Práticas de avaliação formativa na aprendizagem da Matemática: Diversificação dos processos de recolha de informação turma C06T01
Apresentação
A avaliação, a aprendizagem e o ensino são três processos pedagógicos incontornáveis e fundamentais que devem ser devidamente compreendidos por todos os intervenientes nos sistemas educativos (e.g., docentes, gestores escolares, decisores políticos, encarregados de educação). A avaliação, em qualquer nível de ensino, só fará real sentido se estiver fortemente articulada, ou mesmo integrada, com o ensino e com a aprendizagem. A avaliação não pode nem deve ser encarada como um processo isolado ou desligado do currículo e do desenvolvimento curricular. Nestes termos, as conceções e práticas de avaliação estão intimamente associadas às conceções curriculares e, concomitantemente, às conceções que se sustentam acerca do ensino e da aprendizagem. Isto significa que o entendimento que temos sobre a educação, em geral, e sobre o papel das escolas, assim como as nossas ideias sobre a aprendizagem e o ensino, influenciam fortemente o que pensamos acerca da avaliação das aprendizagens e das suas práticas. Estas são ideias que deverão orientar as tomadas de decisão a qualquer nível dos sistemas educativos, desde o nível político, passando pelo nível da administração da educação, até ao nível pedagógico no contexto das escolas e das salas de aula (Fernandes, 2021a). No contexto de mudanças significativas ao nível da gestão do currículo, nomeadamente com a implementação das novas aprendizagens essenciais de matemática e face à necessidade de apoiar os professores e as escolas no processo de melhoria das práticas de avaliação pedagógica, foi delineada esta formação de curta duração sobre a Avaliação pedagógica. Visa contribuir para um incremento das competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação das aprendizagens por parte dos professores de matemática, apoiar e acompanhar o desenvolvimento de materiais pedagógicos e didáticos em torno de práticas de avaliação formativa e processos de recolha de informação. Desta forma pretende-se trabalhar com as docentes situações práticas que possam operacionalizar em contextos diferenciados.
Destinatários
Docentes do Grupo 500
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
-Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais, nomeadamente as novas aprendizagens essenciais de matemática; -Promover práticas de avaliação formativa, promovendo tempos de trabalho disciplinar, em plataformas digitais e colaborativas como a Classroom; -Desenvolver processos de regulação personalizada de avaliação formativa, recorrendo à diversificação de recolha de informação e atendendo às necessidades de diferenciação pedagógica; - Incrementar práticas de avaliação conscientemente orientadas para a promoção do sucesso escolar a partir de um paradigma de avaliação formativa. -(Re)Conhecer as mais-valias das plataformas e das tecnologias digitais ao serviço da avaliação.
Conteúdos
(i) Natureza e fundamentos da avaliação. (ii) Práticas de avaliação pedagógica (formativa e sumativa); (iii) Feedback: natureza, distribuição e utilização pelos alunos e professores; (iv) Aprendizagens Essenciais de matemática, critérios de avaliação, descrição de níveis de desempenho e Standards; (v) Diversificação de processos de recolha de informação; (vi) Integração de plataformas e ferramentas digitais na avaliação pedagógica.
Metodologias
Workshop - Exploração e resolução de problemas
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um formulário disponível on-line.
Formador
Francisco de Assis Leite da Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-10-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |