284

O Espectro do Autismo turma PAE85T01

Apresentação

O Espectro do Autismo, na qualidade de diagnóstico do neurodesenvolvimento, afeta cerca de 1 em cada 100 pessoas na Europa. Cada vez mais, é urgente a formação de toda a Comunidade às características do autismo e às boas práticas de intervenção, visando a promoção da Inclusão que constitui uma responsabilidade social. Em contexto escolar, o Pessoal Não Docente detém um papel fundamental na promoção da inclusão e do desenvolvimento global do aluno com autismo. Peça crucial de articulação na Comunidade Educativa, assumem funções transversais apoiando profissionais e famílias. Por esta razão, é indiscutível que o Pessoal Não-Docente seja formado ás boas práticas no Autismo visando uma crescente qualidade e eficácia das respostas escolares, base de uma boa transição para a vida adulta.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

- Conhecer as características do Espectro do Autismo - Conhecer as boas práticas de intervenção

Conteúdos

- Caracterização clínica - Modelos psicoeducativos e comportamentais - A comunicação - O domínio sensorial - Prevenção e gestão dos comportamentos desafiantes - A adolescência - A colaboração com as famílias

Metodologias

A metodologia utilizada será, primordialmente, expositiva.

Avaliação

- Assiduidade - 10% - Participação - 20% - Teste/trabalho realizado - 70%

Modelo

A avaliação da ação será realizada pelos formandos através do preenchimento de um questionário.

Bibliografia

American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Washington, DC: American Psychiatric Association.Gattegno, M.P. (2011) L'autisme de l'enfant: évaluation, intervention et suivi. Paris : Mardaga.Mineau, S. et al. (2013). L’enfant autiste – Stratégies d’intervention psychoéducatives. Montréal: Éditions du CHU Ste-Justine Nuno Lobo Antunes et al. (2018). Sentidos. Alfragide: Lua de Papel.

Formador

Charlotte Fabienne Veiga Coelho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-12-2024 (Quinta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
2 19-12-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
Início: 19-12-2024
Fim: 19-12-2024
Acreditação: DGAE/1377/2024
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 7 h
Local: no Agrupamento de Escolas Abade de Baçal