Programar com Python em contexto educativo turma PAE01T02
Apresentação
O pensamento computacional e a capacidade de resolver problemas integram as competências dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, plasmadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas aprendizagens essenciais de disciplinas das áreas disciplinares de Matemática e Informática. Nesse sentido, é necessário formar docentes destas áreas disciplinares numa linguagem de programação que se tornou muito relevante nos últimos anos e que permite evoluir desde um nível de iniciação até à criação de aplicações em diversos aspetos da computação. Pretende-se adotar uma sequência lógica na análise e resolução dos problemas, com base nos fundamentos associados à lógica da programação e utilizando componentes estruturais da programação. Pretende-se ainda estimular a criatividade dos formandos na criação dos produtos (jogos, animações, etc.), utilizando um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) Python.
Destinatários
Professores dos Grupos 500, 550
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 500, 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 500, 550.
Objetivos
No final deste curso, os formandos devem estar aptos a: - Utilizar as estruturas de leitura e escrita no Python; - Utilizar as estruturas de seleção no Python; - Utilizar as estruturas de repetição no Python; - Criar funções no Python; - Manipular listas, tuplas e arrays em Python; - Manipular strings em Python; - Utilizar algumas das bibliotecas padrão do Python (OS, datetime, random, math, etc); - Utilizar algumas das principais bibliotecas adicionais no Python (NumPy, Turtle, Matplotlib); - Verificar a sintaxe e a correção formal de um programa em Python.
Conteúdos
- Instruções de leitura e escrita em Python; - Tipos de dados e de variáveis em Python; - Formatação da leitura e escrita em Python; - Estruturas de seleção em Python; - Estruturas de repetição em Python; - Criação de funções em Python; - Utilização de bibliotecas e módulos padrão do Python; - Manipulação de strings em Python; - Listas, tuplas e arrays em Python; - Utilização do pacote NumPy; - Criação de gráficos com o Matplotlib; - Criação de animações com a biblioteca Turtle.
Metodologias
Nos momentos síncronos: - Método predominantemente afirmativo (variante expositivo aberto) e interrogativo na explicitação dos conteúdos; - Será seguido um método demonstrativo experimental nos exercícios práticos realizados, com execução dos programas explicada passo a passo. Nos momentos assíncronos: - Realização de tarefas propostas para aplicação dos conhecimentos, com disponibilidade constante do formador para apoio individualizado.
Avaliação
Os formandos serão classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho 4595/2015 de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, com base na participação e empenho demonstrados, bem como no trabalho produzido, assim distribuídos: - Participação individual/grupo - relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes-rigor pertinência e clareza das intervenções - interesse/motivação/iniciativa 25% - Produção de trabalho/material com intervenção direta no contexto educativo 50% - Reflexão Crítica, entrega atempada, correção formal, rigor no conteúdo de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo formador, em conformidade com o regulamento interno do CFAEBN 25%
Bibliografia
VASCONCELOS, José Braga (2015), Python Algoritmia e Programação Web, FCA EditoraCOSTA, Ernesto (2015), Programação em Python - Fundamentos e Resolução de Problemas, FCA Editora
Formador
José António da Silva Madalena
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-10-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 31-10-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |
3 | 31-10-2024 (Quinta-feira) | 19:30 - 21:00 | 1:30 | Online assíncrona |
4 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |
5 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 19:30 - 21:00 | 1:30 | Online assíncrona |
6 | 14-11-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |
7 | 14-11-2024 (Quinta-feira) | 19:30 - 21:00 | 1:30 | Online assíncrona |
8 | 21-11-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |
9 | 21-11-2024 (Quinta-feira) | 19:30 - 21:00 | 1:30 | Online assíncrona |
10 | 28-11-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
11 | 29-11-2024 (Sexta-feira) | 19:30 - 21:00 | 1:30 | Online assíncrona |
12 | 05-12-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
13 | 06-12-2024 (Sexta-feira) | 19:30 - 21:00 | 1:30 | Online assíncrona |
14 | 12-12-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |