Criação de cenários de aprendizagem inovadores nas Ciências Experimentais. turma B29T01

Apresentação

Com a generalização das redes e da Internet, os professores podem partilhar os recursos produzidos com outros colegas de diferentes escolas. Mas a percepção é que existem poucos recursos em lingua portuguesa na àrea das ciências experiementais. Os professores precisam de meios e de recursos de qualidade que os ajudem a satisfazer as necessidades de ensino, de avaliação e de desenvolvimento profissional, num mundo tecnologicamente cada vez mais avançado e complexo. A utilização de recursos educativos na escola e na sala de aula implica, por isso, a existência de uma cadeia ou sequência de processos que correspondam a diferentes fases, desde a concepção e a criação dos recursos, à sua utilização por professores e por alunos em contexto de aprendizagem e, finalmente, à avaliação dos resultados de aprendizagem. Tchounikine ( 2011) considera os recursos educativos digitais como entidades digitais produzidas especificamente para fins de suporte ao ensino e à aprendizagem. Neste conceito, podem ser considerados recursos educativos digitais um jogo educativo, um programa informático de modelação ou simulação, um vídeo, um programa tutorial ou de exercício prático, um ambiente de autor ou recursos mais simples na sua dimensão de desenvolvimento uma página web, ou uma apresentação eletrónica multimédia, etc. desde que armazenados em suporte digital e que “levem em linha de conta, na sua conceção, considerações pedagógicas"

Destinatários

Professores dos Grupos 230, 510, 520

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 510, 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 510, 520.

Objetivos

Conscencializar da importância da utilização de RED como recurso pedagógico; Conhecer repositórios de Recursos Educativos Digitais passiveis de serem usados nas ciências experimentais ; - Conhecer as potencialidades de várias aplicações para a criação de recursos que permitam concretizar as aprendizagens essenciais; - Construir recursos educativos digitais com distintas finalidades: disponibilização de conteúdo, desenvolvimento de trabalho prático, gamificação, colaboração e avaliação; - Formar professores para a integração dos RED em sequências de aprendizagem desenvolvidas em LMS; - Partilhar os recursos criados.

Conteúdos

Sessões teóricas: a) Definição de recurso educativo digital; b) Exploração de repositórios de recursos educativos digitais ( ex: simuladores); c) Exploração de aplicações de produção de RED de disponibilização de conteúdos: Video aulas, infográficos e livros digitais; d) Exploração de aplicações de produção de RED de consolidação de conteúdos: Genial.ly;Quizelet; Flipgrid; e) Exploração de aplicações de produção de RED de gamificação: breackoutrooms, Quizizz; Kahoot, f)Exploração de aplicações de produção de RED de avaliação de conceitos: Quizlet, Forms Sessões práticas f) Contrução de um recurso digital em cada uma das aplicações estudadas f) Construção de uma sequência de aprendezagem que integre RED g) Utilização de recursos digitais em sala de aula: integração numa LMS ;

Avaliação

Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho nº 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Critérios de avaliação: ­ Empenho e participação nas sessões – 25% - Trabalhos realizados ao longo das sessões - 25% ­ Trabalho final individual ( construção de um recurso, um plano para a sua utilização em sala de aula e o relatório da sua implementação) – 50%

Bibliografia

Ramos, J. L., Teodoro, V. D., Maio, V. M., Carvalho, J. M. e Ferreira, F. M. ( 2005). Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e Formação. Cadernos SACAUSEF I. DGIDDC/ME.Ramos, J. L., Teodoro, V. D., Fernandes, J. P. S., Ferreira, F. M. e Chagas, I. (2010). Portal das Escolas. Recursos Educativos Digitais para Portugal. Estudo Estratégico. GEPE/Ministério da Educação.Tchounikine, P. (2011). Computer Science and Educational Software Design. A Resource for Multidisciplinary Work in Technology Enhanced Learning. Springer

Anexo(s)

Formador

Luísa Maria Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-04-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 23-04-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 30-04-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 07-05-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 14-05-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 21-05-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 28-05-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
8 11-06-2024 (Terça-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Presencial
Início: 16-04-2024
Fim: 11-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123708/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: no Agrupamento de Escolas Abade de Baçal