Práticas de (e)ConF.IRA (Consciência Fonológica – Instrumento de Rastreio e Avaliação turma C23T01

Apresentação

A consciência fonológica é uma competência recrutada na fase da aprendizagem da leitura e da escrita, pelo que o seu papel é crucial no contexto educacional. Tradicionalmente, a consciência fonológica é observada e estimulada por meio de tarefas cognitivas, que variam em complexidade, desde a segmentação até à manipulação de sons. A montante, estudos em Fonologia Aplicada (Fonologia Educacional e Fonologia Clínica) e Psicolinguística têm demonstrado o impacto das unidades prosódicas e segmentais, da relação entre essas unidades, bem como das propriedades fonológicas dos fonemas no desempenho de tarefas de consciência fonológica. Assim, qualquer abordagem a esta competência, seja em contexto de avaliação, seja de intervenção, deve atentar a natureza das tarefas solicitada, como o material fonológico contemplado. Justificação para ser reconhecida como acreditação de curta duração Este curso de curta duração oferece uma formação especializada e focada na observação de competências de consciência fonológica, uma competência fundamental na aprendizagem da leitura e da escrita. A aplicação dos conhecimentos adquiridos por meio da utilização da ferramenta ConF.IRA permite que os profissionais com atuação no contexto escolar adquiram conhecimentos atualizados na área da consciência fonológica e que os apliquem de forma eficaz e direta no seu contexto de trabalho, potenciando a transferência desses conhecimentos para a sua prática. Dada a curta duração do curso, a aplicação destes conhecimentos será realizada por meio de um quiz, com respostas de escolha múltipla face uma situação dada. A existência de uma relação direta, científica ou pedagógica, com o exercício profissional O ConF.IRA assenta em fundamentos científicos das áreas da Fonologia Aplicada (Fonologia Educacional e Fonologia Clínica) e Psicolinguística, e o seu construto está validado. Esta ferramenta de avaliação de competências de consciência fonológica permite aos profissionais com atuação no contexto escolar identificar o perfil linguístico das crianças que acompanham (em termos da emergência e desenvolvimento da sua consciência fonológica) e planear atividades promotoras de consciência fonológica, essenciais ao sucesso a aprendizagem da leitura e da escrita.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Compreender os pressupostos da avaliação da consciência fonológica - Compreender, aplicar e interpretar competências de consciência fonológica manifestadas a partir da aplicação do (e)CoNF.IRA - Transferir os resultados de uma avaliação e análise realizada através do (e)CoNF.IRA para um plano de intervenção em contexto escolar

Conteúdos

- Consciência fonológica – definição e caracterização - Avaliação da consciência fonológica – operações cognitivas e material linguístico - Apresentação do (e)CoNF.IRA - Aplicação do (e)CoNF.IRA em contexto educacional - Interpretação do (e)CoNF.IRA e implicações para a intervenção em contexto de sala de aula

Metodologias

A formação terá uma componente teórica focada na observação de competências de consciência fonológica, uma competência fundamental na aprendizagem da leitura e da escrita. A aplicação destes conhecimentos será realizada por meio de um quiz, com respostas de escolha múltipla face uma situação dada.

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através da resposta a um inquérito on-line.

Observações

Referência: - Alves, D. C. & Bedo, A. (2023). Logico Piccolo - Consciência Fonológica [set de 6 cadernos com 16 fichas cada]. Estúdio Didáctico. - Alves, D. C. (2022). Modelos teóricos aplicados à avaliação e intervenção em consciência fonológica. In M. J. Freitas, M. Lousada & D. C. Alves (Eds.), Linguística Clínica: modelos, avaliação e intervenção (pp. 359–380). Language Science Press. - DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7233231 - https://langsci-press.org/catalog/book/358 - Alves, D., Castro, A. & Correia, S. (2010). Consciência fonológica – dados sobre consciência fonémica, intrassilábica e silábica. Atas do XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (pp. 169-184). APL. - https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/13-Dina-Alves.pdf - Freitas, M. J., Alves, D. C., & Costa, T. (2007). PNEP - O conhecimento da Língua: Desenvolver a consciência fonológica. DGIDC/Ministério da Educação. - http://www.dge.mec.pt/materiais-didaticos-elaborados-no-ambito-do-pnep - http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/o_conhecimento_da_lingua_desenv_consciencia_fonologica.pdf Mais informações: Sobre o projeto: https://www.ess.ips.pt/conf-ira e sobre o instrumento, clicando no link “ConF.IRA: Consciência Fonológica - Instrumento de Rastreio e Avaliação ”. (https://sway.cloud.microsoft/s/6HOdEfS69XXEeNlx/embed)

Formador

Dina Paula Jorge Caetano Alves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-01-2025 (Quarta-feira) 17:15 - 20:15 3:00 Online síncrona
2 05-02-2025 (Quarta-feira) 17:15 - 20:15 3:00 Online síncrona
Início: 29-01-2025
Fim: 05-02-2025
Acreditação: CDCP19-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: em regime on-line