Sala de aula centrada no Aluno: Professores como Promotores de Aprendizagem Ativa turma C22T01

Apresentação

A formação está relacionada com os métodos de aprendizagem ativa, focada na centralidade que o aluno deve ter no processo de ensino-aprendizagem e na diferenciação pedagógica. São explorados temas de acordo com os seguintes aspetos: -Ensino Diferenciado e Aprendizagem Eficaz -Competências do século XXI -Sala de Aula Invertida; PBL, CBL e TBL -Empatia e inteligência emocional na sala de aula O curso "Student-Centered Classroom: Teachers as Promoters of Active Learning" foi criado para professores que desejam aprender mais sobre como organizar uma sala de aula eficaz e atualizada que incentive a participação e a aprendizagem ativa, usando técnicas inovadoras. A utilização de atividades interativas promove ambientes de aprendizagem centrados no aluno, em oposição à abordagem tradicional centrada no professor. As metodologias centradas no aluno desenvolvem as competências relacionadas com a autonomia e a cooperação dos alunos, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a autoconfiança e a motivação. A aquisição de mais conhecimento e soluções práticas e inovadoras para aplicar na prática letiva constitui o objetivo principal do curso.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

O objetivo fundamental desta abordagem é criar tarefas desafiadoras que irão melhorar a aprendizagem dos alunos, aumentar o seu nível de conhecimento e desenvolver a sua autoconfiança. Objetivos específicos - Conhecer diferentes metodologias que possam contribuir para a implementação de estratégias múltiplas de aprendizagens ativas - Sensibilizar para o desenvolvimento de estratégias de promoção de ambientes de aprendizagem centradas nos alunos - Desenvolver atividades interativas que incentivem a autonomia e a cooperação - Promover o desenvolvimento de competências que implementem o pensamento crítico, a autoconfiança e a motivação - Selecionar estratégias de forma a incentivar os alunos a resolver problemas, formular questões complexas, debater, explicar e fazer brainstorming durante a aula - Conhecer e desenvolver competências, envolvendo os alunos em projetos cooperativos e de resolução de problemas, utilizando metodologias como: Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem por Descoberta.

Conteúdos

- Ensino Diferenciado e Aprendizagem Eficaz - Conflito, Bullying - Empatia: Exploração de situações reais - Inteligência Emocional - Trabalho em equipa - Sala de aula invertida - Ensino através de Projetos - IA na Escola – utilização de plataformas e de ferramentas - Motivação

Metodologias

- Os docentes são envolvidos ativamente na reflexão sobre os conteúdos apresentados, na proposta e discussão de estratégias/atividades.

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line

Anexo(s)

Cartaz

Observações

Referências: https://www.youtube.com/watch?v=22fJFQO4qk https://www.youtube.com/watch?v=uBk4Hq4IEx https://www.youtube.com/watch?v=G_p63W_2F https://www.youtube.com/watch?v=9aGuLuipTg https://www.youtube.com/watch?v=bwvXFlLQUhttps://www.edutopia.org/topic/flippelassroom http://www.flippedclassroomworkshop.com/bergmann-and-sams-school-offlipped teaching-learning/ https://www.washington.edu/teaching/teaching-resources/engaging-students-inlearning/flipping-the-classroom/ https://www.realinfluencers.es/en/2016/05/23/flipped-classroom-practicalexamples/ https://www.amazon.it/Flip-Your-Classroom-Reach-Student/dp/1564843157 https://poorvucenter.yale.edu/FlippedClassroom https://flippedlearning.org https://www.youtube.com/watch?v=PedJ8g6y2T4 https://www.structural-learning.com/post/a-teachers-guide-to-inquiry-based-learning https://teachwitheuropeana.eun.org/learning-scenarios/ https://www.europeana.eu/hr/themes/art http://os-bol-st.skole.hr/projekti https://www.pblworks.org/what-is-pbl https://www.youtube.com/watch?v=LMCZvGes8 https://www.youtube.com/watch?v=a487rcwqsLc https://www.youtube.com/watch?v=2HyFVEpZyEY https://www.splashlearn.com/ https://www.splashlearn.com/blog/what-is-inquiry-based-learning-a-complete-overview/#15-5-inquiry-based-learning-examples-

Formador

Ana Cristina Falcão Escorrega

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-12-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 04-12-2024
Fim: 04-12-2024
Acreditação: CDCP18-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: no Agrupamento de Escolas Miguel Torga