O papel do Processamento Fonológico na Alfabetização: Práticas de Ensino Baseadas em Evidências turma C16T01
Apresentação
Esta ação de curta duração visa capacitar os docentes do 1.º ciclo com conhecimentos sobre o processamento fonológico e a sua relação com a aprendizagem das competências iniciais de leitura e de escrita. Serão exploradas as evidências científicas que sustentam a importância do processamento fonológico para a alfabetização e apresentadas estratégias pedagógicas baseadas em evidências para detetar e intervir em dificuldades na aprendizagem da leitura. A formação é fundamentada em princípios científicos sólidos que estabelecem uma correlação inequívoca entre o processamento fonológico e o sucesso na alfabetização, uma área crucial para os docentes do 1.º ciclo do ensino básico. Assim, esta ação visa capacitar os docentes do 1.º ciclo na compreensão da relação entre o processamento fonológico e a aprendizagem da leitura e da escrita, dotando-os com estratégias práticas baseadas em evidências, aplicáveis na sala de aula. A natureza prática da ação garante um enriquecimento profissional com um previsível impacto direto no desempenho dos alunos, promovendo a melhoria das práticas pedagógicas e da qualidade do ensino. O processamento fonológico é uma das mais importantes competências para a aquisição inicial da leitura e da escrita, sendo amplamente reconhecido pela investigação científica como um dos principais preditores das habilidades de leitura. Os docentes do 1.º ciclo têm um papel central no processo de alfabetização dos alunos, e esta formação fornece ferramentas/estratégias, baseadas em investigação científica, que permitem contribuir para a melhoria desse processo. Ao estimular as competências de processamento fonológico dos alunos, os docentes podem facilitar o percurso da aprendizagem da leitura e da escrita, contribuindo para um percurso escolar com maior probabilidade de sucesso.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Compreender o papel crucial do processamento fonológico para a aprendizagem inicial da leitura e da escrita. - Analisar a correlação entre as dificuldades de processamento fonológico e os desafios na alfabetização. - Aplicar estratégias, baseadas em evidências, para promover a estimulação das competências de processamento fonológico na sala de aula, numa estreita relação com o processo de alfabetização. - Promover práticas de ensino baseadas em evidências científicas que favoreçam o desenvolvimento da leitura e da escrita no 1.º Ciclo. - Desenvolver competências para detetar precocemente sinais de alerta de dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita associadas a défices fonológicos.
Conteúdos
- Conceitos fundamentais do processamento fonológico: . Definição e principais componentes (consciência fonológica, memória fonológica, nomeação rápida). - Processamento fonológico e alfabetização: que relação? . Relação entre processamento fonológico e o desenvolvimento das competências iniciais de leitura e de escrita; . Como as dificuldades no processamento fonológico afetam a aprendizagem da leitura e da escrita; . Identificação de dificuldades/necessidades na sala de aula - Práticas de ensino baseadas em evidências . Estratégias eficazes para promover as competências de processamento fonológico na sala de aula; . Métodos fónicos de ensino da leitura; . Exploração de atividades práticas/aplicação de estratégias.
Metodologias
Workshop com a realização de atividades práticas
Modelo
Preenchimento de um questionário de satisfação e reflexão sobre a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos.
Observações
_Al Otaiba, S., McMaster, K., Wanzek, J., & Zaru, M. W. (2023). What We Know and Need to Know about Literacy Interventions for Elementary Students with Reading Difficulties and Disabilities, including Dyslexia. Reading Research Quarterly, 58(2), 313–332. https://doi.org/10.1002/RRQ.458 _Rehfeld, D. M., Kirkpatrick, M., O’Guinn, N., & Renbarger, R. (2022). A Meta-Analysis of Phonemic Awareness Instruction Provided to Children Suspected of Having a Reading Disability. Language, Speech, and Hearing Services in Schools, 53(4), 1177–1201. https://doi.org/10.1044/2022_LSHSS-21-00160 _Sucena, A., Garrido, C., Marques, C., & Lousada, M. (2023). Early predictors of reading success in first grade. Frontiers in Psychology, 14. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1140823 _ Vale, A. P. (2021). Métodos Fónicos Sistemáticos no Ensino da Leitura. In R. A. Alves & I. Leite (Eds.), Manual do curso abc (pp. 288–316).
Formador
Nádia Cristiana Pires Afonso
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Presencial |
2 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Presencial |