Curso Intensivo de língua inglesa - nível Iniciação (A1/A2) turma PAE46T01
Apresentação
Tendo por base o incremento do número de projetos internacionais na área de influência do CFAEBN nomeadamente projetos do programa Erasmus+ Ação Chave 1 e 2 e eTwinning, levando a uma crescente procura por parte dos docentes e dos agrupamentos de formação em língua inglesa, propõe-se esta formação que visa dotar os docentes de competências linguísticas que lhes permitam planificar, desenvolver e participar em projetos de índole internacional que contribuem para a consecução dos objetivos previstos nos Projetos Educativos dos Agrupamentos. As competências adquiridas nesta formação possibilitarão o desenvolvimento do trabalho colaborativo que favorecerá a implementação de estratégias de autonomia e flexibilização curricular nos agrupamentos, contribuindo desta forma para o sucesso educativo dos alunos e para uma formação mais integral.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Promover a participação dos docentes em projetos internacionais Otimizar a participação da comunidade educativa nas atividades desenvolvidas pela Escola / Agrupamento/CFAEBN Otimizar projetos inovadores que existem na área de influência do CFAEBN. Melhorar os canais de comunicação existentes. Participar em projetos conjuntos de agrupamento. Promover a utilização das tecnologias e trabalho colaborativo. Promover/otimizar a articulação vertical e horizontal entre os docentes dos agrupamentos. Promover a aprendizagem da língua inglesa; Dotar os participantes de competências linguísticas que lhes permitam comunicar eficazmente em inglês; Enriquecer processos de ensino e aprendizagem, através da diversificação de metodologias e ambientes de interação.
Conteúdos
Modulo 0 Apresentação do curso, dos objetivos e dos critérios de avaliação (1 hora) Módulo 1 Identificação Pessoal (4 horas) a. Área lexical: apresentações, cumprimentos, despedidas, nacionalidades, naturalidade, países, cidades, idade, descrição física e psicológica. b. Área gramatical: Presente Simples (to be, to have), pronomes pessoais, artigo indefinido, pronomes interrogativos, afirmativas, interrogativas, negativas. 2. Módulo 2 Família e trabalho (5 horas) a. Área lexical: membros da família/relações familiares, dados pessoais, cores, estações do ano, meses do ano, dias da semana, datas, profissões. b. Área gramatical: preposições de lugar, artigo definido, cardinais, ordinais, demonstrativos, preposições de tempo (in, on, at), determinantes possessivos, caso possessivo. 3. Módulo 3 Rotina diária (5 horas presenciais) a. Área lexical: refeições, atividades diárias, épocas festivas, horas, vestuário, cultura inglesa, cultura americana, atividades de tempos livres. b. Área gramatical: presente simples, advérbios de frequência, pronomes pessoais de complemento, pronomes pessoais reflexos. 4. Módulo 4 A casa e a escola (5 horas) a. Área lexical: casa, mobília; espaços na escola, disciplinas, objetos, regras, atividades extracurriculares. b. Área gramatical: passado simples, pronomes relativos, verbos auxiliares de modalidade, graus dos adjetivos. 5. Módulo 5 A cidade e o campo (5 horas) a. Área lexical: espaços na cidade e no campo, meios de transporte, lojas, desportos, serviços. b. Área gramatical: quantificadores, preposições de lugar e direção, question tags.
Metodologias
A formação segue uma metodologia comunicativa estrutural, em que o papel da formadora (transmissora de conhecimentos, monitora, guia e consultora) varia de acordo com o nível da lição. A língua é apresentada em contextos reais, refletindo situações do quotidiano nas quais o formando terá de usar o inglês. Deste modo, os formandos tornam-se sujeitos e parte integrante de todo o processo de aprendizagem, sendo solicitados a contribuir com as suas opiniões, experiências e sentimentos, encorajados a trabalhar em grupo e a assumir a responsabilidade pela sua aprendizagem. As sessões serão, pois, eminentemente, práticas.
Avaliação
Os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com os os normativos vigentes e em conformidade com os critérios definidos pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte e pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões 40% Realização de um teste no final de cada módulo 60%
Bibliografia
Thornbury, Scott. How to Teach Vocabulary. Ed. Jeremy Harmer. Harlow: Pearson Education Limited, 2002. Print.HowardWilliams, Deirdre, and Cynthia Herd. Word Games with English 1. Oxford: Heinemann, 1986. Print.Murphey, Tim. Resource Books for Teacers Music and Song. Ed. Alan Maley. First ed. Oxford: OUP, 1992. Print.Hadfield, Jill; Hadfield, Charles. Simple Writing Activities. Oxford: OUP, 2001. PrintGerngross, Günter, and Herbert Puchta. Creative Grammar Practice. Third ed. Harlow: Longman, 1994. Print.
Formador
Margarida Peixoto Marques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-01-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 18:30 | 1:00 | Presencial |
2 | 21-01-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
3 | 23-01-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
4 | 28-01-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
5 | 30-01-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
6 | 11-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
7 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
8 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
9 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
10 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
11 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
12 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
13 | 13-03-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |