
Avaliação Externa do Desempenho Docente: Dimensão Científica e Pedagógica turma C27T01
Apresentação
Apoio aos avaliadores externos para que, conhecendo e refletindo sobre o enquadramento pedagógico e legal, bem como os procedimentos inerentes à AEDD, cumpram as competências inerentes a este papel profissional. Tendo em conta o enquadramento legal aplicável, é importante promover o desenvolvimento de competências de avaliação externa, explicitando o processo de classificação neste âmbito, tendo em conta a articulação entre os instrumentos de registo da observação de aulas e os parâmetros nacionais da dimensão científica e pedagógica. Torna-se também fulcral harmonizar procedimentos que visem a simplificação e utilidade do processo no desenvolvimento profissional. No atual sistema de avaliação de professores, na dimensão científica e pedagógica, são envolvidos educadores/professores do mesmo grupo de recrutamento dos avaliados que levam a cabo o papel de avaliador externo. Tanto avaliadores como avaliados vivenciam a lógica do desenvolvimento pessoal e profissional que remete para a avaliação formativa. No entanto, na avaliação da dimensão científica e pedagógica, a avaliação tem uma natureza sumativa, através de resultados e de objetivos mensuráveis e quantificáveis que os avaliadores deverão aplicar corretamente.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Conhecer o enquadramento pedagógico e o enquadramento legal que suporta a Avaliação de Desempenho Docente. - Promover o desenvolvimento de competências de avaliação externa no âmbito do quadro nacional de referência. - Reconhecer o enquadramento legal da função de avaliador externo. - Conhecer os documentos em uso no CFAEBN a utilizar neste âmbito.
Conteúdos
- Quadro normativo da ADD: uma perspetiva global e integrada. - A componente externa da ADD: orientações e procedimentos: . Competências do avaliador externo, . Observação de aulas, . Instrumentos de apoio: guião de observação, parâmetros e níveis de desempenho, . Procedimentos: preparação, observação, autoavaliação e classificação.
Metodologias
Será adotada uma metodologia expositiva.
Modelo
A avaliação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.
Observações
Referências - Alarcão, I., Tavares, J. (2003). Supervisão da Prática Pedagógica –Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem. Coimbra: Livraria Almedina. - Decreto Regulamentar nº26/2012 de 21 fevereiro. - Despacho Normativo nº24/2012 de 26 outubro. - Despacho nº 13981/2012, de 26 outubro. - Salgueiro, A., et al. Avaliação de Desempenho Docente: compreender a complexidade, sustentar a decisão. Santo Tirso: DE FACTO EDITORES. - Vieira. F e Moreira, M.A. (2011), Supervisão e Avaliação do Desempenho Docente: para uma abordagem de orientação transformadora”, Cadernos do CCAP-1. Ministério de Educação.
Número de vagas - 95
Formador
Cesarina Assunção Pires Teixeira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |