Contributo da geodiversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para o ensino das Geociências: Geoparque Terras de Cavaleiros. turma PAE54T01

Apresentação

Esta Formação sugere uma viagem pela evolução geológica de Trás-os-Montes e Alto Douro, mais concretamente na região do Geoparque Terras de Cavaleiros, explicando a génese e ocorrência da geodiversidade litológica regional e a geomorfologia das paisagens geológicas autóctones, desde o Paleozoico até à atualidade. Este curso de formação pretende ir ao encontro das necessidades dos formandos em termos de atualização científica sobre a geologia e a geomorfologia regionais, contribuindo paralelamente para a sua atualização didática com a sugestão de estratégias de trabalho prático em geologia de campo nos locais selecionados para visitação, que podem ser replicadas em situações reais de aprendizagem (visitas de estudo) com discentes do ensino básico e secundário, tendo em consideração a aplicação das AE com exemplos concretos da geologia regional. As saídas de campo em Geologia constituem uma estratégia de aprendizagem que desperta o interesse dos alunos e leva à sua ativa participação, permitindo a observação em ambiente natural de materiais e/ou processos geológicos, contrariando assim a dimensão temporal da Geologia e a dificuldade de compreensão dos fenómenos complexos que ocorrem no interior do planeta, fora do alcance visual direto. Por este motivo, estas ações de formação de índole prática, consubstanciadas em observações no terreno, são insubstituíveis porque permitem observar e analisar fenómenos atuais, comparáveis com os registados no passado, e mais tarde replicar tais observações e interpretações junto do público estudantil. Pretende-se com esta ação dar resposta às necessidades e solicitações dos docentes do grupo disciplinar 520, ao Centro de Formação da Associação de Escolas de Bragança Norte (CFAEBN).

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 520

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 520.

Objetivos

- Promover a integração de conhecimentos na área das Geociências e propor novos instrumentos e métodos para o ensino que permitam diversificar ambientes de aprendizagem, dando ênfase à realização de atividades no campo; - Estabelecer a ligação entre os conteúdos abordados nos programas curriculares e a prática de saídas de campo que motivem e facilitem a compreensão daqueles conteúdos; - Promover a educação para o desenvolvimento sustentado por intermédio da conservação do património geológico, consubstanciada no conhecimento científico dos geossítios e dos geomonumentos do Geoparque Terras de Cavaleiros; - Compreender as relações entre as paisagens da região do Geoparque Terras de Cavaleiros e as unidades geológicas aflorantes; - Demonstrar a importância do património geológico do Geoparque Terras de Cavaleiros enquanto recurso educativo promotor de aprendizagens significativas para os alunos, reconhecendo as suas potencialidades como recurso para desenvolvimento sustentável; - Promover a partilha de experiências educativas que possibilitem a melhoria do processo ensino-aprendizagem na área das geociências.

Conteúdos

Enquadramento curricular das temáticas da Geodiversidade e Património Geológico como componentes do Património Natural, com contributos para a Geoconservação; Geodiversidade litológica e paisagística da região do Geoparque Terras de Cavaleiros; Geologia de ambientes magmáticos e metamórficos; Fatores de metamorfismo; Rochas metamórficas e processos físico-químicos que estão na origem do metamorfismo; posicionamento dos processos metamórficos no ciclo petrogenético; relação entre o metamorfismo e os processos tectónicos globais. Caracterização das rochas metamórficas utilizando metodologias e técnicas de campo; Fábrica, estrutura, textura e mineralogia das rochas metamórficas com os seus protólitos e processos petrogenéticos; Características físico-químicas das rochas ígneas; Rochas intrusivas e rochas extrusivas; Origem e diversidade das rochas ígneas. Rochas ultrabásicas e básicas; Caracterização e classificação das rochas ígneas com utilização de métodos e técnicas adequadas de campo; Fábrica, estrutura, textura e mineralogia das rochas magmáticas; Reconstrução e evolução paleoambiental; Geodinâmica externa e o ciclo das rochas; Evolução da geomorfologia da região do Planalto Mirandês; Características gerais da geologia e da tectónica do Geoparque Terras de Cavaleiros; O Trabalho de Campo e a Geologia de Portugal no ensino/aprendizagem da Geologia; Realização de saídas de campo na região do Geoparque Terras de Cavaleiros, com atividades exemplificativas de trabalho de campo em ambientes metamórficos e magmáticos: Enquadramento geográfico, geomorfológico e geológico das saídas de campo; Elementos gerais respeitantes aos afloramentos com descrição das características geológicas e estruturais.

Metodologias

Visita a diferentes afloramentos e paisagens geológicas na região do Geoparque Terras de Cavaleiros, fomentando o trabalho prático em Geociências, com base na: - Análise, ilustração em caderno de campo, e interpretação, de estruturas representativas de deformação dúctil e frágil; - Observação e interpretação, in situ, de aspetos relacionados com a evolução geodinâmica da região de Trás-os-Montes e Alto Douro registada nas rochas aflorantes e nas paisagens geológicas; - Observação e estudo dos afloramentos e paisagens geológicas regionais com objetivos didáticos, tendo em conta a sua integração num processo dinâmico de trabalho prático em geologia de campo; - Integração dos conteúdos ministrados e discutidos no campo com os conteúdos programáticos, particularmente das disciplinas de Ciências Naturais, do ensino básico, e de Biologia e Geologia e de Geologia, do ensino secundário; - Estratégias para a sensibilização dos alunos relativamente à necessidade de conhecer e preservar o Património Geológico e a Geodiversidade, promovendo a Geoconservação.

Avaliação

Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Avaliação individual dos formandos com base na sua participação e motivação nas sessões de trabalho prático – 40% e apresentação de um relatório individual com a descrição de uma das paragens realizadas no âmbito das várias saídas de campo, enfatizando a sua aplicabilidade didática numa situação de aprendizagem/visita de estudo – 60%

Modelo

A formação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.

Bibliografia

Pereira, D. I. (1997). Sedimentologia e Estratigrafia do Cenozoico de Trás-os-Montes Oriental (NE Portugal). Tese Doutoramento, Universidade do Minho, 341 p.Pereira, D.I., Pereira, P. e Ferreira, N. (2010). Património geológico e geoconservação em áreas protegidas de Portugal Continental. In J.C. Neiva, A. Ribeiro, L.M. Victor, F. Noronha & M. Ramalho (Eds) Ciências Geológicas: Ensino, Investigação e sua História, Volume 2 - Geologia Aplicada, Associação Portuguesa de Geólogos e Sociedade Geológica de Portugal, Lisboa, 451-464.Pereira, E., Ribeiro, A., Castro, P. & De Oliveira, D. (2004). Complexo Ofiolítico Varisco do Maciço de Morais (NE de Trás-os-Montes, Portugal). In Pereira, E., Castroviejo, R. & Ortiz, F. (Eds.), “Complejos Ofiolíticos en Iberoamérica – Guías de Exploración para Metales Preciosos”, pp. 265-284. Proyecto XIII.1 – CYTED, Madrid, España.Ribeiro, A. (1974). Contribution à l'étude tectonique de Trás-os-Montes Oriental. Serv. Geol. de Portugal, Mem. 24, 168 p.Ribeiro, M. L. (1986). Geologia e Petrologia da região a Sw de macedo de Cavaleiros (Trás-osMontes). Tese, Fac.Cienc. Univ. Lisboa, 202 p

Formador

Francisco José Ferreira Gomes Pinto de Sousa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-09-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 06-09-2025 (Sábado) 14:30 - 19:30 5:00 Presencial
3 07-09-2025 (Domingo) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 07-09-2025 (Domingo) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
Início: 06-09-2025
Fim: 07-09-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-125919/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 17 h
Local: no Geopark Terra de Cavaleiros