Capacitação para as Aprendizagens Essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário turma PAE40T01
Apresentação
No âmbito do projeto Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática, foram homologadas as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional) que entrarão em vigor a partir do ano letivo: a) 2024/2025, no que respeita ao 10.º ano de escolaridade; b) 2025/2026, no que respeita ao 11.º ano de escolaridade; c) 2026/2027, no que respeita ao 12.º ano de escolaridade. Tendo consciência da necessidade de formação dos professores do grupo 500, para a operacionalização destes novos documentos curriculares em Matemática do Ensino Secundário procurar-se-á desenvolver uma formação focada em aspetos específicos das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), destacando o que de mais significativo e novo existe nestes documentos curriculares.
Destinatários
Professores do grupo de recrutamento 500
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500.
Objetivos
No final da formação, os professores participantes devem: - Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática; - Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A); - Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A).
Conteúdos
- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE - Ideias inovadoras do Currículo: o Matemática para a Cidadania; o Pensamento Computacional; o Diversificação de temas no currículo; o Matemática para todos. ? Ideias-Chave das Aprendizagens Essenciais: o Resolução de problemas, modelação e conexões o Raciocínio dedutivo e lógica matemática o Recurso sistemático à tecnologia o Tarefas e recursos educativos o Práticas enriquecedoras e criatividade o Organização do trabalho dos alunos o Comunicação matemática o Avaliação para a aprendizagem - Operacionalização das Aprendizagens Essenciais. - Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas: o Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos; o Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico; o Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais; o Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas. - Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.
Metodologias
A primeira fase do curso de formação será centrada na análise e apropriação dos documentos curriculares, nomeadamente nas orientações curriculares, ideias inovadoras e ideias-chave (12,5h síncronas e 5h assíncronas) A segunda fase do curso terá como foco a operacionalização das aprendizagens essenciais e a exploração de ideias e conceitos, através da apresentação, discussão e elaboração de tarefas de aprendizagem, tendo em vista a aplicação em aula, identificando as potencialidades e eventuais limitações e constrangimentos (15h síncronas e 12,5h assíncronas) . A terceira fase consistirá na preparação, apresentação e discussão dos trabalhos realizados pelos formandos, enfatizando a reflexão sobre o seu papel na implementação do currículo. Também se realizará a avaliação do curso de formação (2,5h síncronas e 2,5h assíncronas). Durante todo o curso o trabalho deve contemplar a complementaridade entre momentos de trabalho em pequenos grupos e apresentações e discussões no grande grupo.
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões síncronas, a elaboração e reflexão sobre tarefas para os alunos, e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, e a sua participação na formação.
Modelo
A avaliação da ação será feita pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.
Bibliografia
Revista dedicada ao Pensamento Computacional: Educação e Matemática, 162Veloso, E. (1998). Geometria: Temas Actuais: materiais para professores. Lisboa: IIE.Graça Martins, M. E. & Cerveira, A. (1998). Introdução às Probabilidades e à Estatística. Universidade Aberta.Amado, N. & Carreira, S. (2019). Trabalho de Projeto. Obtido de: http://hdl.handle.net/10400.1/15482Teixeira, P., Precatado, A., Albuquerque, C., Antunes, C., & Nápoles, S. (1997). Funções - 10º ano. Lisboa: Ministério da Educação.
Observações
Máximo de formandos por turma - 15.
Formador
PAULO ALEXANDRE DOS SANTOS GONÇALVES
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-01-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 17-01-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 24-01-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online assíncrona |
4 | 31-01-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 07-02-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 21-02-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online assíncrona |
7 | 07-03-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 14-03-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
9 | 21-03-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online assíncrona |
10 | 28-03-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
11 | 04-04-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online assíncrona |
12 | 09-05-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
13 | 16-05-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
14 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online assíncrona |
15 | 23-05-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
16 | 28-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online assíncrona |
17 | 30-05-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
18 | 02-06-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online assíncrona |
19 | 06-06-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
20 | 07-06-2025 (Sábado) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online assíncrona |