O papel da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva na construção de uma escola inclusiva turma PAE44T01
Apresentação
No âmbito da educação, o contexto atual da ação política e organizacional coloca desafios importantes às Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) que justificam o reforço da aproximação/articulação entre prática e a formação. Esta proposta visa responder à necessidade de capacitação dos profissionais das EMAEI, no âmbito das competências definidas no n.º 8 do artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
a) Capacitar para a avaliação das aprendizagens b) Analisar/refletir sobre instrumentos e práticas de avaliação das aprendizagens c) Promover o desenvolvimento de conhecimento no domínio da avaliação das, e para as, aprendizagens d) Definir critérios explícitos que funcionem como referenciais para a tomada de decisão e) Contribuir para a adoção de práticas sistemáticas de avaliação enquanto recurso privilegiado para melhorar o ensino e a aprendizagem f) Conceber instrumentos de suporte à recolha de informação que permitam fundamentar a tomada de decisão g) Capacitar para a criação de mecanismos de autorregulação da aprendizagem h) Desenvolver competências de trabalho colaborativo e reflexivo entre profissionais e de resolução de problemas
Conteúdos
Módulos: 1- Lideranças inclusivas, equipas educativas e gestão de conflitos Princípios orientadores, conceitos e definições operacionais Articulação com outras medidas de política educativa Mobilização, organização e gestão dos recursos Direito à proteção de dados pessoais Estratégias de comunicação Desenvolvimento de competências profissionais e pessoais no âmbito da gestão construtiva de conflitos Competências de planeamento, organização e gestão de reuniões Competências Interpessoais e de Cooperação Competências de Resolução de Problemas 2- Avaliação das aprendizagens Avaliação sustentada na dimensão formativa Avaliação compreensiva do aluno Avaliação e quantificação da taxa de resposta à intervenção Avaliação enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem Avaliação educacional numa perspetiva integrada de ciclo de avaliação e de melhoria Recolha de evidências Análise dos dados Planeamento estratégico, organização e monitorização das práticas
Metodologias
Formação presencial conjunta num total de 25h, distribuídas por 5 sessões: Sessão 1 Lideranças inclusivas, equipas educativas e gestão de conflitos (5h) • Enquadramento teórico • Desenvolvimento de atividades práticas • Reflexão crítica Sessão 2 Lideranças inclusivas, equipas educativas e gestão de conflitos (cont.) (5h) • Enquadramento teórico • Desenvolvimento de atividades práticas • Reflexão crítica Sessão 3 Avaliação das aprendizagens (5h) • Enquadramento teórico • Desenvolvimento de atividades práticas • Reflexão crítica Sessão 4 Avaliação das aprendizagens (cont.) (5h) • Enquadramento teórico • Desenvolvimento de atividades práticas • Reflexão crítica Sessão 5 Apresentação de relatórios desenvolvidos e reflexão crítica (5h) Trabalho autónomo (25h) • Aplicação dos conhecimentos adquiridos em contexto escolar e • Registo dos resultados e reflexão sobre os mesmos • Elaboração de relatório • Preparação de apresentação de relatório
Avaliação
a) Participação nas sessões (dinâmica da participação e qualidade das intervenções) 40% b) Relatório do trabalho autónomo- 60% Serão utilizados os parâmetros de avaliação estabelecidos (tabela de 1 a 10 valores) e respeitados todos os dispositivos legais da avaliação contínua, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.
Bibliografia
Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial. (2011). Formação de Professores para a Inclusão na Europa Desafios e Oportunidades. Odense, Denmark: Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial.Cosme, Ariana (2017). Escolas e Professores no Séc. XXI: Exigências, desafios, compromissos e respostas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, 2017Cosme, Ariana, & Trindade, Rui (2013). Organização e gestão do trabalho pedagógico: Perspectivas, questões, desafios e respostas. Porto: Livpsic.Fernandes, D. (2013). Avaliação em educação: uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 21(78), 11-34. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362013000100002Pereira, F. (Coord.). (2018). Para uma Educação Inclusiva. Manual de Apoio à Prática. Lisboa. Ministério da Educação. Direção-Geral da Educação.
Formador
Maria Rosalina Afonso Rodas Veiga
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 31-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 26-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 03-12-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 10-12-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 12-12-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 22:30 | 4:00 | Presencial |