Metodologias Ativas e Inteligência Artificial na Promoção do Debate: Estratégias Inovadoras para a Sala de Aula do Século XXI turma C25T01
Apresentação
O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) enfatiza o desenvolvimento de inúmeras competências, como a do formarmos cidadão capazes de pensar, argumentar e participar ativamente no debate democrático. Destacando a importância do pensamento crítico, da argumentação fundamentada e da utilização adequada de diferentes linguagens e tecnologias. Neste contexto, a Inteligência Artificial (IA) surge como uma ferramenta transformadora no processo educativo. No entanto, observa-se uma lacuna na formação docente quanto à implementação eficaz de metodologias ativas de debate utilizando recursos de IA de forma pedagogicamente adequada.
Destinatários
Docentes do Grupo de Recrutamento 290 - EMRC
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Capacitar os docentes para a utilização pedagógica de ferramentas de IA na preparação e dinamização de debates. - Identificar ferramentas de Inteligência Artificial aplicáveis ao contexto educativo. - Promover a criação de ambientes de aprendizagem que estimulem o pensamento crítico, a argumentação fundamentada e a participação ativa dos alunos.
Conteúdos
- Identificação dos conceitos básicos da Inteligência Artificial e sua utilização na sala de aula. - Considerações éticas no uso da IA na educação e discussão sobre a garantia de privacidade e segurança dos dados. - Utilização de ferramentas de IA para a criação de contextos de discussão, com base em temas das disciplinas (ex.: geopolítica, questões éticas, economia sustentável).
Metodologias
A metodologia utilizada será, primordialmente, expositiva.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.
Observações
BIBLIOGRAFIA Fernandes, D. (2020). Avaliação pedagógica, currículo e pedagogia: Contributos para uma discussão necessária. Revista de Estudos Curriculares, 2(11), 72-84. Holstein, K.; Mclaren, B. M.; Aleven, V. (2019), Intelligent tutors as teachers' aides: exploring teacher needs for real timeanalytics in blended classrooms. Proceedings of the 2019 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, p. 1-14.
Formador
Sandra Isabel Paiva Melro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-02-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |