286

Curso Intensivo de língua inglesa - nível Iniciação (A1/A2) turma PAE46T01

Apresentação

Tendo por base o incremento do número de projetos internacionais na área de influência do CFAEBN nomeadamente projetos do programa Erasmus+ Ação Chave 1 e 2 e eTwinning, levando a uma crescente procura por parte dos docentes e dos agrupamentos de formação em língua inglesa, propõe-se esta formação que visa dotar os docentes de competências linguísticas que lhes permitam planificar, desenvolver e participar em projetos de índole internacional que contribuem para a consecução dos objetivos previstos nos Projetos Educativos dos Agrupamentos. As competências adquiridas nesta formação possibilitarão o desenvolvimento do trabalho colaborativo que favorecerá a implementação de estratégias de autonomia e flexibilização curricular nos agrupamentos, contribuindo desta forma para o sucesso educativo dos alunos e para uma formação mais integral.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Promover a participação dos docentes em projetos internacionais • Otimizar a participação da comunidade educativa nas atividades desenvolvidas pela Escola / Agrupamento/CFAEBN • Otimizar projetos inovadores que existem na área de influência do CFAEBN. • Melhorar os canais de comunicação existentes. • Participar em projetos conjuntos de agrupamento. • Promover a utilização das tecnologias e trabalho colaborativo. • Promover/otimizar a articulação vertical e horizontal entre os docentes dos agrupamentos. • Promover a aprendizagem da língua inglesa; • Dotar os participantes de competências linguísticas que lhes permitam comunicar eficazmente em inglês; • Enriquecer processos de ensino e aprendizagem, através da diversificação de metodologias e ambientes de interação.

Conteúdos

Modulo 0 – Apresentação do curso, dos objetivos e dos critérios de avaliação (1 hora) Módulo 1 – Identificação Pessoal (4 horas) a. Área lexical: apresentações, cumprimentos, despedidas, nacionalidades, naturalidade, países, cidades, idade, descrição física e psicológica. b. Área gramatical: Presente Simples (to be, to have), pronomes pessoais, artigo indefinido, pronomes interrogativos, afirmativas, interrogativas, negativas. 2. Módulo 2 – Família e trabalho (5 horas) a. Área lexical: membros da família/relações familiares, dados pessoais, cores, estações do ano, meses do ano, dias da semana, datas, profissões. b. Área gramatical: preposições de lugar, artigo definido, cardinais, ordinais, demonstrativos, preposições de tempo (in, on, at), determinantes possessivos, caso possessivo. 3. Módulo 3 – Rotina diária (5 horas presenciais) a. Área lexical: refeições, atividades diárias, épocas festivas, horas, vestuário, cultura inglesa, cultura americana, atividades de tempos livres. b. Área gramatical: presente simples, advérbios de frequência, pronomes pessoais de complemento, pronomes pessoais reflexos. 4. Módulo 4 – A casa e a escola (5 horas) a. Área lexical: casa, mobília; espaços na escola, disciplinas, objetos, regras, atividades extracurriculares. b. Área gramatical: passado simples, pronomes relativos, verbos auxiliares de modalidade, graus dos adjetivos. 5. Módulo 5 – A cidade e o campo (5 horas) a. Área lexical: espaços na cidade e no campo, meios de transporte, lojas, desportos, serviços. b. Área gramatical: quantificadores, preposições de lugar e direção, question tags.

Metodologias

A formação segue uma metodologia comunicativa estrutural, em que o papel da formadora (transmissora de conhecimentos, monitora, guia e consultora) varia de acordo com o nível da lição. A língua é apresentada em contextos reais, refletindo situações do quotidiano nas quais o formando terá de usar o inglês. Deste modo, os formandos tornam-se sujeitos e parte integrante de todo o processo de aprendizagem, sendo solicitados a contribuir com as suas opiniões, experiências e sentimentos, encorajados a trabalhar em grupo e a assumir a responsabilidade pela sua aprendizagem. As sessões serão, pois, eminentemente, práticas.

Avaliação

Os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com os os normativos vigentes e em conformidade com os critérios definidos pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte e pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua de Professores. • Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões 40% • Realização de um teste no final de cada módulo 60%

Bibliografia

Thornbury, Scott. How to Teach Vocabulary. Ed. Jeremy Harmer. Harlow: Pearson Education Limited, 2002. Print.Howard­Williams, Deirdre, and Cynthia Herd. Word Games with English 1. Oxford: Heinemann, 1986. Print.Murphey, Tim. Resource Books for Teacers ­ Music and Song. Ed. Alan Maley. First ed. Oxford: OUP, 1992. Print.Hadfield, Jill; Hadfield, Charles. Simple Writing Activities. Oxford: OUP, 2001. PrintGerngross, Günter, and Herbert Puchta. Creative Grammar Practice. Third ed. Harlow: Longman, 1994. Print.

Formador

Margarida Peixoto Marques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-01-2025 (Terça-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Presencial
2 21-01-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
3 23-01-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
4 28-01-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
5 30-01-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
6 11-02-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
7 13-02-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
8 18-02-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
9 20-02-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
10 27-02-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
11 06-03-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
12 11-03-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
13 13-03-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
Início: 14-01-2025
Fim: 13-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-119267/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: no Agrupamento de Escolas Abade de Baçal

INSCREVER-ME