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A Inteligência Artificial e o bem-estar digital: ferramentas digitais e tecnológicas - como e quando utilizar? turma C11T01

Apresentação

Se por um lado, a tecnologia digital e a inteligência artificial estão cada vez mais presentes na vida das escolas, por outro lado, são cada vez mais as chamadas de atenção para o uso excessivo dos telemóveis, computadores e/ou smartphones. Esta ação reflete a dupla reflexão, com base na frequência de cursos estruturados Erasmus+: duas ações de formação relacionadas com o uso da IA na educação e uma relacionada com o bem-estar digital (no âmbito da acreditação do Agrupamento de Escolas Miguel Torga e do Consórcio do CFAE Bragança Norte). Com a incontornável e cada vez maior presença da IA, questiona-se a eventual diminuição do poder criativo e das habilidades sociais na sala de aula. É, no entanto, possível cultivar a colaboração, a criação e o pensamento crítico em projetos que envolvem a utilização da IA, por exemplo, aplicações interativas de Inteligência Artificial e Narrativa Digital (como animação em stop motion, e-books, banda desenhada), combinadas com o design e a produção de cenários de aprendizagem nos quais os alunos serão envolvidos criativamente. Os novos desafios que a escola enfrenta com o bem-estar digital trazem igual preocupação interventiva: pretende-se preparar os agentes educativos para assumir a responsabilidade de proteger o bem-estar dos alunos, aumentar a sua consciencialização sobre os seus hábitos digitais e sobre os mecanismos algorítmicos da economia da atenção que afetam as suas vidas. A utilização pedagógica de IA e de TIC promove a Inclusão e a Diversidade, atendendo a todos os tipos de alunos: visual, auditivo, cinestésico, etc. – portanto, ninguém fica de fora. A criatividade colaborativa é estimulada, pois está presente na criação de um modelo material que é a base de um produto final em formato digital. Esta ação pretende, assim, contribuir para repensar a ideia de que a IA diminui a criatividade dos alunos. Podemos utilizar a IA em ambientes educacionais para personalizar a aprendizagem, adaptando conteúdos às necessidades e aos ritmos dos alunos. Também o curso Digital Wellbeing: A New Challenge for Teachers and Students apresentou um conjunto de atividades a promover em sala de aula e iniciativas escolares para sensibilizar os alunos para os efeitos da tecnologia digital nas suas vidas, para os ajudar a assumir o controlo do seu bem-estar digital.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Evidenciar o desenvolvimento da criatividade como base para a utilização da IA; - Dar a conhecer potencialidades da Inteligência Artificial em contexto de sala de aula; - Oferecer apoio a alunos com necessidades especiais, adaptando recursos e métodos de ensino para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades; - Criar condições para discussão dos aspetos positivos e negativos da utilização das tecnologias de forma segura, aberta e sem julgamentos na sala de aula; - Sensibilizar os alunos para os potenciais danos da utilização das tecnologias; - Orientar os alunos para reconhecerem hábitos digitais com impacto negativo no seu bem-estar; - Promover ações, na escola, para a utilização das tecnologias de forma responsável.

Conteúdos

- As várias etapas do desenvolvimento de um trabalho colaborativo - O uso da Inteligência Artificial para desenvolver a criatividade em sala de aula - Ferramentas de IA para a educação: apps e sites - Bem-estar digital: um novo desafio para professoress e alunos - Economia da atenção: ameaça do bem-estar digital - Benefícios vs potenciais malefícios para o bem-estar digital - Mudança de paradigma: promoção do bem-estar digital - Iniciativas a nível da escola.

Metodologias

Palestra de divulgação com a apresentação de alguns exemplos práticos.

Modelo

A formação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line

Anexo(s)

Cartaz

Formador

Margarida Peixoto Marques

Silvia Paula Vasco Gonçalves da Costa Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-10-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 16-10-2024
Fim: 16-10-2024
Acreditação: CDCP08-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: no Agrupamento de Escolas Miguel Torga