Para além da caneta vermelha: avaliar para melhorar na aula de língua estrangeira turma B28T01

Apresentação

A publicação do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, que assume a “afirmação da avaliação das aprendizagens como parte integrante da gestão do currículo enquanto instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens” como um dos seus princípios orientadores, e a subsequente implementação do Projeto MAIA, a partir de setembro de 2019, com o intuito de contribuir para melhorar as práticas de avaliação e de ensino, vieram transformar a “Avaliação” numa dos temas mais ubíquos nos debates atuais nas escolas. Consequentemente, e atendendo a que:  A avaliação pedagógica assume, na escola atual, uma centralidade inegável, com efeitos concretos nas práticas de ensino e aprendizagem, nomeadamente como promotora do “sucesso escolar”;  O domínio das línguas maternal e estrangeira se constitui indispensável para uma comunicação perspícua no mundo hodierno;  As Aprendizagens Essenciais das Línguas Estrangeiras devem ser perspetivadas em conformidade com o QECRL, que, sofreu, em 2020, alterações; Considerou-se pertinente desenvolver uma oficina de formação que contribua para que os/as professores/as de língua estrangeira consolidem a mudança de modo contextualizado, aprofundem competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação das e para as aprendizagens, designadamente, através de desenvolvimento de recursos pedagógicos e didáticos a aplicar nos seus contextos educativos.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 120, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 120, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 120, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350.

Objetivos

- Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação, designadamente da avaliação pedagógica, congruentes com as orientações constantes nos documentos legais e com o QECRL (níveis de língua e seus descritores, no que diz respeito às Competências Linguísticas e de Mediação); Explicitar e contextualizar o conceito de mediação no QECRL; Identificar os diferentes tipos de mediação nas línguas; - Realçar a mediação nos documentos curriculares de referência (PASEO e AE); - Analisar os mecanismos de avaliação das competências comunicativas utilizados pelos participantes; - Analisar critérios, parâmetros e descritores de avaliação dos Departamentos de Línguas Estrangeiras à luz do QECRL, tentando identificar processos de recolha de informação adequados às competências em apreço; - Desenvolver processos de recolha de informação das competências comunicativas de acordo com o QECRL; - Conhecer modelos de tarefas para os vários níveis de ensino que incluem a mediação; - Promover a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem-avaliação; - Fomentar a partilha de atividades e estratégias.

Conteúdos

1. Apresentação, informações e enquadramento teórico – 3 horas 2. Conceitos estruturantes da avaliação pedagógica – 3 horas 3. Familiarização com os descritores das competências e subcompetências do QECRL. Análise de critérios, parâmetros e descritores de avaliação dos Departamentos de Línguas Estrangeiras à luz do QECR – 3 horas 4. Avaliação e feedback de qualidade: diferentes tipos de avaliação nas LE; avaliação formativa; feedback – 3 horas 5. Avaliação para as aprendizagens e Avaliação das Aprendizagens: atividades/tarefas – 3 horas 6. Avaliação enquanto aprendizagem: o uso de rubricas – 3 horas 7. Apresentação, discussão e avaliação dos planos de aula e materiais desenvolvidos no âmbito da oficina - 7 horas.

Avaliação

De acordo com o RJFCP – Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro - e nos termos dos n.ºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, valorizando-se uma lógica formativa e de acompanhamento. Assim, a avaliação dos/as formandos/as incidirá sobre: 1. A participação e o trabalho contínuo realizado ao longo das sessões presenciais – 25% 2. A componente de trabalho individual, tendo em conta a qualidade dos planos de aula e materiais produzidos; A apresentação dos trabalhos. – 75%

Bibliografia

Brookhart, Susan M. Classroom Assessment Essentials. ASCD, Alexandria.2024Cooper, Damian e Jeff Catania. Rebooting Assessment: A Practical Guide for Balancing Conversations, Performances, and Products (How to Establish Performance-Based, Balanced Assessment in the Classroom). Solution Tree Press, Bloomington, 2022.Greenstein, Laura M. Assessing 21st Century Skills: A Guide to Evaluating Mastery and Authentic Learning. Corwin, Thousand Oaks, 2012.Guskey, Thomas R. e Susan M. Brookhart (eds). What We Know About Grading: What Works, What Doesn't, and What's Next. ASCD, Alexandria, 2019.Szczepanski, Amy. “I Let Students Choose Their Grading Criteria, and Here’s How It Went”. www.edutopia.org/article/letting-students-choose-their-grading-criteria. Acedido em 28/02/2024

Formador

Elsa Carina da Silva Escobar Escobar

Início: 11-05-2024
Fim: 21-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-125407/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: em regime b-Learning/Agrupamento de Escolas Abade de Baçal