O AEMD e a sua região envolvente turma C04T01
Apresentação
Conhecer o contexto físico, social e cultural em que vivem muitos dos seus alunos revela-se de especial importância para que os docentes possam desenvolver estratégias de aprendizagem mais eficientes. O contacto in loco com este contexto, permitirá aos docentes, sobretudo aos que estão pela primeira vez a lecionar no AEMD, conhecer aquela realidade.. Ao mesmo tempo os professores terão oportunidade de aprofundar conhecimentos dentro das áreas culturais selecionadas, bem como criar um substrato para outras hipóteses de trabalho.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Apresentar a parte do ambiente rural em que vivem muitos dos alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro; - Abrir perspetivas para hipóteses de trabalho (inventários, entrevistas, recolhas...); - Refletir sobre as microculturas e os micros habitats; - Conciliar a língua mirandesa com o ambiente em que é falada; - Motivar os participantes para a comunicação em mirandês; - Facultar outras formas aproveitamento dos recursos educativos locais, criando possibilidades de realização de visitas de estudo.
Conteúdos
- Os frescos da capela de Santa Cruz em Vila Chã e os frescos da capela de Santo Cristo em Picote; - As obras de arte existentes em Vila Chã e o período histórico em que Diogo de Teive foi cónego nesta paróquia; - A evolução da escrita e da fala da Língua Mirandesa; - A paisagem geológica característica das Arribas do Douro; - Visita ao Ecomuseu da associação Frauga em Picote; - A importância desta associação na valorização ambiental e do património rural.
Metodologias
Os formandos farão uma visita a alguns locais do concelho de Miranda do Douro, com exposição, in loco, sobre as suas características físicas, sociais e culturais
Modelo
Os formandos farão a avaliação da ação através do preenchimento de um formulário disponível on-line.
Formador
Fernando Pires Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-09-2024 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |