
Primeiros Socorros na Escola- É urgente saber atuar! turma PAE50T02
Apresentação
-Razões de cidadania: » Dar cumprimento ao ponto 1.2.3 do Programa Nacional de saúde Escolar aumentando os conhecimentos e as competências da comunidade escolar na área da análise e avaliação da criança e jovem vítima de acidente e prestação de primeiros socorros/ suporte Básico de Vida, de modo a poderem: - Identificar as emergências médicas mais frequentes; - Prestar os cuidados gerais a crianças e jovens vítimas de doença súbita e descrevê-los aos seus familiares, etc; O sentido de responsabilidade, no que concerne ao conhecimento desta temática, é cada vez mais evidente não só na comunidade escolar, como também na sociedade civil. Conhecer gestos simples e específicos que podem fazer a diferença, em caso de acidentes, como paragens cardiorrespiratórias, engasgamentos, enfarte agudo do miocárdio, AVC, hemorragias, anafilaxia, intoxicações, electrocussão, hipotermia, entre outras, será a cada dia um imperativo social. No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, do 9º ano de escolaridade; No âmbito das matérias nucleares dos Programas de Educação Física, dos vários cursos vocacionais, dos cursos profissionais de Gestão desportiva, de Metalomecância, de Mecatrónica, de Restauração, tecnológicos de desporto e dos restantes cursos profissionais das várias áreas de ensino, verifica-se um crescente aumento de docentes e técnicos que recorrem a empresas privadas para adquirirem formação em Primeiros Socorros. Razões didáticas e pedagógicas: Necessidade de atualização de conhecimentos técnico científicos na área da especialidade e/ou primeira abordagem para os docentes que não integraram os conteúdos do presente curso na sua formação inicial superior.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1- Fomentar em toda a comunidade escolar o sentimento da importância em adquirir formação em Primeiros Socorros; 2- Possibilitar a frequência de uma ação de formação, com conteúdos de extrema importância, no âmbito da formação contínua específica, como profissional responsável e tendo em conta o seu dever enquanto cidadão com estatuto e papel bem definidos socialmente; 3- Promover: A criação de um clube de primeiros socorros na escola; A preparação de um posto/gabinete de primeiros socorros na escola; A aquisição de um saco/ mochila de primeiros socorros; 4- Alargar o universo de socorristas com conhecimentos teóricos e práticos para uma boa assistência a uma vítima de paragem cardíaca ou de outro tipo de acidente - Suporte Básico e Vida; 5- Evitar, aquilo que por vezes se torna uma rotina para bombeiros, enfermeiros e médicos dos serviços hospitalares, que é o transporte de alunos à urgência do serviço hospitalar, sem que a ocorrência o justifique; 6- Possibilitar a interdisciplinaridade entre o clube de primeiros socorros escolar e as várias disciplinas de âmbito curricular; 7- Promover um maior envolvimento dos Encarregados de Educação na vida escolar;
Conteúdos
MÓDULO TEÓRICO 1 - Ser socorrista: » Constrangimentos » Legislação » Riscos 2 - SIEM - Sistema Integrado de Emergência Médica em Portugal 3 - Como efetuar o Alerta (pedido de socorro) - Ficha informativa a criar na instituição 4 - Manobra de Heimlich - engasgamento 5 - Suporte básico de vida : Cadeia de sobrevivência: - Adulto - Criança 6 - PLS - Posição Lateral de Segurança. 7- Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM); 8- Acidente vascular cerebral; 9- Hemorragias/Feridas (quedas em pisos abrasivos na escola, quedas contra vidros de portas ou janelas, queda das escadas, etc.); 10- Anafilaxia; 11- Intoxicações (alimentares, laboratórios de química, tentativas de suicídio, ingestão e álcool, etc.); 12- Eletrocussão; 13- Hipotermia; 14- Fraturas/ imobilizações- construção de talas (material rudimentar), colocação de colar cervical; 15- Gravidez; 16- Queimaduras; 17- Parâmetros vitais; 18- lesões desportivas- lesões típicas na escola; 19- O massagista do desporto escolar; 20- Clube de primeiros socorros na escola; - Criação do gabinete/ posto de 1ºs socorros; - Saco de primeiros socorros (conteúdo); - A mochila de primeiros socorros (conteúdo) - Armário de 1ºs socorros; - Tenda de primeiros socorros. 