Deteção Precoce- Sinais de alarme no desenvolvimento infantil turma C07T01

Apresentação

A Equipa Local de Intervenção Precoce (ELI) de Mogadouro e o Núcleo de Supervisão Técnica do distrito de Bragança vão realizar uma ação de sensibilização dirigida a profissionais de educação no Agrupamento de Escolas de Mogadouro, no sentido de alertar para a importância da intervenção precoce na infância. Esta Equipa de Intervenção Local está integrada no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), criado pelo Decreto-Lei lei 281/2009 de 6 de outubro, o qual visa o apoio às crianças entre os 0 e os 6 anos, com alterações na estrutura e funções do corpo, ou com risco de atraso de desenvolvimento, bem como às respetivas famílias, cujo contexto educativo está integrado nos concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta. Trata-se de uma equipa pluridisciplinar, com funcionamento transdisciplinar assente em parcerias institucionais, integrando representantes dos Ministérios do Trabalho e Solidariedade Social, da Saúde e da Educação. A ELI engloba, assim, um vasto leque de profissionais, nomeadamente médico, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e educadores de infância, que avaliam, apoiam e implementam estratégias capazes de contribuir para o desenvolvimento harmonioso das crianças e das suas famílias. Para um cabal cumprimento dos objetivos de intervenção precoce é de primordial importância a deteção e sinalização das crianças elegíveis o mais cedo possível, de modo a aproveitar as janelas de oportunidade inerentes à plasticidade cerebral das crianças em crescimento. Nesse sentido continuamos a promover ações de sensibilização dirigidas a profissionais de educação e outros, procurando uma melhor e mais atempada resposta às necessidades.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

-Dar a conhecer a organização/funcionamento do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) - Sensibilizar os profissionais da educação, para a importância da Intervenção Precoce na Infância; - Alertar os profissionais para a deteção e sinalização precoce das crianças elegíveis - Compreender o funcionamento/dinâmica da ELI de Mogadouro;

Conteúdos

1. Organização/funcionamento do SNIPI 1.1. Definição de IPI; 1.2. Organização do SNIPI 1.3. Funcionamento do SNIPI. 2. Desenvolvimento da criança 2.1. Neurodesenvolvimento 2.2. Perturbações do Neurodesenvolvimento 2.3. Sinais de alarme no desenvolvimento infantil dos 0 aos 5 anos 2.4. Importância da deteção precoce- 3. ELI Mogadouro 3.1. Constituição 3.2. Abrangência 3.3. Funcionamento/dinâmica de intervenção 4. Procedimentos de articulação entre o SNIPI e o Regime Jurídico da Educação Inclusiva.

Metodologias

Palestra - comunicação teórica

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário.

Observações

Referências Decreto-lei 281/2009 de 6 de 0utubro. Direção Geral da Saúde (2013). Programa Nacional de Saúde Infantil, Escala de Avaliação do Desenvolvimento de Mary Sheridan Modificada, Escala de Sinais de Alarme. Carvalho, L., Almeida, I. C., Felgueiras, I., Leitão, S., Boavida, J., Santos, P. C., …, & Franco, V. (2016). Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância: Um Guia para Profissionais. Coimbra: Associação Nacional de Intervenção Precoce.

Formador

Lurdes Cristina Rodrigues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-10-2024 (Quinta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 03-10-2024
Fim: 03-10-2024
Acreditação: CDCP04-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: no Agrupamento de Escolas de Mogadouro