais; • Organizar e gerir o trabalho docente de forma eficiente e eficaz, utilizando aplicações digitais que facilitem a planificação, a avaliação, a comunicação e a documentação, tais como app additio, teacherkit, iDoceo, entre outras; • Conhecer técnicas de captura de vídeo e imagem, utilizando equipamentos e ferramentas adequados, e aplicá-las na produção de recursos pedagógico-didáticos; • Conhecer atalhos no Windows/Mac OS/android/IOS para potenciar o fluxo de trabalho docente, otimizando o tempo e a qualidade das tarefas realizadas.

Conteúdos

A ação de formação abordará os seguintes conteúdos, divididos em quatro módulos: • Módulo 1: Plataformas digitais para a criação, edição e partilha de recursos pedagógico-didáticos. Neste módulo, os formandos irão conhecer (e explorar) diferentes plataformas digitais que permitem criar, editar e partilhar recursos pedagógico-didáticos, tais como apresentações, infográficos, vídeos, imagens, entre outros. Serão apresentadas (e experimentadas) plataformas como Canva, Prezi entre outras, e serão discutidas as suas potencialidades e limitações para o trabalho pedagógico. • Módulo 2: Metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias digitais. Neste módulo, os formandos irão conhecer o conceito e os princípios das metodologias ativas de aprendizagem, que colocam o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem. • Módulo 3: Organização e gestão do trabalho docente com aplicações digitais. Neste módulo, os formandos irão conhecer aplicações digitais que facilitam a organização e a gestão do trabalho docente, em diferentes dimensões, tais como a planificação, a avaliação, a comunicação e a documentação. Serão apresentadas aplicações como app additio, teacherkit, iDoceo e serão discutidas as suas vantagens e desafios para a eficiência e a eficácia do trabalho docente. • Módulo 4: Técnicas de captura de vídeo e imagem e atalhos no pc Windows e Mac OS. Neste módulo, os formandos irão conhecer técnicas de captura de vídeo e imagem, utilizando equipamentos e ferramentas adequados (Final Cut Pro, CapCut, ClipChamp, Pixelmator, Photopea). Serão abordados aspetos como a escolha do equipamento, a iluminação, o som, o enquadramento, a composição, a edição, entre outros. Além disso, os formandos irão conhecer atalhos no Windows/Mac OS/android/IOS para potenciar o fluxo de trabalho docente, otimizando o tempo e a qualidade das tarefas realizadas.

Metodologias

A ação de curta duração consiste em 3 horas, estruturadas em sessões teórico-práticas presenciais no decurso das quais serão implementadas as seguintes metodologias: • Plenários de debates e reflexão: exposição e troca de ideias sobre os temas abordados, com base nas experiências e nas expectativas dos formandos; • Partilha de experiências: apresentação e comentário de exemplos de práticas pedagógicas com recurso ao digital; • Análise de casos: estudo e resolução de situações-problema relacionadas com os conteúdos da ação; • Partilha de metodologias: exploração e recomendação de plataformas, ferramentas, aplicações e metodologias úteis para a capacitação digital docente. Implementar-se-á uma metodologia interativa e colaborativa que privilegie a ação, a produção, a reflexão e a assunção crítica de opções pedagógico-didáticas sustentadas. Incentivar-se-á a exploração de recursos digitais, a partilha de reflexões e a discussão orientada sobre temáticas específicas. Prevê-se que os conteúdos abordados e os materiais produzidos prolonguem no tempo os efeitos da ação.

Modelo

Os formandos preencherão um questionário de avaliação da ação.

Bibliografia

Area, M. (2019). Educar na era digital: tecnologias digitais, aprendizagem e inovação. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. CANVA. (2023). Obtido de https://www.canva.com Carvalho, A. A., Aguiar, C., & Maciel, R. (Eds.). (2019). Recursos educativos digitais: práticas de produção e uso na educação básica. Campinas: NIED/UNICAMP. Costa, F. A., & Viseu, S. (Eds.). (2019). Competências digitais de professores. Lisboa: Universidade Aberta. Ouverney, J. R., & Souza, J. L. (2022). Reflexões sobre modelos educacionais contemporâneos: metodologias ativas da aprendizagem, aplicações, desafios e perspectivas. Artefactum – Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia, N.º 1. Redecker, C. (2017). European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. Luxembourg: Publications Office of the European Union. UE. (2019). Quadro de Competência Digital para Educadores. Obtido de https://joint-research-centre.ec.europa.eu/digcompedu_pt?etrans=pt UNESCO. (2019). Artificial Intelligence in Education: Challenges and Opportunities for Sustainable Development. Paris: UNESCO

Formador

António José Valente Pinto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-01-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
Início: 27-01-2024
Fim: 27-01-2024
Acreditação: CDCP04-2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Superior de Educação de Bragança (IPB)