21 - Interdisciplinaridade: - Biologia/ Ciências da Natureza - noções básicas da constituição do corpo humano/ sistemas ósseo, muscular , circulatório e respiratório; - Informática - construção de manual digital de 1ºs socorros, cartazes, flyers, outro trabalho publicitário, Criação de um blog ou página com as atividades do clube; - Português - preparação/ correção de textos em flyers, panfletos, cartazes, etc; 22 - Preparação de uma visita de estudo/ de uma aula de campo/ de uma atividade de exploração da natureza/ de uma aula de campo/ prevenção e tratamentos de lesões; - Tenda de 1.ºs socorros, - mochila de 1.ºs socorros, -prevenção de acidentes ( calçado e roupa adequados, alimentação, hidratação - atividades após ingestão de álcool, - estado de conservação do material a utilizar, - uso de capacete, - atenção ao uso de headphones durante as atividades( não ouvem as informações e eventual transito, - reconhecimento antecipado do tipo de piso, vegetação, rochas, leito e correntes dos rios, - informação aos bombeiros locais do tipo e duração e roteiro da atividade MÓDULO PRÁTICO Oficinas/ prática: 1- Alerta (pedido de socorro)/ Preenchimento do boletim de ocorrência; 2- Posição Lateral de Segurança (PLS); 3- Manobra de Heimlich (engasgamento); 4- Fraturas / imobilizações (construção de talas com material rudimentar), colocação do colar cervical / Levantamento da vítima; 5- Suporte básico de vida, com um socorrista e com dois socorristas. 6- Simulação de acidente com várias vítimas.
Metodologias
Aulas teóricas: A apresentação da componente teórica dos diversos conteúdos é efetuada com recurso a meios audiovisuais, equpamento informático e outros documentos de apoio. Aulas Teórico/Práticas: A componente prática surge na sequência da transmissão teórica de conteúdos. Aulas Práticas: Simulação- Após a abordagem das várias matérias que compõem a ação de formação, expostas sequencialmente em vários stands, os formandos são submetidos a uma simulação de ocorrência em meio escolar .
Avaliação
A avaliação é efectuada pelo formador, através preenchimento de uma ficha nominativa de avaliação quantitativa (escala de um a dez) considerando os seguintes itens: ITEM UM - DOMÍNIO DOS CONTEÚDOS - (Classificação de 1 a 10) * Realização individual e presencial de uma prova escrita de conhecimentos ou elaboração, individual ou em grupo, de um trabalho escrito, proposto pelo formador, de integração dos conhecimentos abordados; ITEM DOIS - Simulação prática( classificação de 1 a 10); ITEM TRÊS - PARTICIPAÇÃO (Classificação de 1 a 10): * Interesse e participação; Pontualidade. Elaboração de um documento final de reflexão individual sobre a relevância da formação para a sua prática letiva.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um formulário on-line.
Bibliografia
Manuais de Socorrismo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM); Manuais de socorrismo da Escola Nacional de bombeiros (ENB);ENB (2011). Curso de tripulante de ambulancia- TAT. Sintra: ENB.Emerg (2012). Curso de Suporte Básico de Vida com DAE- Desfibrilhação automática externa. Lisboa: Editora.Reis, Isabel (2010) Primeiros socorros Situações de urgência nas escolas, jardins de infancia e campos de férias-Editorial do Ministério da Educação, 2010.NEM (2011). Manual de primeiros socorros do INEM.
Formador
Olívia da Conceição Costa Maria
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-01-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 18-01-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 25-01-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 25-01-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 01-02-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 01-02-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 08-02-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |