Estratégias que Contam: Avaliação da Competência Estratégica na Aprendizagem de Línguas Estrangeiras turma C18T01

Apresentação

Focada na competência estratégica, esta ação de formação oferece aos/às professores/as uma visão aprofundada sobre como avaliar as competências de comunicação e resolução de problemas dos/as alunos/as em contextos de língua estrangeira. Os/As participantes terão a oportunidade de compreender a importância das estratégias de aprendizagem para a autonomia do/a aluno/a e de explorar métodos de avaliação que incentivem o uso de estratégias comunicativas e de reparação. Com atividades de role-play e a criação de rubricas de avaliação específicas, esta formação proporciona ferramentas práticas para que os/as professores/as promovam e acompanhem o desenvolvimento estratégico dos/as alunos/as, preparando-os/as para interações autênticas e eficazes em línguas estrangeiras.

Destinatários

Docentes dos Grupos 120, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Identificar e Compreender a Competência Estratégica: Reconhecer a importância da competência estratégica no contexto de ensino de línguas e explorar as componentes chave desta competência, como a adaptação de estratégias comunicativas e a capacidade de superação de falhas de comunicação. - Desenvolver Instrumentos para Avaliar o Uso de Estratégias de Aprendizagem e Comunicação: Criar ferramentas de avaliação, como checklists e rubricas, que ajudem a monitorizar o uso de estratégias pelos/as alunos/as, promovendo a autonomia e a capacidade de resolução de problemas em contextos linguísticos. - Praticar e Refinar Métodos de Avaliação Estratégica: Trabalhar com exercícios práticos, como role-play e simulações, para aplicar métodos de avaliação em cenários específicos, melhorando a capacidade de observar e apoiar o uso eficaz de estratégias de comunicação pelos/as alunos/as. - Fortalecer a Autonomia dos/as Alunos/as através da Avaliação Estratégica: Preparar os/as professores/as para implementar práticas de avaliação que encorajem os/as alunos/as a serem mais conscientes e ativos na sua aprendizagem, desenvolvendo a competência de aprender a aprender, essencial para a proficiência e a fluência.

Conteúdos

Sessão 1 - Competência Estratégica e Autonomia: Apresentação de conceitos-chave como estratégias de comunicação, reparação de falhas e autonomia do aluno. - Ferramentas de Avaliação para a Competência Estratégica: Exposição de modelos de avaliação como listas de verificação e questionários que ajudam a monitorizar o uso de estratégias. - Exercícios de Role-Play e Feedback: Simulações onde os/as participantes testam e discutem estratégias em cenários de comunicação, promovendo a prática e o auto-conhecimento estratégico. Sessão 2 - Criação de Instrumentos de Avaliação de Estratégias: Orientação para os/as professores/as desenvolverem, em conjunto, rubricas ou escalas de avaliação específicas para estratégias de comunicação e resolução de problemas. - Análise de Desempenho e Feedback: Prática em pequenos grupos para análise de desempenho estratégico com base em atividades anteriores, com troca de feedback. - Planificação de Tarefas Estratégicas: Finalização com a criação de uma tarefa de avaliação que promova o uso de estratégias comunicativas entre os/as alunos/as, preparando os/as professores/as para implementar a avaliação de competências estratégicas no dia a dia.

Metodologias

Esta formação incentiva a auto-reflexão e a autonomia profissional, capacitando os/as professores/as para desenvolverem e adaptarem métodos de avaliação que respondam às necessidades específicas das suas turmas. Ao criar instrumentos de avaliação próprios, os/as professores/as não apenas aplicam, mas também consolidam práticas de avaliação contínua e integrada que podem ser ajustadas e expandidas com base no contexto escolar.

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através da resposta a um questionário on-line.

Observações

Documentos de referência: Aprendizagens Essenciais QECRL

Formador

Elsa Carina da Silva Escobar

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-12-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 14-12-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Online síncrona
Início: 12-12-2024
Fim: 14-12-2024
Acreditação: CDCP15-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: em regime on-line