A arte no terceiro ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário- estratégias de ensino. turma PAE10T01
Apresentação
A arte é uma linguagem universal que transcende fronteiras culturais e linguísticas. Ao estudar arte, mergulha-se na história, na política, na religião e na filosofia de diferentes épocas e sociedades. Com este curso, pretendemos trabalhar a interdisciplinaridade entre os três grupos disciplinares - História, Português e Filosofia, de forma a encontrar pontos de contacto entre eles e entre estes e a arte, na intenção de a encontrar as melhores formas de abordar as aprendizagens essenciais de cada uma das disciplinas. Sendo a arte uma disciplina autónoma, tal como as restantes disciplinas que integram este curso, podem complementar-se nas abordagens pois as aprendizagens essenciais das três disciplinas/grupos disciplinares exigem conhecimentos de arte e de história da arte.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 400 e 410
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 400 e 410. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 400 e 410.
Objetivos
- Proporcionar formação na área da História da Arte aos docentes de História, Português e Filosofia. Como as aprendizagens essenciais destes grupos abordam a arte e o contexto em que foi produzida, pretende-se que os docentes fiquem munidos de conhecimentos e de bibliografia específica sobre os temas a tratar para melhor conseguirem motivar os seus alunos tornando as suas aprendizagens mais significativas. Durante a formação, pretendemos abordar as manifestações artísticas de uma forma cronológica, partindo do mundo clássico até à época contemporânea e sempre pondo em evidencia as dinâmicas subjacentes.
Conteúdos
A arte grega: (3 horas) A arquitetura: As ordens arquitetónicas, um sistema racional de construção. A escultura, o homem em todas as suas dimensões. A cerâmica e a pintura a fresco. A arte romana: (2 horas) A arquitetura, entre o belo, o útil e a grandiosidade, o urbanismo. A escultura, individualismo, realismo e idealização. A pintura e o mosaico. A arte românica: (2 horas) A hegemonia da arquitetura religiosa: a igreja românica, unidade e diversidade do românico. A escultura românica, os poderes da imagem. A pintura e o papel da cor no templo românico. A arte muçulmana em território europeu e no distrito de Bragança. A arte gótica: (2 horas) Arquitetura- a catedral a representação do divino no espaço. Deus é luz. O gótico em Portugal. O manuelino entre a Idade Média e o tempo novo. A escultura, a humanização do céu. A Itália e a Flandres, a revolução pictórica. A arte do Renascimento: (2 horas) A arquitetura, a metáfora do universo. A escultura e os grandes criadores do movimento. A pintura enquanto exercício intelectual. O maneirismo (2 horas) O anticlassicismo e a subjetividade A escultura e a pintura. A arte barroca: (2 horas) A arquitetura- o palco que é o mundo, a sensibilidade/razão; a arte e o poder, a busca da fantasia e do movimento. A escultura, sobre o signo do pathos, a teatralidade dos movimentos e dos gestos. A pintura, a irracionalidade, a ânsia de novidade a exuberância e os contrastes. A arte neoclássica: (2 horas) O urbanismo da Baixa Pombalina. A escultura neoclássica , a arte de A. Canova e de J. José de Aguiar A pintura, a Morte de Marat (David). A arte romântica: (2 horas) A natureza vista como universo idealizado onde o artista procura inspiração e refúgio. Eugène Delacroix, Domingos Sequeira e Tomás da Anunciação). A Arte dos séculos XIX e XX (4 horas) Naturalismo e modernismo. (O surrealismo, o fauvismo, o expressionismo, o dadaísmo, o cubismo e o futurismo, a arte conceptual; a arte portuguesa dos anos 60). Avaliação: Avaliação dos formandos e da formação (2 horas).
Metodologias
A formação decorrerá on-line, ao longo de oito sessões. Como é uma formação aberta a três grupos disciplinares, é necessário proceder a uma abordagem à arte produzida ao longo dos tempos, insistindo-se na arte e cultura clássicas e contemporâneas e na arte e cultura nacional e regional sempre que possível. A formação começará com um teste de diagnóstico e terminará com um outro teste que revele as aprendizagens conseguidas. Durante as sessões os docentes, em trabalho de grupo, farão trabalhos onde evidenciarão formas de tratamento de temas relacionados com a arte e os programas das respetivas disciplinas.
Avaliação
A avaliação dos formandos processar-se-á em conformidade com o regulamento interno do CFAEBN nos seus artigos 62.º, 63.º, 64.º, 65.º e 66.º. 40%- Participação Indiv./Grupo - relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes-rigor pertinência e clareza das intervenções - interesse/motivação/iniciativa. 60% para a produção de trabalhos e materiais com intervenção direta no contexto educativo. - Qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos desenvolvidos, conhecimentos científicos e apresentação do trabalho e/ou materiais. - Reflexão Crítica, entrega atempada, correção formal, rigor no conteúdo de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo formador.
Bibliografia
ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de e BARROCA, Mário Jorge, O Gótico, Editorial Presença, 2002.ARNHEIM, Rodolf, O poder do Centro, arte e comunicação, edições 70, 2001.CHOAY, Françoise, Alegoría del Património, Editorial Gustavo GIL (GG) Barcelona, 2007.ECO, Umberto, Idade Média..., Publicações D. Quixote, 2011.RECHT, Roland, Pensar el Património, Abada Editores, Madrid, 2014.
Formador
Fernando Pires Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 26-11-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 30-11-2024 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 03-12-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
9 | 10-12-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |