
La Nouvelle Orthographe - Modificações ortográficas do francês: Desafios e aplicações pedagógicas / Les rectifications orthographiques du français : Enjeux et applications didactiques turma C26T01
Apresentação
O objetivo desta ACD é atualizar as competências linguísticas e didáticas dos professores de Francês em resposta às mudanças na língua francesa. Como linguista e docente universitária, a minha experiência em linguística aplicada e didática das línguas permite-me oferecer um quadro científico rigoroso para analisar estas mudanças e o seu impacto nas normas escolares e sociais. Esta formação pode ser reconhecida como um crédito de formação contínua, uma vez que contribui para o desenvolvimento profissional dos professores, fornecendo-lhes ferramentas concretas para abordar a questão das variações ortográficas em sala de aula. Cette action de formation s'inscrit dans une perspective d'actualisation des compétences linguistiques et didactiques des enseignants de FLE, en réponse aux évolutions de la langue française. En tant que linguiste et enseignante universitaire, mon expertise en linguistique appliquée et en didactique des langues permet d'offrir un cadre scientifique rigoureux pour analyser ces changements et leur impact sur la norme scolaire et sociale. Cette formation peut être reconnue comme un crédit de formation continue, car il contribue au développement professionnel des enseignants en leur fournissant des outils concrets pour aborder la question des variations orthographiques en classe.
Destinatários
Docentes dos Grupos 200, 210, 300 e 320
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• Entender os princípios e as motivações subjacentes às várias modificações ortográficas • Refletir sobre as questões sociolinguísticas associadas à evolução da norma ortográfica • Analisar as alterações ortográficas e a sua receção na comunidade francófona • Explorar as consequências didáticas destas alterações para o ensino do francês como língua estrangeira • Identificar estratégias pedagógicas de forma a integrar essas alterações na prática letiva • Comprendre les principes et motivations des différentes rectifications orthographiques • Réfléchir aux enjeux sociolinguistiques liés à l'évolution de la norme orthographique • Analyser les rectifications orthographiques et leur réception dans la communauté francophone • Explorer les conséquences didactiques de ces changements dans l'enseignement du FLE • Identifier des stratégies pédagogiques pour intégrer ces modifications dans les pratiques d'enseignement
Conteúdos
• Introdução: O que é a norma ortográfica? • Histórico das modificações ortográficas em francês • A feminização das profissões e a escrita inclusiva: situação atual • Debate sobre a receção e aplicação das alterações • Análise das principais alterações • Impacto nos recursos didáticos e nos manuais escolares • Ateliê prático: conceção de atividades pedagógicas adequadas • Introduction : Qu'est-ce que la norme orthographique ? • Historique des rectifications orthographiques du français • La féminisation des métiers et écriture inclusive : états des lieux • Débat autour de la réception et de l'application des changements • Analyse des principales modifications • Impacts sur les ressources didactiques et les manuels scolaires • Atelier pratique : Conception d'activités pédagogiques adaptées
Metodologias
A ACD revestirá o formato de Webinar.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um formulário on-line.
Observações
Número de vagas - 95
Formador
Isabelle Duarte Simões Marques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |