Educação Inclusiva – Medidas Universais – quando, como e para quem? turma C08T01

Apresentação

Um ambiente educativo inclusivo é algo que se constrói diariamente, e ações de sensibilização como esta são fundamentais para que todos se sintam parte da comunidade escolar, comprometido com o que se quer que a escola seja: um lugar onde todos são respeitados. A educação inclusiva vai além de adotar algumas metodologias; trata-se de criar uma cultura de acolhimento e respeito pelas diferenças, promovendo uma aprendizagem significativa para todos, num caminho de sucesso para TODOS.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Compreender o enquadramento da Educação Inclusiva, no que respeita às medidas universais e as principais mudanças que a mesma implica; • Conhecer a metodologia da Intervenção Multinível, principais significados e propósitos; • Familiarizar-se com o Desenho Universal para a Aprendizagem: seus contributos e potencialidades na aplicação de Medidas Universais; • Entender os objetivos específicos do Centro de Apoio à Aprendizagem.

Conteúdos

- Contextualização da Educação Inclusiva - Enquadramento legal: Princípios orientadores e impacto nas práticas educativas. - Desenho Universal para a Aprendizagem – Contributos e potencialidades - Intervenção Multinível: Características essenciais; Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão e o Processo de Avaliação à Intervenção. - Centro de Apoio à Aprendizagem: Características essenciais e objetivos específicos no suporte à construção de uma educação Inclusiva.

Metodologias

Palestra - comunicação teórica

Modelo

Os formandos farão a avaliação da ação através do preenchimento de um formulário on-line

Formador

Maria Rosalina Afonso Rodas Veiga

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-09-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 25-09-2024
Fim: 25-09-2024
Acreditação: CDCP05-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: no Agrupamento de Escolas Miguel Torga