233

Aprendizagens transversais: A abordagem social, emocional e digital. Escola mais verde para um futuro sustentável – Educação para as alterações climáticas turma B30T01

Apresentação

Esta ação constitui a disseminação de dois cursos estruturados no âmbito do Programa Erasmus+, do Consórcio do CFAE Bragança Norte. Curso 1 - The social, the emotional and the digital approach Num ambiente educativo diversificado, a escola é desafiada em diversas frentes, nomeadamente, na promoção da inclusão, da igualdade de oportunidades e de participação para todos os estudantes. Pretende-se desafiar os formandos para uma reflexão sobre as implicações da diversidade, apresentando exemplos de ferramentas educativas, emocionais e digitais eficazes que poderão ajudar a responder ao desafio de trabalhar num ambiente diversificado. Curso 2 - Greener school for a sustainable future: climate change education Este curso relaciona-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de acordo com a Agenda 2030, visando garantir que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades e possam levar uma vida melhor sem comprometer o planeta. A contribuição para o desenvolvimento sustentável começa com um processo de sensibilização através do cálculo da pegada de carbono pessoal. São trabalhados diversos materiais que permitem orientar os docentes nesta importante missão. As alterações climáticas não só colocam desafios ambientais, mas também estão relacionadas com os aspectos económicos, sociais e culturais das nossas vidas, afetando, por exemplo, as paisagens, a água potável e o abastecimento de alimentos. Ensinar apenas ciência não é suficiente, devemos envolver todos os temas numa abordagem multidisciplinar para aumentar a sensibilização e enfrentar as alterações climáticas, educando para um futuro sustentável.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Refletir sobre as noções de diversidade, multiculturalismo, discriminação, inclusão e igualdade de oportunidades na escola; - Conhecer métodos e estratégias para abordar as questões acima mencionadas; - Aumentar a confiança na gestão das necessidades emocionais e relacionais dos alunos; - Conhecer ferramentas digitais para uma variedade de objetivos educacionais; - Conhecer diferentes formas de contribuir para o desenvolvimento sustentável; - Sensibilizar para o impacto da pegada de carbono; - Desenvolver ações reais que ajudem os alunos a reduzir a sua pegada ecológica; - Integrar os conhecimentos de educação ambiental nas aprendizagens essenciais das diferentes disciplinas do currículo.

Conteúdos

1. Salas de aula inclusivas 2. Ambiente de aprendizagem positivo 3. Teoria VARK dos diferentes estilos de aprendizagem 4. Conteúdos e competências docentes do século XXI 5. Estratégias de aprendizagem cooperativa e escuta ativa para inclusão 6. Rotinas de pensamento artístico e dramatizações na educação 1. Alterações Climáticas 1.1. O que são? 1.2. Diferença entre clima e tempo 1.3. Efeito de estufa 1.4. Ciclo do carbono 1.5. Pegada Ecológica 2. Energia e Água 3. Alimentação e desperdício 4. Cidades sustentáveis 5. Atividades de sala de aula

Metodologias

Os docentes são envolvidos ativamente na reflexão sobre os conteúdos apresentados, na proposta e discussão de estratégias/atividades.

Modelo

Os formandos farão a avaliação da formação através do preenchimento de um questionário disponibilizado on-line.

Bibliografia

https://vark-learn.com/introduction-to-vark/the-vark-modalities/ https://teaching.resources.osu.edu/teaching-topics/shaping-positive-learning https://www.footprintcalculator.org/home/en https://www.youtube.com/watch?v=gcStpg3i5V8 https://www.youtube.com/watch?v=OL26yYFmDHU https://planetbaseddiets.panda.org/ https://www.un.org/en/site-search?query=WATER

Anexo(s)

Cartaz

Formador

Ana Cristina Falcão Escorrega

Silvia Paula Vasco Gonçalves da Costa Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-03-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 19:00 4:00 Presencial
Início: 20-03-2024
Fim: 20-03-2024
Acreditação: CDCP07-2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: na Biblioteca do Agrupamento de Escolas Miguel Torga