234

Inteligência Artificial em contexto escolar turma B31T01

Apresentação

A Inteligência Artificial emerge como força transformadora no panorama educativo, redefinindo a abordagem tradicional ao ensino e à aprendizagem tornando-a mais personalizada, envolvente e eficaz. Criando ambientes de aprendizagem interativos e envolventes, através de simulações realistas e atividades adaptativas, aumenta o interesse dos alunos, mas também promove a aplicação prática do conhecimento. Neste sentido, pela sua capacidade para analisar dados, para criar ou adaptar conteúdos e para oferecer feedback individualizado, oferece oportunidades inovadoras para personalizar a aprendizagem, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos. Nas múltiplas aplicações de acesso livre, os professores encontram um aliado para o planeamento e conceção de, por um lado, atividades pedagógicas adequadas a diversas metodologias e estratégias e, por outro, atividades avaliativas diferenciadas e inovadoras. Importa salientar que a IA se configura como uma ferramenta que complementa e potencia o trabalho do professor, considerando uma integração consciente e responsável no processo educativo. Contudo, é igualmente crucial abordar junto dos professores os desafios éticos que esta integração envolve, para que se garanta uma utilização responsável e eficaz.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Proporcionar o conhecimento do é, como funciona e onde se encontra atualmente integrada na sociedade a IA. - Sensibilizar os docentes para a importância de considerar a IA em contexto escolar. - Refletir sobre os desafios e oportunidades da IA em educação. - Partilhar ideias e ferramentas de IA para uso pedagógico.

Conteúdos

- Em que consiste a Inteligência Artificial (IA) - IA em contexto educativo: desafios e oportunidades - IA e avaliação da aprendizagem - Aplicações de IA no apoio ao planeamento e às atividades pedagógicas

Metodologias

- A ACD revestirá o formato de Webinar

Modelo

A avaliação da ação será feita pelos formandos através do preenchimento de um questionário, disponibilizado on-line.

Formador

Nuno Miguel Taborda Cid Dorotea

Início: 29-05-2024
Fim: 29-05-2024
Acreditação: CDCP08-2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: em regime on-line/Webinar

INSCREVER-ME