Oficina My Teacher 2024/2025 turma C03T01

Apresentação

A Escola Ciência Viva para professores é uma oficina de formação de 50 horas, com 25 sessões presenciais conjuntas, específica do grupo 110, que integra o programa Escola Ciência Viva de Bragança. Ao longo de seis anos de implementação, de 2018 a 2024, do Curso de Formação Escola Ciência Viva para Professores (25 horas) sentiu-se a necessidade de aumentar as horas de trabalho individual numa oficina de formação de 50 horas. A Escola Ciência Viva, é um programa da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica adaptado e implementado no Centro Ciência Viva de Bragança (CCVB) desde 2018. Os alunos de 3º e 4º ano, do concelho de Bragança, e os seus professores frequentam esta Escola durante uma semana, realizando várias atividades orientadas segundo a metodologia Inquiry Based Science Education (IBSE). Os alunos realizam as atividades orientadas pelos técnicos e professores do CCVB, os seus professores frequentam, em simultâneo, a oficina de formação adquirindo e aperfeiçoando as suas metodologias em sala de aula, nomeadamente na aprendizagem das ciências através da investigação. Um modelo de formação inovador realizado em contexto de trabalho, baseado no trabalho de grupo, observação de aulas e partilha de conhecimentos, e que conta com a participação dos próprios alunos.

Destinatários

Professores do Grupo 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110.

Objetivos

- Participar ativamente na organização e realização do projeto nacional Escola Ciência Viva no Centro Ciência Viva de Bragança; - Compreender o conceito de Aprendizagem Ativa; - Refletir sobre diferentes abordagens de aprendizagem ativa tais como: Team Based Learning (TBL), Problem Based Learning (PBL), Projet Based Learning (PBL), Instrução por Pares, Estudo de Casos, Gamificação, Sala de Aula Invertida, Buzz-discussão em grupo; - Conhecer e aplicar a metodologia IBSE (Inquiry Based Science Education) com um grupo de alunos do 3º e/ou 4ºano do ensino básico; - Promover a partilha de conhecimentos e experiências e o trabalho de grupo entre professores; - Organizar e aplicar atividades no âmbito da metodologia IBSE dirigidas a alunos de 1ºciclo;

Conteúdos

- Programa Escola Ciência Viva: Escola Ciência Viva para alunos e professores - 2 horas - Conceito de Aprendizagem Ativa e diferentes abordagens: Team Based Learning (TBL), Problem Based Learning (PBL), Projet Based Learning (PBL), Instrução por Pares, Estudo de Casos, Gamificação, Sala de Aula Invertida, Buzz-discussão em grupo- 2:30 horas - Aplicação de abordagens de aprendizagem ativa em atividades práticas: como alunos e como professores; com os temas Catástrofes Naturais e Antrópicas e Alterações do Sistema Climático; Sucessões ecológicas; Rochas, Minerais e Solo. 8:00h - A metodologia IBL (Inquiry Based Learning) no ensino das Ciências - 1 horas - Idealização e aplicação de uma atividade IBL: My teacher conteúdo a definir pelo formando – 7:30h - Atividades IBL da Escola Ciência Viva: observação de atividades desenvolvidas pelas professoras do CCVB e elaboração dos registos dos alunos- 2 horas - Avaliação de projetos - 2 horas

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, a saber: A) Participação na ação: • Envolvimento na ação- 25% B) Trabalhos/produtos desenvolvidos • Planos de atividade (modelo da Escola Ciência Viva) – 25% • Ficha do aluno- 10% • PPT: Apresentação Final- 10% C) Aula desenvolvida com os alunos de 4ºano pela metodologia IBL – 30%

Modelo

A ação será avaliada através do preenchimento de um questionário on-line por parte dos formandos.

Bibliografia

Ministério da Educação. Aprendizagens Essenciais no Ensino Básico, 2018. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basicoSaltiel, Edith. Inquiry-Based Science Education: Applying in the Classroom Methodological Guide. Disponível em: http://www.cienciaviva.pt/projectos/pollen/guia.pdf .Worth, Karen; Duque, Mauricio; Saltiel, Edith. Designing and Implementing Inquiry-Based Science Units for Primary Education. Disponível em:https://www.fondation-lamap.org/sites/default/files/upload/media/Guide_Designing%20and%20implementing%20IBSE_final_light.pdfMargus Pedaste, Mario Mäeots, Leo A.Siiman, Tonde Jong, Siswa A.N.van Riesen, Ellen T.Kamp, Constantinos C.Manoli, Zacharias C.Zacharia, EleftheriaTsourlidaki. Phases of inquiry-based learning: Definitions and the inquiry cycle. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1747938X15000068?via%3DihubUnversidade do Minho, IDEADIGITAL#33: Glossário de Abordagens de Aprendizagem Ativa em: https://idea.uminho.pt/pt/ideadigital/entradas/Paginas/entrada33.aspx

Formador

Maria Alexandra da Costa Vaz

Filomena Augusta Pinto Gomes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-09-2024 (Terça-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
2 21-09-2024 (Sábado) 08:30 - 12:30 4:00 Presencial
3 21-09-2024 (Sábado) 13:30 - 17:30 4:00 Presencial
4 04-10-2024 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
5 05-10-2024 (Sábado) 08:30 - 12:30 4:00 Presencial
6 05-10-2024 (Sábado) 13:30 - 17:30 4:00 Presencial
7 17-06-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 17-09-2024
Fim: 17-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127597/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Centro Ciência Viva de Bragança