Pontes Culturais: Avaliação da Competência Intercultural no Ensino de Línguas Estrangeiras turma C17T01
Apresentação
Esta ação de formação explora a importância da competência intercultural no ensino de línguas estrangeiras, capacitando os/as docentes para avaliar de forma eficaz as competências culturais dos alunos. Durante a formação, os/as participantes serão apresentados/as aos conceitos e teorias que sustentam a competência intercultural e aprenderão a aplicar ferramentas e rubricas de avaliação que favorecem o desenvolvimento de empatia, abertura e consciência cultural. Por meio de atividades práticas e colaborativas, os/as professores/as vão desenvolver rubricas personalizadas e trabalhar em cenários reais por forma a melhorar as suas práticas de avaliação (formativa e sumativa), promovendo uma sala de aula inclusiva e culturalmente capacitada.
Destinatários
Docentes dos Grupos 120, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Compreender o Conceito de Competência Intercultural: Identificar e discutir os principais elementos que compõem a competência intercultural, segundo modelos de referência, e a sua importância no ensino de línguas. - Desenvolver Ferramentas de Avaliação para a Competência Intercultural: Criar e adaptar rubricas e outros instrumentos de avaliação que permitam medir a empatia cultural, a compreensão de perspetivas diversas e a abertura dos/as alunos/as em contextos interculturais. - Analisar e Aplicar Práticas de Avaliação em Contextos Reais: Trabalhar com cenários práticos de sala de aula para aplicar critérios e práticas de avaliação intercultural, desenvolvendo a capacidade de fornecer feedback construtivo que promova a autorreflexão e o crescimento intercultural dos/as alunos/as. - Promover a Consciência e Reflexão Cultural no Ensino: Incentivar os/as professores/as a refletirem sobre o seu próprio papel e responsabilidade no desenvolvimento da competência intercultural dos/as alunos/as, através de práticas pedagógicas que valorizem a diversidade e a inclusão.
Conteúdos
Sessão 1 - Introdução à Competência Intercultural: Definições e quadros teóricos que enquadram a competência intercultural no contexto de ensino de línguas (ex.: Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, modelo de Byram). - Exploração de Ferramentas de Avaliação: Apresentação de ferramentas e rubricas para avaliar a competência intercultural em aulas de língua estrangeira. - Estudo de Casos e Reflexão: Análise de situações práticas e exemplos de atividades de interação intercultural, focando na avaliação e auto-reflexão cultural do/a professor/as e dos/as alunos/as. Sessão 2 - Desenvolvimento de Rubricas Interculturais: Atividade colaborativa para criação de rubricas e critérios de avaliação para medir competências como empatia cultural, abertura e adaptação. - Simulações e Feedback: Prática com cenários hipotéticos de sala de aula, onde os/as participantes avaliam interações e recebem feedback. - Planeamento de Tarefas de Avaliação: Orientação para planear uma tarefa de avaliação que os/as professores/as possam implementar e discutir em próximos encontros formativos, incentivando a continuidade e troca de práticas.
Metodologias
Abordagem Prática e Focada no Desenvolvimento Profissional com promoção de estratégias de avaliação aplicáveis na prática docente, com foco na criação de ferramentas e rubricas específicas para a avaliação da competência intercultural
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário online.
Observações
Documentos de referência: Aprendizagens Essenciais QECRL
Formador
Elsa Carina da Silva Escobar
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-12-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 07-12-2024 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Online síncrona |