A expressão dramática como ferramenta para a docência turma C15T01
Apresentação
Dizia Aristófanes que educar não é encher um copo, é acender uma chama. O professor é um comunicador. Numa sociedade cada vez mais digital, em que a atenção dos alunos é disputada pela tecnologia, esta formação propõe-se desenvolver e potenciar as capacidades comunicativas do professor, para que a sua mensagem não só seja recebida pelos alunos, como também opere neles a transformação pretendida: que se acenda a chama! A partir de exercícios e técnicas da Expressão Dramática, esta formação pretende desenvolver competências de comunicação, essenciais para os docentes.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Dotar os docentes de todos os grupos de recrutamento de ferramentas para melhorar a eficácia da sua forma de comunicar, para melhor chegar aos alunos.
Conteúdos
Contextualização teórica: voz é corpo. Práticas de RESPIRAÇÃO, CONTROLO CORPORAL, POSTURA. Práticas de COLOCAÇÃO DE VOZ, DICÇÃO, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. Reflexão final.
Metodologias
Formação prática que desenvolve ferramentas concretas e de aplicação acessível para os docentes implementarem nas suas aulas.
Modelo
A avaliação será avaliada pelos formandos través do preenchimento de um questionário.
Observações
A turma será constituída por 30 formandos, com prioridade na seleção para os docentes do Agrupamento de Escolas Miguel Torga.
Formador
Maria Joana de Melo Ferreira Félix
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-03-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 15-03-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |