269

A expressão dramática como ferramenta para a docência turma C15T01

Apresentação

Dizia Aristófanes que educar não é encher um copo, é acender uma chama. O professor é um comunicador. Numa sociedade cada vez mais digital, em que a atenção dos alunos é disputada pela tecnologia, esta formação propõe-se desenvolver e potenciar as capacidades comunicativas do professor, para que a sua mensagem não só seja recebida pelos alunos, como também opere neles a transformação pretendida: que se acenda a chama! A partir de exercícios e técnicas da Expressão Dramática, esta formação pretende desenvolver competências de comunicação, essenciais para os docentes.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Dotar os docentes de todos os grupos de recrutamento de ferramentas para melhorar a eficácia da sua forma de comunicar, para melhor chegar aos alunos.

Conteúdos

Contextualização teórica: voz é corpo. Práticas de RESPIRAÇÃO, CONTROLO CORPORAL, POSTURA. Práticas de COLOCAÇÃO DE VOZ, DICÇÃO, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. Reflexão final.

Metodologias

Formação prática que desenvolve ferramentas concretas e de aplicação acessível para os docentes implementarem nas suas aulas.

Modelo

A avaliação será avaliada pelos formandos través do preenchimento de um questionário.

Observações

A turma será constituída por 30 formandos, com prioridade na seleção para os docentes do Agrupamento de Escolas Miguel Torga.

Formador

Maria Joana de Melo Ferreira Félix

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-03-2025 (Sexta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
2 15-03-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 14-03-2025
Fim: 15-03-2025
Acreditação: CDCP12-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: no Agrupamento de Escolas Miguel Torga