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Laboratórios Educativos Digitais, o aluno como produtor de conteúdos digitais multimédia turma C14T01

Apresentação

No contexto da transição digital e modernização administrativa, surgem os Laboratórios de Educação Digital (LED). Estes, conforme pode ler-se na página da Direção Geral de Educação, estão “enquadrados na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visam a inovação educativa e pedagógica, o desenvolvimento de competências digitais, bem como a promoção da recuperação das aprendizagens, no âmbito do definido no Plano 21|23 Escola+, Eixo "Ensinar e Aprender", domínio +Recursos Educativos, sobre a ação específica "Recuperar com o Digital". Neste sentido, estes espaços inovadores têm vindo a ser implementados nos Agrupamentos com o propósito de apoiar o processo de ensino e de aprendizagem, através de ações que colocam os alunos no centro do processo como produtores de conteúdos, o que se enquadra no perfil de aluno desenhado no PASEO, articulando estas experiências com as atividades e saberes das diferentes disciplinas do currículo. O Agrupamento Abade de Baçal tem disponível o LED 2, composto pelo equipamento comum, pelo equipamento correspondente às áreas da Programação e Robótica e Artes e Multimédia. Apesar do material de auxílio disponível, como os cenários de aprendizagem que facilitam a utilização deste espaço, constata-se ainda a existência de alguma resistência, resultante em parte da dificuldade de utilização dos recursos que o constituem. Neste sentido, considera-se que é necessário proporcionar aos docentes uma sessão prática exploratória, que permita motivar e capacitar um grupo de docentes que possam depois incentivar os restantes colegas e tornar, assim, significativa a utilização deste laboratório. Nesta sessão, explorar-se-á apenas a componente Multimédia. O laboratório Educativo Digital está instalado na escola há quase um ano. Existem diversas atividades curriculares e extracurriculares e conteúdos que podem ser abordados a partir de diferentes perspetivas, sendo o recurso a objetos multimédia uma delas. Além disso, a vertente da comunicação inerente ao espaço multimédia é um vetor comum às variadas disciplinas, que visam a progressiva melhoria da expressão oral e escrita dos alunos, competências que estão subjacentes às atividades previstas neste workshop.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- reconhecer as potencialidades dos Laboratórios Educativos Digitais no suporte à aprendizagem - incrementar o espírito de partilha entre pares - motivar os docentes para a diversificação de metodologias de aprendizagem - incentivar a utilização do LED

Conteúdos

- Exploração dos componentes da área de Multimédia do LED; - Montagem dos equipamentos - Simulação de um noticiário televisivo

Metodologias

- Workshop com demonstração e exploração dos componentes da área de Multimédia do LED

Modelo

A formação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line

Formador

Luísa Maria Afonso Fernandes Diz Lopes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 30-10-2024
Fim: 30-10-2024
Acreditação: CDCP11-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: no Agrupamento de Escolas Abade de Baçal