Teams e Escola Virtual – plataformas de suporte à aprendizagem turma C13T01

Apresentação

A suite do Office 365, contratualizada pelo Agrupamento, integra o Microsoft Teams, que é uma aplicação de informação e colaboração criada para trabalho híbrido, e a plataforma da Escola Virtual são dois instrumentos de uso generalizado pelos docentes do AEAB. No entanto, a diversidade, a transformação que estes têm registado, em parte impulsionada pela integração da Inteligência Artificial implica uma atualização permanente dos docentes. Além disso, a intensa mobilidade verificada no corpo docente exige que aqueles que estavam habituados a outras plataformas de ambientem naquela que foi escolhida e que deve ser o meio privilegiado de contacto com alunos e docentes. Por estes motivos, considera-se que esta é uma sessão formativa de atualização e desenvolvimento de conhecimentos sobre as duas plataformas, com enfoque nas valências que permitirão diversificar de estratégias educativas, proporcionar um feedback que não seja demasiado penalizador para o docente em termos de tempo, facilitar a organização de materiais e a planificação de atividades e projetos, rentabilizar tempo recorrendo a recursos existentes ou à adaptação dos mesmos. O Teams e as plataformas das editoras estão disponíveis e apresentam potencialidades que não devem ser ignoradas, porque contribuem para o incremento da colaboração, melhoram a organização e ajudam no desenvolvimento de competências. Além disso, estando disponíveis e permanentemente em atualização, é fundamental que os docentes conheçam as alterações efetuadas para poderem ajuizar sobre a sua aplicabilidade e interesse nas suas práticas educativas

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- reconhecer as potencialidades das plataformas de suporte à aprendizagem; - incrementar o espírito de partilha entre pares; - diminuir o peso burocrático do trabalho docente através da utilização de sistemas automáticos de recolha de dados; - agilizar procedimentos de avaliação, feedback e recolha de dados; - incentivar a utilização das diferentes valências das plataformas abordadas.

Conteúdos

Teams - Criação de equipas selecionando o tipo; - Exploração dos itens de menu (Reflect, Insights, Ficheiros) - Adição e análise das potencialidades de aplicações (Onenote; Project plan) - Organização de materiais de estudo - Ficheiros; Canais; Trabalho escolar - Caderno do aluno – potencialidades (trabalho individual e colaborativo, biblioteca de conteúdos, área privada do professor) - Organização do estudo e avaliação - Trabalho escolar; atribuição de tarefas; rubrica e feedback; aceleradores de aprendizagem (progressão da leitura, da pesquisa e da elocução); Inteligência Artificial na criação de rubricas, instruções, avaliação do desempenho dos alunos. Escola Virtual - Exploração global. - Criação de turmas e integração de alunos; - Exploração, organização e partilha de recursos na Escola Virtual e no Teams; - Criação de tarefas e análise de resultados - Laboratórios virtuais; - Utilização de vídeos.

Metodologias

- Workshop com demonstração das funcionalidades das aplicações

Modelo

A formação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line

Formador

Luísa Maria Afonso Fernandes Diz Lopes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 16-10-2024
Fim: 16-10-2024
Acreditação: CDCP10-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: em regime on-line