Inteligência Artificial Generativa – ferramentas, desafios, riscos e potencialidades turma C20T01
Apresentação
A evolução do digital conduziu à explosão das aplicações baseadas na Inteligência artificial, que é importante conhecer e explorar para analisar criticamente a sua utilização no processo de aprendizagem e na vida profissional dos docentes para agilizar e aperfeiçoar procedimentos e potenciar o desenvolvimento de competências. A IA generativa, que se refere a modelos de aprendizagem profunda que podem gerar texto, imagens, áudio, código e outros conteúdos com base nos dados nos quais foram treinados, teve um forte desenvolvimento nos últimos dois anos, com inúmeras aplicações disponíveis, algumas delas com gratuitas ou com algumas limitações, podendo ser utilizadas para diversos objetivos, que envolvem a criação de textos, imagens, músicas, vídeos ou sons. É uma realidade que que faz parte do quotidiano de todos os estudantes de uma forma direta ou indireta. Importa, portanto, refletir sobre o modo como é utilizada, rentabilizar os seus aspetos positivos e minimizar os negativos. O conhecimento das mesmas é ainda mais premente se considerarmos que a IA é uma realidade que que faz parte do quotidiano de todos os estudantes de uma forma direta ou indireta. sendo, portanto, fundamental refletir sobre o modo como é utilizada, rentabilizar os seus aspetos positivos e minimizar os negativos. Assim, nesta sessão formativa pretende-se promover a reflexão sobre a Inteligência artificial, nomeadamente, através de questões como: O que podemos fazer com as aplicações baseadas em IA? A IA conduz inevitavelmente à diminuição da criatividade? Devemos introduzir a IA na sala de aula? Como?. Além disso, serão exploradas algumas aplicações com orientações diversas que poderão agilizar o trabalho do docente e dos discentes, desde a planificação à execução e avaliação, entre as quais a plataforma Magic School, devido ao facto de esta congregar num único espaço múltiplas ferramentas ligadas ao processo de ensino e aprendizagem, promovendo metodologias diversificadas e mais ativas Sendo a Inteligência Artificial generativa uma realidade em crescimento acelerado e de alargado uso por parte dos alunos, é fundamental que os docentes conheçam o seu funcionamento, reflitam sobre a sua utilização, experimentem diversas ferramentas e avaliem a sua utilidade, potencialidade e integração para facilitar a sua vida profissional e as aprendizagens dos alunos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- reconhecer as potencialidades da Inteligência Artificial no suporte à aprendizagem; - incrementar o espírito de partilha entre pares; - motivar os docentes para a diversificação de metodologias de aprendizagem; - incentivar a reflexão sobre as potencialidades e ameaças da Inteligência Artificial; - familiarizar os docentes com diversas ferramentas suportadas por IA; - desenvolver competências digitais;
Conteúdos
- Inteligência Artificial: conceito; potencialidades e riscos – reflexão sobre a integração da IA no contexto educativo - Ferramentas de IA para a educação: texto, imagem, vídeo e áudio; - A utilização de ferramentas de IA no apoio à docência: da planificação à execução e avaliação; - A plataforma Magic School
Metodologias
Workshop com um momento teórico que permitirá que os docentes conheçam o funcionamento da IA e reflitam sobre a sua utilização, e um momento prático possibilitando que os docentes experimentem diversas ferramentas e avaliem a sua utilidade e potencialidades.
Modelo
A formação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line
Formador
Luísa Maria Afonso Fernandes Diz Lopes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |