Modelação 3D com Tinkercad turma PAE03T01
Apresentação
A inclusão do digital na educação é uma realidade nos dias de hoje. A integração de tecnologias digitais no processo de ensino, possibilita que este se torne mais dinâmico e acessível. Além disso, a personalização das aprendizagens, o trabalho colaborativo e a autonomia dos alunos são alguns dos benefícios proporcionados por essa abordagem. Os professores precisam de adquirir competências para o uso eficiente das tecnologias digitais, como, por exemplo, a criação de iobjetos 3D. O Tinkercad permite que os alunos criem e personalizem objetos em 3D de forma intuitiva, estimulando, desta forma, a criatividade e o pensamento espacial. Para além disso, o Tinkercad permite que os alunos apliquem conceitos teóricos em projetos práticos, desenvolvendo competência em design, modelagem 3D e eletrónica. Assim, pretende-se, com esta formação, que os docentes adquirem competência que lhes permitam explotar as funcionalidades do Tinkercad em contexto educativo.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 240, 530, 550 e 600
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 240, 530, 550 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 240, 530, 550 e 600.
Objetivos
- Dominar a interface e as ferramentas básicas do TinkerCAD. - Criar modelos 3D simples a partir de formas básicas. - Aplicar técnicas de modelação mais complexas, como modelação por extrusão, modelação por revolução e modelação por varredura. - Modificar e refinar modelos 3D usando ferramentas de edição e modelagem. - Preparar modelos 3D para impressão 3D. - Introduzir conceitos básicos de design 3D.
Conteúdos
1 - Introdução ao TinkerCAD (5 horas) - Introdução à modelação 3D e à plataforma TinkerCAD. - Interface e ferramentas básicas do TinkerCAD. - Criar formas básicas em 3D. - Mover, copiar e rotacionar objetos em 3D. - Agrupar e desagrupar objetos em 3D. 2 - Modelação Básica com TinkerCAD (10 horas) - Técnicas de modelação por extrusão. - Modelação por revolução. - Modelação por varredura. - Ferramentas de edição e modelagem. - Modificar e refinar modelos 3D. - Criar modelos 3D mais complexos. 3 - Preparação para Impressão 3D (5 horas) - Conceitos básicos de design para impressão 3D. - Preparar modelos 3D para impressão 3D. - Exportar modelos 3D para formatos de impressão 3D. - Solucionar problemas de impressão 3D. 4 - Conceitos Básicos de Design 3D (5 horas) - Princípios básicos de design 3D. - Criar designs 3D funcionais e estéticos. - Utilizar o TinkerCAD para criar projetos de design 3D.
Metodologias
A formação será ministrada em formato online, através de uma plataforma de ensino à distância (Moodle). A plataforma disponibiliza diversos recursos didáticos, como videoaulas, exercícios práticos, fóruns de discussão e materiais de apoio. Nos momentos síncronos: - Método predominantemente afirmativo (variante expositivo aberto) e interrogativo na explicitação dos conteúdos; - Será seguido um método demonstrativo experimental nos exercícios práticos realizados, com execução dos programas explicada passo a passo. Nos momentos assíncronos: - Realização de tarefas propostas para aplicação dos conhecimentos, com disponibilidade constante do formador para apoio individualizado.
Avaliação
Os formandos serão classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho 4595/2015 de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação, com base na participação e empenho demonstrados, bem como no trabalho produzido, assim distribuídos: - Participação individual/grupo - relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes-rigor pertinência e clareza das intervenções - interesse/motivação/iniciativa 40% - Produção de trabalho/material com intervenção direta no contexto educativo 50% - Reflexão Crítica, entrega atempada, correção formal, rigor no conteúdo de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo formador, em conformidade com o regulamento interno do CFAEBN 10%
Bibliografia
BRYANT, Shaun (2018), Tinkercad for Dummies, John Wiley & Sons inc
Formador
José António da Silva Madalena
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 05-02-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 05-02-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Online assíncrona |
4 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Online assíncrona |
6 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Online assíncrona |
8 | 19-03-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
9 | 19-03-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Online assíncrona |
10 | 26-03-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
11 | 26-03-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Online assíncrona |
12 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
13 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Online assíncrona |
14 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |