243

Educação na Europa: metodologias e práticas inovadoras turma B37T01

Apresentação

A partilha de experiências formativas ocorridas em contexto de intercâmbios europeus propicia oportunidades de desenvolvimento profissional a um número cada vez mais alargado de docentes, acrescentando conhecimento atual e significativo, numa preocupação coletiva e institucional. Contactar com outras realidades educativas e tendências pedagógicas, pela observação de práticas profissionais “in loco” e pela frequência de formação, leva a escola a desafiar-se a si própria, visando a melhoria, em olhares inovadores e interpelativos. A presente proposta de reflexão e prática dissemina duas experiências de mobilidade docente no âmbito do Programa Erasmus+/ Acreditação do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Bragança, decorridas no ano letivo de 2023-2024: 1- Atividade de Observação de práticas (Jobshadowing), no Collège Les Vallées du Paillon Roger Carlès, em Contes (Académie de Nice – França); 2- Curso estruturado: “Innovative Approaches to Teaching”, no International Training Centre, em Praga (Chéquia).

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

 Refletir sobre a diversidade, multiculturalismo e realidades sociais e pedagógicas heterogéneas que convivem na escola;  Conhecer novos ambientes educativos, sistemas e políticas de educação de outros países, com diferentes métodos e estratégias para abordar questões de currículo, de abertura cultural, promoção do espírito criativo e crítico e de igualdade, dmecanismos de apoio e inclusão;  Descobrir abordagens inovadoras em projetos de ensino e aprendizagem e na ação formativa;  Experimentar técnicas ativas, centradas no aluno, com recurso a ferramentas digitais abertas que se adequem a objetivos educacionais abrangentes e inclusivos, fomentando a criatividade, a metacognição e a implicação dos sujeitos na resolução de tarefas;  Promover dinâmicas de aprendizagem interpares que aprofundem o trabalho colaborativo e as competências pessoais e profissionais para motivar, orientar e avaliar eficazmente;  Integrar os conhecimentos no quotidiano escolar de modo inovador, motivador e democrático.

Conteúdos

Jobshadowing na escola francesa Collège Roger Carlès, em Contes 1. Práticas de organização  Direção; Horários e cursos (gerais, profissionais, percursos alternativos); Vida escolar; Unidades de apoio; Substituições, sala de estudo, trabalhos de casa; 2. Observação de práticas letivas e não letivas  Organização de tempo, espaço de aula e rotinas; Estratégias/ metodologias; Registos e recursos; Disciplina de opção; Coro; Apoio a alunos com dificuldades; 3. Estruturas e práticas de apoio à vida escolar 4. Centro de Documentação e Informação/ Biblioteca  Organização do espaço, horários, recursos e serviços; Atividades; Biblioterapia; 5. Projetos culturais no quotidiano escolar  Cheque-cultura; Teatro local; Concursos; Jornal digital 6. Preparação de mobilidade com alunos do Collège a Bragança “Abordagens inovadoras no ensino” 1 – Competências do Século XXI 2 – Pensamento crítico e criativo, como pode ser desenvolvido? – Atividades 3 – Aprendizagem Baseada em Tarefas 4 – Ludificação/ Gamificação – Técnicas e dinâmicas de jogos em sala de aula 5 – Utilização de aplicações online na sala de aula 6 – Ensino Híbrido - Aula Invertida 7 – Metacognição – ensinar os alunos a aprender 8 – As TIC como ferramenta para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento criativo e crítico – Digital Storytelling 9 – Tendências modernas na avaliação formativa 10 – Educação entre pares – estratégias de ensino colaborativo Os docentes são envolvidos ativamente na reflexão sobre os conteúdos apresentados e as experiências partilhadas, discussão de estratégias e dinâmicas de grupo e em atividades práticas com recursos físicos ou ferramentas e aplicações digitais.

Metodologias

Os docentes são envolvidos ativamente na reflexão sobre os conteúdos apresentados e as experiências partilhadas, discussão de estratégias e dinâmicas de grupo e em atividades práticas com recursos físicos ou ferramentas e aplicações digitais.

Modelo

Avaliação da ação feita através do preenchimento de um questionário on-line.

Observações

Referências https://www.clg-roger-carles.ac-nice.fr/ https://www.itc-international.eu/erasmusplus/innovative-approaches-to-teaching

Formador

Margarida Peixoto Marques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-07-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 17-07-2024
Fim: 17-07-2024
Acreditação: CDCP11-2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: no Agrupamento de Escolas Miguel Torga