CAF 2020 - Excelência Organizacional turma C02T01

Apresentação

A Lei 31/2002 de 20 de dezembro aprovou o sistema de avaliação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, definindo orientações gerais para a autoavaliação e para a avaliação externa. Em 2008, veio o Decreto-Lei nº 75/2008 relativo à autonomia, administração e gestão das Escolas, reforçar a referida metodologia, instituindo o relatório de autoavaliação enquanto instrumento de autonomia e de prestação de contas referente à concretização dos objetivos do projeto educativo. A implementação de modelos de autoavaliação CAF – Common Assessment Framework, recentemente revista para a versão 2020, permite o recurso aos modelos específicos da qualidade desenhados para a Administração Pública Europeia, posicionando as Escolas, através da CAF, no “estado de arte” da qualidade em serviços públicos e no acesso a uma rede vasta de partilha de experiências europeias, mediante o EIPA – European Institute for Public Administration. A pertinência do presente projeto formativo centra-se no desenvolvimento de um Sistema da Qualidade que represente a estratégia organizacional dos Agrupamentos/Escolas participantes na adoção nos princípios transversais de uma Cultura da Qualidade, considerando as atuais referências nos domínios de atuação e mudança das Organizações da Administração Pública. Mediante os instrumentos de autoavaliação instituídos pelo Modelo Europeu da Administração Pública – CAF pretende-se desenvolver o diagnóstico de desempenho organizacional e instituir uma ferramenta de gestão específica do sector público de forma a construir projetos de mudança sustentados, desenvolvendo uma cultura de serviço público orientado para a comunidade educativa.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

O curso de formação visa suportar as iniciativas de inovação pedagógica e organizacional da Escola / Agrupamento de Escolas, concretizando-se em melhorias no desempenho educativo, nomeadamente: - Adquirir conhecimentos técnicos gerais nas metodologias e instrumentos da gestão da qualidade e excelência organizacional em integração com as estratégias de Public Governance; - Adquirir conhecimentos técnicos específicos na metodologia de autoavaliação com base nos critérios CAF 2020, constituindo um suporte para o processo de decisão e melhoria. - Garantir o desenvolvimento do diagnóstico do desempenho organizacional visando a identificação das oportunidades de melhoria; - Melhorar as competências de liderança, comunicação, planeamento e coordenação em alinhamento com a estratégia organizacional, constituindo um suporte para o processo de decisão e melhoria.

Conteúdos

As Estratégias da Qualidade em Serviços Públicos: Os principais referenciais da Qualidade adotados pelos Serviços Públicos: 2 horas Principais diferenças no referencial CAF 2020: 4 horas CAF 2020 Estrutura Comum de Autoavaliação: Os critérios da autoavaliação das Escolas em contexto Europeu: 20 horas CAF: Instrumentos de Autoavaliação: A metodologia de um processo de autoavaliação e instrumentos associados: 7 horas CAF: Sistemas de Pontuação e Relatório de Autoavaliação: 7 horas

Metodologias

- Afirmativo com recurso a exercícios e análise de casos. O/a formador/a aborda as temáticas numa perspetiva teórica e pela análise de casos e define atividades concretas para serem desenvolvidas pelos formandos até à sessão seguinte. - O/A formador/a acompanha a realização das atividades através da partilha dos documentos no Moodle ou em plataforma idêntica, esclarece dúvidas e faz sugestões de melhoria dos trabalhos a desenvolver. Apoia os formandos na definição dos seus papéis, tarefas e responsabilidades.

Avaliação

Os formandos serão classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho 4595/2015 de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação, com base na participação e empenho demonstrados, bem como no trabalho produzido, assim distribuídos: - Participação individual/grupo - relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes-rigor pertinência e clareza das intervenções - interesse/motivação/iniciativa – 40% - Reflexão Crítica, entrega atempada, correção formal, rigor no conteúdo de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo formador, em conformidade com o regulamento interno do CFAEBN – 60%

Bibliografia

Referenciais normativos internacionais ISO – International Standard Organization: NP EN ISO 9001, 14001, NP 4397, SA 8000 – Instituto Português da QualidadeEIPA – European Institute for Public Administration – CAF and Education – www.eipa.eu/en/topic/show/&tid=191DGAEP - www.caf.dgaep.gov.pt/ - Guião de Auto-avaliação, Esquema 10 passos para a Auto-avaliação, Apresentação da CAF, Folheto da CAF2006EFQM leading excellence - http://www.efqm.orgOECD - http://www.oecd.org/edu/ceri/governingcomplexeducationsystemsgces.htm Governing Education in a Complex World e Education Governance in Action

Formador

Ana Rita

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-07-2024 (Quarta-feira) 09:30 - 13:00 3:30 Online síncrona
2 19-07-2024 (Sexta-feira) 09:30 - 13:00 3:30 Online síncrona
3 24-07-2024 (Quarta-feira) 09:30 - 13:00 3:30 Online síncrona
4 26-07-2024 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online assíncrona
5 31-07-2024 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online assíncrona
6 04-09-2024 (Quarta-feira) 09:30 - 13:00 3:30 Online síncrona
7 11-09-2024 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online assíncrona
8 13-09-2024 (Sexta-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Online síncrona
9 09-10-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Online assíncrona
10 17-10-2024 (Quinta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Online síncrona
11 31-10-2024 (Quinta-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Online síncrona
Início: 17-07-2024
Fim: 31-10-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-127051/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 40 h
Local: em regime on-line