O digital como contributo para as aprendizagens: desenvolvimento e monitorização turma B22T01

Apresentação

No âmbito do Plano de Transição Digital para a Educação, foi criada no CFAE Bragança Norte a microrrede dos coordenadores das Equipas digitais dos agrupamentos. Esta microrrede tem como objetivo a partilha de problemas e soluções, recursos e atividades no âmbito dos PADDE dos agrupamentos associados. No sentido de aprofundar este trabalho cooperativo e de aprendizagem construída colaborativamente, surgiu a necessidade de trabalhar, em contexto de formação, temas como formas de potenciar os LED (Laboratórios de Educação Digital), que, entretanto, estão a chegar às escolas, os Manuais Digitais e a monitorização e eventual reformulação dos PADDE dos agrupamentos, para a qual será necessário aplicar novamente a Selfie. Pretende-se, pois, com esta ação de formação, acompanhar, apoiar e fornecer competências aos formandos que lhes permitam desenvolver estas tarefas importantes para a melhoria das aprendizagens dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das Competências Digitais dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu. - Capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das Competências Digitais dos alunos. - Estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo - Configurar e aplicar a SELFIE nos 8 agrupamentos da área de influência do CFAE Bragança Norte com vista à elaboração dos novos PADDE ou reformulação dos anteriores. - Conhecer e utilizar o Kit de ferramentas pedagógicas, SELFIE PTK, que auxilia as escolas no processo de elaboração, desenvolvimento e monitorização do Plano de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) - Construir, implementar e monitorizar o PADDE que deve vigorar ao longo de um ou dois anos letivos. - Apoiar as EDD e as escolas na construção, acompanhamento, monitorização, avaliação e reformulação dos PADDE para que estes tenham o impacto esperado nas escolas - Contribuir para que os LED “sejam espaços de suporte à aprendizagem

Conteúdos

Documentos de enquadramento das políticas educativas. – 1 hora Envolvimento profissional: discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital. – 1 hora SELFIE e SELFIE PTK: aplicação e análise dos resultados da SELFIE. – 5 horas PADDE: Elaboração do PADDE, de cada Unidade Orgânica, com o suporte da SELFIE e a experiência adquirida com a implementação do PADDE elaborado e executado no triénio 20/21, 22/23. Monitorização dos PADDE durante a sua implementação. – 5 horas Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD) como fator de melhoria das aprendizagens dos alunos, através da oferta de percursos de aprendizagem diversificados. – 3 horas Laboratórios de Educação Digital (LED) como espaços de suporte à aprendizagem, que proporcionem a professores e a alunos o contacto e a utilização de recursos e equipamentos tecnológicos, em estreita articulação com o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares. – 5 horas Inteligência artificial (IA): “A inteligência artificial (IA) é a capacidade que uma máquina para reproduzir competências semelhantes às humanas como é o caso do raciocínio, a aprendizagem, o planeamento e a criatividade.” IA na Educação: desafios, oportunidades e preocupações… - 4 horas Avaliação da ação – 1 hora

Metodologias

A presente ação é dinamizada na modalidade de e-learning, com recurso a diversas ferramentas, nomeadamente um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) e ferramentas de comunicação síncrona. A formação decorrerá num espaço virtual organizado com os conteúdos de formação disponibilizados e onde decorrem interações múltiplas (síncronas e assíncronas) entre formador-formando e formando-formando. O contexto de formação visa estimular a criação de momentos de partilha e reflexão no âmbito das práticas de monitorização e avaliação das ações do PADDE e dos seus resultados. A ação de formação tem como quadro geral de referência metodológico o construtivismo e a aprendizagem colaborativa, assentando em princípios como a formação participada e experiencial e a ação refletida.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos desenvolvidos pelos formandos, bem como a elaboração de trabalhos. Participação: 40% Trabalhos/Relatório critico: 60%

Bibliografia

Lucas, M., Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.Licht, A.H, Tasiopoulou, E., Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdfDigitally-Competent Educational Organisations. Disponível: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC98209/jrc98209_r_digcomporg_final.pdf https://selfieptk.eu/pt/ [novembro 2023]Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/sites/education/files/document-library-docs/deap-swd-sept2020_en.pdf

Anexo(s)

Formador

António da Palma Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-02-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
2 23-02-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
3 18-03-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
4 22-03-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
5 16-04-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
6 19-04-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
7 21-05-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
8 24-05-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
9 11-06-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
10 14-06-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
Início: 20-02-2024
Fim: 11-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122777/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: em regime on-line