Da Declaração de Salamanca, ao Decreto-Lei 54 de 2018 – 30 anos de práticas pedagógicas na Escola Inclusiva turma C21T01
Apresentação
A escola inclusiva tem sido apresentada, ao longo do tempo, como a escola de todos e para todos. Neste sentido impuseram-se mudanças estruturais importantes e pediu-se às escolas que se reinventassem e se abrissem à crescente diversidade dos alunos. Após trinta anos de luta por essa Escola Verdadeiramente Inclusiva, ainda nos questionamos sobre a realidade da sua implementação e enfatizamos a necessidade de haver maior coragem conjunta, para que se concretize a grande mudança; a mudança que não se impõe, mas que se conquista pelo esforço de todos e se faz acontecer com naturalidade. O conceito de escola inclusiva resulta da Declaração de Salamanca e defende que todos os alunos devem aprender juntos, independentemente das suas potencialidades ou limitações. Decorridos 30 anos, a Escola Inclusiva ganha mais sentido, se tivermos em conta que, a mesma, não é um ponto de chagada, mas um percurso continuo exigido por uma sociedade que evolui em permanência, fazendo com que as necessidades dos jovens se alterem ao ritmo das descobertas tecnológicas, as quais ganham terreno e se impõem no quotidiano de cada um deles. Por isso, é importante que os professores inventem a Escola da Modernidade, aquela que desperte o interesse de todos e responda a cada um, segundo as suas necessidades e potencialidades.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Adquirir maior conhecimento sobre o Escola Inclusiva; - Percecionar as grandes mudanças levadas a cabo ao longo destes 30 anos; - Compreender a importância da implementação de práticas inclusivas, na promoção do sucesso: - Reconhecer a importância de planificar tendo em conta a diversidade e as diferentes necessidades dos alunos - Entender que a escola Inclusiva tem de ser uma escola promotora de Sucesso e de Bem-estar para todos os alunos, independentemente das suas caraterísticas.
Conteúdos
- A Declaração de Salamanca - Conceito de Escola Inclusiva - Práticas inclusivas em sala de aula - Dificuldades de aprendizagem - Importância da identificação de barreiras e formas de as eliminar - Adaptação de testes e materiais - Desenho Universal para a Aprendizagem.
Metodologias
- Palestra
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um formulário on-line
Formador
Dulcineia Maria Pereira Pires
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-12-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |