VOZ CRIATIVA, LEITURA COOPERATIVA - inteligência emocional e expressão oral diversificada turma PAE06T01
Apresentação
A Escola precisa de novas formas de lidar com a complexa realidade comportamental e emocional que a desafia todos os dias. O ritmo galopante de atividades e conteúdos, o excesso de estímulos externos e a iliteracia emocional, não favorecem a calma interior necessária a uma interação tranquila entre alunos e professores. O respeito, por si e pelo outro, parece inalcançável e as naturais capacidades empáticas dos indivíduos definham com o aumento de stress ambiental. As funções "pensar" e "sentir" ficam distorcidas e criam mais entropia. Esta ação fornece aos professores instrumentos para lidarem com três necessidades essenciais ao sistema educativo: a) criar vínculos internos consistentes entre docentes e discentes; b) expressar e partilhar os universos interiores de cada um; c) relacionar o domínio da literatura, escrita e leitura, com a capacidade de pensar, sentir, imaginar e construir a perceção do mundo (individual e coletivo).
Destinatários
Professores dos Grupos 200,210,220,300,310,320,330,340 e 350
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200,210,220,300,310,320,330,340 e 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200,210,220,300,310,320,330,340 e 350.
Objetivos
Fornecer a teoria e prática para que professores/educadores possam: a) criar dinâmicas de grupo baseadas nas vantagens cooperativas (não competitivas) e promover as capacidades empáticas dos indivíduos. b) amplificar os talentos individuais e as competências sociais com base na expressão oral e corporal. c) desenvolver a imaginação sensível, a inteligência criativa e a autonomia percetiva. d) promover a autoavaliação e recriar a noção de autoria (voz externa e voz interna). e) recriar as noções de objetividade/subjetividade, realidade/ficção, com base nas ligações entre experiência literária e vida quotidiana. f) relacionar expressão racional, emocional e corporal. g) expandir a noção de identidade e a perceção de si e do outro.
Conteúdos
I (4 horas) - Tecnologia da Escrita e da Leitura: breve contextualização histórica. - Imaginação e Criatividade, introdução aos conceitos chave: Imaginação Sensível, Inteligência Criativa, Sensorialização Verbal, Desprogramação Operacional. - Dinâmicas de Grupo (I) técnicas de interação efetiva. - Exercícios práticos introdutórios. - Elaboração de caderno de notas (acumulando para a reflexão final) - II (6 horas) - Significado e Sentido: dimensões abstratas e concretas do conhecimento. Exercícios. - Técnicas de Objetivação e Subjetivação criativa. Exercícios. - Dinâmicas de Grupo (II): técnicas de expressão, confiança e partilha - Introdução a Técnicas Específicas de Escrita e Leitura Sensorial Criativa: Imaginação Sensível, Tradução Sensorial, Transcrição Poética, Cromatização, Leitura Sonora Sincronizada (nível I). Exercícios individuais e a pares. - Elaboração de caderno de notas (acumulando para a reflexão final) III (2 Horas) - Significado e Sentido: dimensões Lúdicas e terapêuticas do conhecimento. Exercícios. - Introdução a Técnicas Específicas de Escrita e Leitura Operacional Criativa: Repetição omissão Afetiva, Substituição Seletiva, Musicalidade Verbal, Desconstrução rítmica e silábica, Prosódia e Expressão corporal sensitiva, Leitura Vogal/Consoante, Leitura Sonora Sincronizada (nível II) - Exercícios individuais, a pares e em grupo. - Elaboração de caderno de notas (acumulando para a reflexão final) IV - (2 Horas) - Sinestesias, Metáforas, Corpo e Sentido: produção e expressão de identidade sensorial. Exercícios. - Técnicas de Investigação Criativa Pré-conceitual. Exercícios. - Exercícios individuais, a pares e em grupo. - Elaboração de caderno de notas (acumulando para a reflexão final) V (5 Horas) - Leitura em voz alta Vs Performance Poética (prosa e poesia): técnicas de seleção, transformação e construção do material literário, técnicas de marcação de leitura performativa, técnicas de criação e coordenação coreográfica na leitura performativa. Exercícios. - Utilização de materiais performáticos, acústica e percussão corporal. - Leitura Sonora Sincronizada Combinada (nível III) e Leitura Criativa (seleção, expressão, articulação, sincronia, ritmo, melodia, gesto, som). Exercícios. - Dinâmicas de Grupo (III). Exercícios. - Elaboração de caderno de notas (acumulando para a reflexão final) - VI (6 Horas) Exercícios de Empatia Sonora e Coordenação em Grupo. Técnicas Avançadas de Escrita e Leitura Sensorial Criativa. Exercícios. Técnicas Avançadas de Observação Emocional. Exercícios. - Exposição final: reflexão individual (oral).
Metodologias
Sessões teórico-práticas. Resolução de casos práticos (individual e em grupo). Método expositivo, Socrático, Demonstrativo, Experimental.
Avaliação
Obrigatoriedade de participação em 2/3 das horas de formação. Classificação na escala de 1 a 10 conforme indicado na carta circular CCPFC- 3/2007 Setembro 2007 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente 5 a 6,4 valores Regular 6,5 a 7,9 valores - Bonn 8 a 8,9 valores Muito Bom 9 a 10 valores - Excelente Participação, atenção, disponibilidade, iniciativa, pertinência das intervenções - 40% Materiais produzidos e consciência sobre os mesmos. Exposição final, reflexão individual. - 60%
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através da resposta a um questionário on-line
Bibliografia
GALVÃO, Isabel e CABRITA, Sofia - Caderno de Práticas Teatrais para a Aprendizagem da Língua http://cpr.pt/wp- content/uploads/2020/06/Caderno-de-pr%C3%A1ticas-teatrais_Reduzido.pdfJean-Marc Lauret - Lart fait-il grandir lenfant ? Essai sur lévaluation de léducation artistique et culturelle.
Observações
A turma será constituída por 12 formandos.
Formador
Paulo Bento Baeta Condessa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-01-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 09-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
3 | 13-01-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 15-01-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 16-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
6 | 20-01-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 23-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
9 | 27-01-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
10 | 29-01-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
11 | 30-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online assíncrona |
12 | 03-02-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |